Aquários de Ciclídeos Africanos

Tanganyica de 73 litros de Alexandre Augusto

Tanganyica de 73 litros de Alexandre Vasconcelos O objetivo da seção Aquários do Mês do AqOL é mostrar as diversas faces do aquarismo, e elas são várias, desde os comunitários, até os plantados, nano-plantados, específicos, comunitários, jumbos, reefs, marinhos de peixes e nesse mês vamos abordar mais uma delas, através de um interessantíssimo aquário que busca reproduzir o lago Tanganyica, no continente africano. Esse belo trabalho pertence à Alexandre Augusto,  sócio/fundador da empresa Aqualinea, que atua no Distrito Federal. O aquarista revela que a idéia surgiu em 2009, quando resolveu fugir um pouco das montagens convencionais de plantados, com podas frequentes, iluminação intensa e fertilizações regulares.

Leia mais...

Tanganyica de 200 litros de André Luiz Café

Tanganyica de 200 litros de André Luiz CaféO aquário do mês de Outubro de 2011 pertence a um "Prata da Casa", um aquarista que chegou no Forum AqOL há poucos meses mostrando dois de seus aquários, e logo de início impressionou a quem visitasse seu tópico com as belas fotos tiradas. Mais que belas fotografias, as belas imagens postadas sempre foram o reflexo da dedicação e capricho desse aquarista e nesse mês vamos falar do seu aquário de ciclídeos oriundos de um famoso lago africano, o Tanganyica.

Leia mais...

Tanganyica de 288 litros de Marne Campos

Tanganyica de 288 litros de Marne CamposEm Abril/2012 voltamos a destacar um tipo de montagem que se popularizou bastante entre os aquaristas que apreciam aquários de ciclídeos africanos, estamos falando dos peixes oriundos do Lago Tanganyica, no leste do continente africano. De forma bem leiga, podemos dizer que os peixes desse lago se diferem de seus "primos" do Lago Malawi por uma maior diversidade de formas e exigência por parâmetros ainda mais peculiares, como um pH muitas vezes acima de 9,0. Não poderia deixar de salientar que o aquário desse mês pertence a mim, e como já aconteceu anteriormente, escrever sobre um aquário de minha própria autoria é sempre mais difícil, então já me desculpo antecipadamente no caso de alguma falha.

Leia mais...

Malawi de 759 litros de Junior Gorski

Malawi de 759 litros de Junior GorskiO aquário do mês de Maio de 2012 no AqOL é uma escolha bastante popular entre os amantes dos ciclídeos africanos, costuma até ser a porta de entrada da maioria nessa área do aquarismo, porém por uma obra do acaso nunca havia sido retratada aqui na seção Aquário do Mês. Estamos falando de um aquário de ciclídeos do lago Malawi, mas não um simples aquário, e sim um gigante de quase 760 litros do membro do Forum AqOL, Junior Gorski. Esse aquário chama atenção não somente pela ótima seleção da fauna, mas também pelo seu belíssimo painel traseiro, construído pelo próprio aquarista.

Leia mais...

Malawi de 360 litros de Rodrigo Vasconcelos

Malawi de 360 litros de Rodrigo Vasconcelos

O Aquário do Mês de Março/2013 do AqOL, após alguns meses, volta a abordar as populares montagens com os coloridos ciclídeos africanos do lago Malawi, um tipo de aquário que costuma fascinar pelas belas cores, até mais que seus "primos" do Lago Tanganyica, e como se não bastasse, ainda exige bem pouco do aquarista no que se refere à manutenção, principalmente se comparado à outros tipos de montagens, como os exigentes plantados. Para retratar tudo isso, o escolhido foi o aquário de 360 litros de Rodrigo Cardoso de Vasconcelos, o "Rodrigo Paula" do Forum AqOL, e sua montagem utilizando os belos e cada vez mais utilizados backgrounds 3D.

Leia mais...

Malawi de 540 litros de Luiz Marcelo M. Sales

Malawi de 540 litros de Luiz Marcelo M. SalesO Aquario do Mês de Julho de 2014 do AqOL passa tranquilamente por um aquário marinho para quem é leigo no aquarismo, dada a cor dos peixes. É um tipo de montagem muito indicada para iniciantes dada a baixa exigência dos peixes, porém quando esse tipo de montagem é escolhido por um aquarista mais experiente, o resultado é de fascinar qualquer um. Nesse caso, o aquarista Luiz Marcelo, soube realizar uma montagem muito bem elaborada, sabendo combinar bem as espécies do Lago Malawi, que possuem entre suas características principais, as belas cores e o comportamento agressivo. O resultado final, que poderia ser um campo de batalha, foi um ambiente agradável, colorido e acima de tudo, harmonioso. (acreditem, eu tive o prazer de ver o aquário pessoalmente).

Leia mais...