Nano-Plantado de 40L de Fabian Kussakawa

Para estreiar essa seção, ou melhor, renová-la, visto que no passado o AqOL já possuiu uma seção de publicação mensal de aquários, escolhemos nada menos que o trabalho de um aquarista pertencente à nova geração de aqua-paisagistas brasileiros, uma geração renovada e que vem colocando o Brasil no topo do cenário mundial com os trabalhos que despontam no Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - CBAP e ganham destaque no mundo todo. Esse "pequeno grande aquário de 40 litros" foi projetado e executado por Fabian Pozzobon Kussakawa, mais conhecido como Fabian, que com ele conquistou o primeiro lugar na categoria Nano-Plantado do CBAP 2010.

 

 

Segundo o aqua-paisagista, o aquário foi justamente montado com o propósito de participar de concursos, entre eles o estadual CPA (Concurso Paranaense de Aqua-Paisagismo), já que Fabian reside no Estado do Paraná e posteriormente o nacional CBAP (Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo).

Aquaroom de FabianFabian revela que no início o aquário passou por uma série de transformações de dois a três leiautes até chegar no leiaute final e que, como todo aquário em fase inicial, sofreu com o surgimento de algas filamentosas, controladas com trocas parciais de água frequentes e inserção de Ampularias (Pomacea diffusa).
 
 
O aquarista ressalta que como se tratava de um aquário montado para competições onde o que mais conta são as plantas, não inseriu peixes até o ambiente se tornar estável, evitando assim colocar a vida dos animais em risco. A fauna foi inserida assim que os níveis de CO2 e frequência das trocas parcias de água ficaram mais estáveis. Para manter a beleza do aquário, a rotina de manutenção é sagrada, ocorre uma ou até duas vezes por semana e inclui trocas parciais de água, podas e limpeza do filtro e vidros, às vezes correções de parâmetros de nutrientes com fertilização líquida Fe (Seachem e Mbreda).
 
 
O ambiente onde o aquário fica é carinhosamente chamado pelo próprio Fabian de Aquaroom. A idéia surgiu quando sua esposa disse que nada adiantava ter aquários tão bonitos em ambientes que não combinavam com eles. O projeto levou dois anos para ser concretizado e é na Aquaroom que Fabian reúne todos os seus aquários através de sistema de CO2 centralizado da Aquamazon, temporizadores, além de instalações de entrada e saída de água para facilitar a manutenção.
 
Dimensões: 45 x 35 x 26cm
Volume bruto: 40 litros
Tempo de funcionamento: 10 meses
Filtragem: Hagen AquaClear 150
Iluminação: 2 pl 24W Boyu 10000k
Substrato: Mbreda Amazônia + Mbreda Areia
pH: 6.6
GH: branda
KH: ?
NH3/NH4: 0,1 p.p.m.
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 28C a 32C resfriada com cooler.
Alimentação: JBL micro
Fertilização adicional: Seachem Fe e Mbreda Fe, uma vez por semana quando há necessidade de correção.
Injeção de CO2: Kit Aquamazon com solenóide ligada ao timer digital com contador de bolhas para 2 bolhas/segundo.
Fauna: 15 Paracheirodon axelrodi.
Flora: Callitriche stagnalis, Taxiphyllum sp., Vesicularia montagnei, Mayaca fluviatilis, Rotala sp. "Ceylon", Rotala macrandra "Green", Ludwigia arcuata, Riccia fluitans e Limnophilla sessiflora.
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!