Plantado de 326 litros de Claudio M. OliveiraÉ sempre um prazer ainda maior quando o Aquário do Mês pertence a um "prata da casa" e no caso do aquário de Fevereiro de 2012, é esse o caso. Estamos falando do aquário plantado de 326 litros de Claudio Mendes Oliveira, o "claudiomendes" do Forum AqOL. Claudio retratou no forum (retrata até hoje) a evolução passo a passo da montagem, e chamou a atenção justamente pela sua dedicação e perseverança durante os problemas enfrentados no desenvolvimento do aquário em seus primeiros meses, uma verdadeira lição para muitos aquaristas que desistem às primeiras manifestações que o desagradam.

Segundo o aquarista, o seu maior obstáculo foi o orçamento que era bastante restrito, porém isso foi contornado pesquisando materais usados na internet, com isso ele conseguiu bons equipamentos por um preço bastante acessível e pode montar esse belo aquário.

 

Plantado de 326 litros de Claudio M. Oliveira

Claudio contou que em 2005 teve que desmontar seu último aquário de 250 litros por motivo de mudança e desde então sentia um vazio muito grande em não poder "molhar as mãos" nos finais de semana, até que em 2011 conseguiu realizar o sonho de voltar a praticar esse maravilho hobby. A ansiedade foi maior justamente por esse período sem aquários e controlá-la foi o segundo desafio para o aquarista, porém o Claudio foi muito bem também nesse quesito e realizou a montagem com muita calma.

As algas foram as grandes vilãs dessa montagem e o aquário foi até apelidado de "Pântano" pela namorada de Claudio. Algas são comuns em início de montagem e com disciplina e ajuda dos colegas do forum, o aquarista conseguiu controlá-las até atingiram uma população adequada, o que é aceitável e natural em meios aquáticos saudáveis.

 

 

Dimensões: 145 x 50 x 45cm
Volume bruto: 326 litros
Tempo de funcionamento: 4 meses
Filtragem: Canister E-Jet com perlon, esponja, cerâmica, Seachem Purigen e Seachem Matrix.
Iluminação: 6 fluorescentes T5 HO 54W.
Substrato: Areia Mbreda MBlue, Mbreda Amazônia, PlantFacil, Aquapaisagismo, laterita e areia.
pH: 6,7
GH: ?
KH: 2
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 28C
Alimentação: Tetra Color Flakes, Spirulina Flakes, Alcon BottonFish e Onimura.
Fertilização adicional: RCFora All in One.
Injeção de CO2: Cilindro 2kg (2b/s).
Fauna: 9 Corydoras ssp., 3 Puntius titteya, 5 Hasemania nana, 10 Hemigrammus rhodostomus, 18 Rodostomus bleheri, 3 Pomacea bridgesii e Planorbis corneus.
Flora: Glossostigma elatinoides, Limnophila aromatica, Rotala sp. e Blyxa japonica.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!