Aquários Plantados

Nano Plantado de 40L de Fabian Kussakawa

Nano-Plantado de 40L de Fabian Kussakawa

Para estreiar essa seção, ou melhor, renová-la, visto que no passado o AqOL já possuiu uma seção de publicação mensal de aquários, escolhemos nada menos que o trabalho de um aquarista pertencente à nova geração de aqua-paisagistas brasileiros, uma geração renovada e que vem colocando o Brasil no topo do cenário mundial com os trabalhos que despontam no Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - CBAP e ganham destaque no mundo todo. Esse "pequeno grande aquário de 40 litros" foi projetado e executado por Fabian Pozzobon Kussakawa, mais conhecido como Fabian, que com ele conquistou o primeiro lugar na categoria Nano-Plantado do CBAP 2010.

 

 

Leia mais...

Aquário de Kinguios de 160L de Solange Nalenvajko

Aquário com Plantas e Kinguios de Solange NalenvajkoO aquarismo vai além das regras escritas em livros e sites, talvez tenha sido esse o pensamento de Solange Nalenvajko, a nossa querida Xica do Forum AqOL, ao montar um aquário com kinguios e plantas, deixando muito "figurão" do aquarismo sem saber o que dizer. Segundo Solange, tudo começou, ou melhor, re-começou, já que essa foi a sua terceira e definitiva entrada no aquarismo, com um Kinguio fêmea chamado Joca, que ela ganhou de uma amiga. Joca era inicialmente mantido em um aquário de dezesseis litros e foi assim durante onze meses até que a aquarista resolveu pesquisar e descobriu que estava cometendo vários erros.

Leia mais...

Aquário de Discos Selvagens de 432L de Marne Campos

Aquário de Discos Selvagens e Plantas de 432L de Marne CamposVencer desafios, talvez esse seja o principal motivo que move os homens. Basta ouvirmos que algo é impossível e já começamos a pensar nos motivos que geram essa impossibilidade, como contorná-los e como vencê-los. Assim nasceu esse aquário, 430 litros do desafio de se manter Discos Selvagens (Symphysodon aequifasciata) em um ambiente que fosse adequado tanto à eles, como às plantas naturais, não só de forma funcional, mas também harmoniosa. Já que comecei esse texto falando sobre desafios, é válido comentar que escrever sobre o aquário desse mês foi mais um deles, falar de um projeto de minha própria autoria foi bem difícil, descobri que é muito mais fácil falar de projetos de outros aquaristas.

Leia mais...

Nano-Plantado de 59L de Miron Araújo

Nano-Plantado de 59L de Miron AraújoNos últimos anos, o aquarismo brasileiro sofreu uma evolução notável, uma nova geração de aqua-paisagistas vêm surgindo e fazendo um trabalho de encher os olhos, colocando o Brasil entre as grandes potências do aqua-paisagismo mundial. Pertencente à essa nova geração, Miron Silva Araújo já garantiu posições de destaque, tanto em concursos internacionais como no Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo, onde em 2010 ficou entre o TOP 10 da categoria Nano Plantado, colocando seu Estado, Sergipe, em posição de destaque no cenário nacional. Esse belo trabalho foi o escolhido como Aquário do Mês de Maio/2011 no AqOL.

Leia mais...

Plantado de 182L de Gustavo Morais

Plantado de 182L de Gustavo Morais

O Aquário do Mês de Julho é uma grata surpresa para nós do AqOL, ele pertence ao aquarista Gustavo Henrique F. Morais, o gustavobio2010 do Forum AqOL, e a surpresa fica por conta desse ser seu primeiro aquário plantado! Você não acredita? Nem eu, nem ninguém do Forum, porém é o que Gustavo jura! A saúde das plantas e a disciplina em manter o aquário com uma população dentro dos limites do aquário mostram desde cedo uma responsabilidade do aquarista que se realmente teve esse aquário como seu primeiro trabalho, já alimenta a expectativa de ótimos aquários no futuro.

