Nano-Plantado de 47 litros de Alexandre Arenhardt Knob

O ano de 2012 foi marcante para o aquarismo brasileiro e um dos principais motivos foi o surgimento de mais dois concursos estaduais de aquapaisagismo, um no nordeste do país e outro no sul, tendo o segundo divulgado seu resultado este mês, inclusive. Levando isso em consideração, não poderíamos deixar de homenagear outro aquário, senão o vencedor do 1o Concurso do Rio Grande do Sul de Aquapaisagismo (CRSAP), o nano-plantado de 47 litros de Alexandre Arenhardt Knob, uma montagem que segue o estilo holandês, estilo que já dominou o aquapaisagismo em nosso país e após quase desparecer, volta a dar belos sinais de vida!

A idéia inicial de Alexandre, segundo o próprio aquarista, foi montar um aquário para connhecer novas plantas, porém ao estudar um pouco mais sobre o estilo holandês, percebeu que poderia ter uma boa variedade delas em harmônia e transformar sua "coleção de plantas" em um belo aquário.

 

Nano-Plantado de 47 litros de Alexandre Arenhardt Knob

No início, as dificuldades foram as enfrentadas pela maioria dos aquaristas, descontrole na população de algas, porém no caso de Alexandre, o maior problema foi com as suspensas, ou a água verde, como é mais conhecida. Porém, bastou conhecer melhor as particularidades do aquário e realizar alguns ajustes na manutenção semanal, que o problema foi contornado.

Alexandre revela ainda que essa montagem foi muito gratificante, pois além de permitir que ele conhecesse uma grande variedade de espécies de plantas, se tornou a grande atração da casa, principalmente quando recebia visitas! Claro, sem falar no prêmio conquistado entre tantos outros aquaristas gaúchos, o que com certeza marcou essa montagem em sua vida, para sempre!

 

Dimensões: 45 x 30 x 35cm
Volume bruto: 47 litros
Tempo de funcionamento: 7 meses.
Filtragem: Atman HF-0300
Iluminação: 2 x fluorescente compacta.
Substrato: Mbreda Amazônia.
pH: ?
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 25oC
Alimentação: Tetra Color Bits.
Fertilização adicional: RCFlora Ferro.
Injeção de CO2: caseira.
Fauna: Paracheirodon axelrodi.
Flora: Alternanthera reineckii "Lilacina", Blyxa japonica, Heteranthera zosterifolia, Hemianthus callitrichoides "Cuba", Hemianthus micranthemoides, Ludwigia glandulosa, Ludwigia repens, Ludwigia inclinata, Rotala sp. "Nanjenshan", Rotala repens e Rotala rotundifolia.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!