Plantado de 182L de Gustavo Morais

O Aquário do Mês de Julho é uma grata surpresa para nós do AqOL, ele pertence ao aquarista Gustavo Henrique F. Morais, o gustavobio2010 do Forum AqOL, e a surpresa fica por conta desse ser seu primeiro aquário plantado! Você não acredita? Nem eu, nem ninguém do Forum, porém é o que Gustavo jura! A saúde das plantas e a disciplina em manter o aquário com uma população dentro dos limites do aquário mostram desde cedo uma responsabilidade do aquarista que se realmente teve esse aquário como seu primeiro trabalho, já alimenta a expectativa de ótimos aquários no futuro.

 

Gustavo revela que começou no aqua-paisagismo após conhecer o trabalho de aqua-paisagistas como Filipe Oliveira e Takashi Amano, porém também utiliza como fonte de inspiração, os trabalho de aquaristas brasileiros, citando entre eles Fabian Kussakawa (Aquário do Mês de Janeiro/2011) e Rony Suzuki.

Plantado de 182L de Gustavo MoraisApesar de ser o primeiro aquário, o aquarista salientou que esperou mais de um mês de montagem para adicionar os primeiros habitantes e acredita que isso tenha diminuído consideravelmente os problemas que poderia enfrentar. Então começou a escolher as espécies de plantas e sua disposição de maneira que o lembrassem uma floresta tropical, com destaque para muitas folhas e cores variadas.
 
 
No dia a dia do aquário, Gustavo conta que enfrenta alguns problemas com algas, porém normalmente elas aparecem quando ele comete algum equívoco na fertilização. Outro fator de preocupação era a temperatura alta, que foi contornada com a instalação de ventoinhas.
 
Dimensões: 90 x 45 x 45cm
Volume bruto: 182 litros
Tempo de funcionamento: 6 meses
Filtragem: Atman 3337
Iluminação: 6 x 30W Sylvania Aquastar - Luminária FMV
Substrato: Areia, Amazônia Mbreda, húmus de minhoca tratado e barro vermelho.
pH: 6.7
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 26C
Alimentação: Alcon Basic e Alcon Spirulina.
Fertilização adicional: Trio de fertilizantes Mbreda
Injeção de CO2: Com cilindro pressurizado.
Fauna: Paracheirodon axelrodi, Poecilia latipinna e Gyrinocheilus aymonieri.
Flora: Glossostigma elatinoides, Bolbitis heudelotti, Echinodorus tenelus "Amano", Echinodorus quadricostatus, Mayaca fluviatilis, Cryptocoryne wenditii "Tropica" e Lobelia cardinalis "Small form".
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!