 

Leia mais...

Plantado de 202L de Luis Carlos Galarraga

Plantado de 202L de Luis Carlos Galarraga

Em Jullho de 2011 o Brasil teve uma grata suspresa ao ser revelado o ranking do IAPLC 2011, pela primeira vez um brasileiro ficou entre o seleto grupo dos 27 primeiros colocados no maior concurso de aqua-paisagismo do mundo, organizado pela Aquarium Design Amano, empresa de Takashi Amano. Em Setembro, após a festa de premiação realizada pela ADA no Japão, Luis Carlos Galarraga, ou Luca como é mais conhecido, finalmente revelou imagens do aquário que o levou à essa histórica conquista e nada mais apropriado que tal obra ser o Aquário do Mês de Setembro do AqOL.

 

 

Leia mais...

Nano-Plantado de 52L de Adriano Montoro Nicácio

Nano-Plantado de 52L de Adriano Montoro NicácioSe Novembro já ficou conhecido como o mês de revelação dos resultados do CBAP, bem como da cerimônia de premiação do concurso, o aquário do mês não tinha como ser outro. Esse mês falaremos do aquário campeão do CBAP 2011 na categoria Nano-Plantado, um maravilhoso trabalho do aquarista Adriano Montoro Nicácio e que colecionou posições de destaque durante o ano. Só para dar uma idéia, começou pelo 44o lugar no IAPLC (são mais de 1000 participantes de todo o mundo!), 1o lugar do CPA 2011 (Concurso Paranaense de Aqua-Paisagismo), menção honrosa no AGA Contest 2011 e fechou com chave de ouro levando o título mais desejado da categoria Nano-Plantado do CBAP 2011 (Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo).

Leia mais...

Plantado de Discos de 390L de Filipe Oliveira

Plantado de Discos de 390L de Filipe OliveiraEm Dezembro fechamos o primeiro ano desde o renascimento da seção Aquários, até esse momento foram onze aquários, com esse doze, cada um com uma marca registrada, seja do autor, seja do estilo escolhido por ele. Para diversificar mais uma vez, dessa vez o convite foi feito para meu amigo português Filipe Oliveira, para quem ainda não conhece o Filipe, ele é juíz do CBAP e o ocidental melhor colocado na história do IAPLC até hoje. Onde diversificamos dessa vez? O aquário de Filipe é o primeiro Aquário do Mês de um aquarista de fora do Brasil e de quebra combina um tipo de montagem bastante interessante, Discos e Plantados.

Leia mais...

Plantado de 326 litros de Claudio M. Oliveira

Plantado de 326 litros de Claudio M. OliveiraÉ sempre um prazer ainda maior quando o Aquário do Mês pertence a um "prata da casa" e no caso do aquário de Fevereiro de 2012, é esse o caso. Estamos falando do aquário plantado de 326 litros de Claudio Mendes Oliveira, o "claudiomendes" do Forum AqOL. Claudio retratou no forum (retrata até hoje) a evolução passo a passo da montagem, e chamou a atenção justamente pela sua dedicação e perseverança durante os problemas enfrentados no desenvolvimento do aquário em seus primeiros meses, uma verdadeira lição para muitos aquaristas que desistem às primeiras manifestações que o desagradam.

Leia mais...

Nano-Plantado de 49L de Leonardo Henrique Balbino

Nano-Plantado de 49L de Leonardo Henrique Balbino

O aquário desse mês pertence à Leonardo Henrique Balbino, o leobal2e do Forum AqOL, e como eu nunca canso de repetir, é sempre um prazer ainda maior escrever sobre uma Prata da Casa aqui na seção Aquário do Mês. Esse prazer se deve ao fato de saber que pudemos contribuir pelo menos um pouquinho com o surgimento de mais um aquarista que tem tudo para trilhar um caminho de destaque dentro do aqua-paisagismo e são sentimentos como esse que nos motivam a manter o site desde sua criação em 1999. Para quem olha o aquário, imagina que Leonardo já é um aquapaisagista experiente, mas na verdade esse é o seu primeiro aquário plantado. Dá para acreditar?

