Nano-Plantado de 52L de Adriano Montoro NicácioSe Novembro já ficou conhecido como o mês de revelação dos resultados do CBAP, bem como da cerimônia de premiação do concurso, o aquário do mês não tinha como ser outro. Esse mês falaremos do aquário campeão do CBAP 2011 na categoria Nano-Plantado, um maravilhoso trabalho do aquarista Adriano Montoro Nicácio e que colecionou posições de destaque durante o ano. Só para dar uma idéia, começou pelo 44o lugar no IAPLC (são mais de 1000 participantes de todo o mundo!), 1o lugar do CPA 2011 (Concurso Paranaense de Aqua-Paisagismo), menção honrosa no AGA Contest 2011 e fechou com chave de ouro levando o título mais desejado da categoria Nano-Plantado do CBAP 2011 (Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo).

 

Adriano conta que a idéia surgiu de uma conversa com seu amigo e mestre Rony Suzuki quando discutiam sobre a ausência de leiautes baseados na velha escola do aqua-paisagismo, sendo que os aquários que estavam fazendo maior sucesso atualmente eram, em sua maioria, leiautes verticalizados e inovadores. Então surgiu a idéia de montar um aquário com conceitos mais clássicos.

 

Nano-Plantado de 52L de Adriano Montoro NicácioO início da montagem foi facilitado, o aquarista já possuia boa parte das mudas de plantas que idealizara para a montagem, tanto elas como o substrato seriam aproveitados de um leiaute anterior, sem nem modificar o relevo. O resultado foi um aquário praticamente estável desde o primeiro dia e a possibilidade de alcançar o efeito das fotos em apenas 45 dias!

 

Apesar das facilidades, o acaso quase tirou um dos títulos de Montoro, que revela ter viajado muito nesses 45 dias e quase ter perdido o que ele chama de "tempo das plantas". Se isso acontecesse, sua inscrição no Estadual poderia ser comprometida e ele correria o risco de ter que se satisfazer "somente" com as demais conquistas que viriam depois. Para fechar, o aquarista confessa que considera esse um de seus aquários mais especiais, justamente pelo grande número de prêmios que conquistou com ele, seja em nível estadual, nacional ou internacional!

 
Dimensões: 50 x 40 x 26cm
Volume bruto: 52 litros
Tempo de funcionamento: 45 dias
Filtragem: Atman 400
Iluminação: 4 x 15W fluorescente T8
Substrato: Mbreda Amazônia, ADA Clear Super, ADA Bacter 100 e ADA Multi Bottom.
pH: ?
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 28C
Alimentação: ?
Fertilização adicional: Mbreda e ADA Step 1
Injeção de CO2: CO2 pressurizado.
Fauna: Hyphessobrycon amandae.
Flora: Hemianthus callitrichoides "Cuba", Rotala sp. "Pink", Rotala sp "Goias", Rotala macrandra "Narrow Leaf Green", Bacopa sp. "Red", Eleocharis parvula, Lobelia cardinalis "Small Form" e Vesicularia ferriei..
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!