Leia mais...

Plantado de 243 litros de Luis Carlos Galarraga

Plantado de 243 litros de Luis Carlos Galarraga

Encerrado o calendário dos principais concursos de aquapaisagismo de 2012, aquários para serem retratados nessa seção não faltam, porém um em especial foi o escolhido, o aquário campeão do Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo e melhor brasileiro do IAPLC 2012 (18a posição). Sim, o aquário do mês de Novembro de 2012 do AqOL é o impressionante plantado de Luis Carlos Galarraga, talvez hoje o principal nome do aquapasiagismo brasileiro e um dos maiores do mundo! Após fazer bonito na cerimônia de premiação do maior concurso de aquapaisagismo do mundo, e empunhado a bandeira brasileira para a nata do aquapaisagismo mundial, o brasileiro mostrou que esse foi seu ano e levou também o primeiro lugar na categoria Plantados do CBAP 2012.

Leia mais...

Nano-Plantado de 47 litros de Alexandre Arenhardt Knob

Nano-Plantado de 47 litros de Alexandre Arenhardt Knob

O ano de 2012 foi marcante para o aquarismo brasileiro e um dos principais motivos foi o surgimento de mais dois concursos estaduais de aquapaisagismo, um no nordeste do país e outro no sul, tendo o segundo divulgado seu resultado este mês, inclusive. Levando isso em consideração, não poderíamos deixar de homenagear outro aquário, senão o vencedor do 1o Concurso do Rio Grande do Sul de Aquapaisagismo (CRSAP), o nano-plantado de 47 litros de Alexandre Arenhardt Knob, uma montagem que segue o estilo holandês, estilo que já dominou o aquapaisagismo em nosso país e após quase desparecer, volta a dar belos sinais de vida!

Leia mais...

Nano-Plantado de 53 litros de Igor Maciel Braga Costa

Nano-Plantado de 53 litros de Igor Maciel Braga Costa

Entramos no terceiro ano da seção Aquários do Mês, uma seção que já foi destaque em nosso Portal porém ficou quase esquecida por muitos anos, retornou em 2011 com uma nova proposta e mostrou que voltou para ficar! O aquário escolhido desse mês representa uma potência do aquapaisagismo no Brasil, o Nordeste. A região que se destacou a anos atrás, mas que depois de algum tempo praticamente desaparecida, volta nos últimos três anos a dar seus primeiros sinais de volta. Na última edição do CBAP, pela terceira vez consecutiva, marcou presença entre os melhores do país, mostrando que voltou para confirmar sua força no cenário nacional! Estamos falando do nano-plantado de 53 litros de Igor Maciel Braga Costa, de Maceió-AL.

Leia mais...

Comunitário de 336 litros de Paola Lopes Soares

Comunitário de 336 litros de Paola Lopes Soares

Com tantas regras, normas, convenções, padrões e até modismos que se fortaleceram no aquarismo nos últimos anos, é cada vez mais raro ver um simples e belo aquário comunitário, porém cá entre nós, quem às vezes não sente saudades de curtir a liberdade que um comunitário oferece? A Paola Lopes Soares resolveu não ficar só na saudade e o resultado foi um belíssimo comunitário retratado no Aquário do Mês de Abril/2013 do AqOL. Um tanque que começou como um monogênero mas aos poucos foi se transformando nesse tanque com diversas e coloridas espécies, das mais diversas regiões do planeta, convivendo em um ambiente adequado à todos e em perfeita harmonia.

Leia mais...

Plantado de 73 litros de Marcelo Tonon Chiovatto

Plantado de 73 litros de Marcelo Tonon Chiovatto

Quando olhamos um belo aquário, desses que chamam a atenção nos mais disputados concursos, logo imaginamos que o aquarista responsável por aquela obra de arte é um iluminado, que tudo deu certo para ele, que o mundo beneficia alguns e esquece de outros etc. Porém, nem sempre essa é a realidade, na verdade, na maioria dos casos não é. Como diz um amigo "todos vêem as pingas que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que eu levo". Essa frase talvez seja muito adequada para essa obra de arte do aquarista Marcelo Tonon Chiovatto, que passou por diversos obstáculos até chegar no belo plantado que escolhemos para Aquário do Mês de Maio/2013 do AqOL.

Leia mais...

Plantado de Discos de 225 litros de Jefferson Ruffato Wonrath

Plantado de Discos de 225 litros de Jefferson Ruffato Wonrath

Só quem já experimentou essa complicada missão, sabe como é montar um leiaute para um aquário de Acarás Disco, talvez até mais difícil do que mantê-los saudáveis em ambientes com densa vegetação, o que aliás, é bem diferente do seu habitat natural. Talvez essa dificuldade se deva ao fato do Disco ser um peixe que por onde passa chama toda a atenção para si, não é à toa que é conhecido como o Rei do Aquário de Água Doce, talvez seja simplesmente pelo fato dele atingir grandes proporções e ficar desproporcional em relação à maioria das plantas hidrófilas utilizadas em aquários. Seja lá qual o motivo, o aquário de Jefferson Ruffato Wonrath supera todos esses obstáculos e por isso é o Aquário do Mês de Junho/2013 do AqOL.

Leia mais...

Nano-Plantado de 1,3 litro de Marcos Vinícios Conte

Nano-Plantado de 1,3 litro de Marcos Vinícios Conte

Um dos mais fascinantes elementos do aquarismo é a criatividade. A sensação de poder criar o que quiser e como quiser, é algo que aguça os nossos instintos de brincar de "dono" daquele mundo. O Aquário do Mês de Julho de 2013 é a prova que não há limites para praticar o aquarismo. Nele, Marcos Vinicios Conte, ou simplesmente Conte, como é conhecido no Fórum AqOL, utilizou a carcaça de uma lâmpada velha como limites de sua criação, deixando muita gente morrendo de vontade de dizer para a família que aquela lâmpada do jardim queimou e precisa ser trocada.

Leia mais...

Plantado de 425 litros de Rodrigo Arieira

Plantado de 425 litros de Rodrigo Arieira

Normalmente colocamos a distância dos grandes centros e consequentemente dos produtos de ponta como um grande obstáculo para a montagem de belos aquários. Se não temos fácil acesso à produtos sofisticados, temos que nos virar com o que encontramos nas poucas lojas da cidade, muitas vezes longe de serem especializadas em aquarismo, certo? Errado! O aquário do mês de Agosto/2013 prova que essas barreiras são criadas por nós mesmos e sempre é possível vencê-las, só dependendo da nossa vontade e disciplina em se atingir o objetivo pretendido. Com uma boa dose de paciência e muita pesquisa em sites, Rodrigo Arieira montou esse belíssimo aquário mesmo morando no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde infelizmente, não teve acesso direto à grandes lojas de aquarismo.

Leia mais...

Plantado de 116 litros de Marcelo Tonon Chiovatto

Plantado de 116 litros de Marcelo Tonon Chiovatto

Se esse foi um ano histórico para o aquarismo brasileiro, mais precisamente para o aquapaisagismo, um aquário em específico tem uma posição de destaque. Se você não souber do que estou falando, possivelmente nunca ouviu falar do IAPLC, o maior e mais cobiçado concurso de aquapaisagismo do mundo, com mais de dois mil aquários inscritos na edição deste ano! Nesse mesmo concurso, pela primeira vez um ocidental ficou entre os três trabalhos mais bem pontuados e de quebra ainda consolidou o Brasil como uma das maiores potências do assunto, como se não bastasse ainda levou o "Melhor do Concurso" no Concurso da AGA, um concurso estadunidense que está entre os mais tradicionais. Esse é o aquário do mês de Novembro de 2013 do AqOL! Não poderia haver aquário melhor para o mês de encerramento do calendário dos principais concursos do gênero.

Leia mais...

Nano-Plantado de 29 litros de Fábio Galvão de Freitas

Nano-Plantado de 29 litros de Fábio Galvão de FreitasEsse mês voltaremos a falar dos plantados, que sempre foram o carro-chefe do AqOL. Esse plantado, ou melhor, nano-plantado, afinal tem apenas 29 litros, tem um significado especial para nós e quem acompanha a seção Aquário do Mês já deve imaginar o motivo. Isso mesmo, ele é "de casa". Esse aquário pertence ao aquarista Fabio Galvão de Freitas, o FabioFreitas do Fórum AqOL e acompanhamos o projeto desde os primeiros dias, através de um tópico de quase 10 páginas criado pelo Fábio e com a partipação de vários membros aqui mesmo em nosso Fórum. Através desse tópico é possível conhecer desde imagens que apresentavam a idéia inicial na cabeça do aquarista até as várias mudanças de idéia ao longo do percurso.

Leia mais...

Plantado de 2400 litros de Rafael Ferreira Senfft

Plantado de 2400 litros de Rafael Ferreira SenfftQuem frequenta o Fórum AqOL, sempre que dá uma passada pela sala ExpoAqua, com certeza não resistie à dar uma passada pelo tópico desse aquário. Motivos não faltam, o número expressivo de visualizações poderia ser um deles, mas na verdade ele é só reflexo das características da montagem, entre elas, a mais atraente é seu "humilde" volume de 2400 litros! Quantos plantados com mais de mil litros você já viu? Marinhos, talvez você responda "alguns", mas aquários de água doce e ainda mais plantados, aposto que a resposta vai ser "nenhum" ou no máximo, mais um, em algum país do outro lado do mundo. Esse é o Aquário do Mês de Abril de 2014 do AqOL, o gigantesco plantado de Rafael Ferreira Senfft!

Leia mais...

Plantado de 432 litros de Marne Campos

Plantado de 432 litros de Marne CamposEsse mês eu vou fazer algo que não me agrada muito, talvez agradar não seja a palavra, talvez complicado seja mais adequado. Isso tudo porque vou descrever uma montagem minha, após mais de 3 anos, quando escrevi sobre meu Plantado de Discos em Março de 2011. Na época, usava o mesmo vidro e para não dizer que nada mais permaneceu, podemos incluir na lista dos "sobreviventes", o sistema de CO2 da Aquamazon, o móvel que sustenta o aquário e a luminária da Arcadia, o resto é tudo diferente daquela época e isso fica bem evidente se comparamos os textos dos dois aquários, do aquário retratado em 2011 e desse retratado hoje, o Aquários do Mês de Maio/2014, meu Plantando de 432 litros, não mais voltado quase que exclusivamente para os Discos, mas com a espécie fazendo parte da fauna. 

Leia mais...

Nano-Plantado de 59 litros de Thiago Daniel Eloi da Hora

Nano-Plantado de 59 litros de Thiago Daniel Eloi da HoraChegamos ao final de mais um ano no AqOL e, ao contrário dos anos anteriores, os Plantados (incluindo os nanos) não foram a maioria nessa seção em 2014. Tivemos uma enorme variedade de tipos de montagens na seção Aquário do Mês do AqOL durante o ano, entre eles Marinhos, Jumbos, Comunitários e até Ripários, o que é muito legal pois mostra a diversidade de aquaristas que temos em nossa Comunidade. Para fechar o ano, escolhi um Plantado, na verdade um nano, mas que de pequeno não tem nada, muito pelo contrário. Esse aquário foi um verdadeiro gigante pois garantiu um troféu do CBAP para o nordeste brasileiro, algo que não acontecia desde 2009! Estou falando do Nano-Plantado de 59 litros de Thiago Daniel Eloi da Hora, o Aquário do Mês de Dezembro de 2014 do AqOL!

Leia mais...