Nano-Plantado de 53 litros de Igor Maciel Braga Costa

Entramos no terceiro ano da seção Aquários do Mês, uma seção que já foi destaque em nosso Portal porém ficou quase esquecida por muitos anos, retornou em 2011 com uma nova proposta e mostrou que voltou para ficar! O aquário escolhido desse mês representa uma potência do aquapaisagismo no Brasil, o Nordeste. A região que se destacou a anos atrás, mas que depois de algum tempo praticamente desaparecida, volta nos últimos três anos a dar seus primeiros sinais de volta. Na última edição do CBAP, pela terceira vez consecutiva, marcou presença entre os melhores do país, mostrando que voltou para confirmar sua força no cenário nacional! Estamos falando do nano-plantado de 53 litros de Igor Maciel Braga Costa, de Maceió-AL.

Esse belo aquário nasceu totalmente diferente segundo conta o próprio aquarista. No início havia um carpete da clássica Glossostigma elatinoides, porém algo não o agradava, até que um dia, Igor resolveu substituir todo o carpete e experimentar plantas tidas como mais "sofisticadas", que ofereciam uma maior dificuldade Nano-Plantado de 53 litros de Igor Maciel Braga Costaem sua manutenção porém poderiam trazer o visual esperado, foi então que introduziu algumas mudas de Staurogyne sp. e Hemianthus callitrichoides "Cuba". Bingo! Em poucos dias já era possível visualizar o objetivo esperado e sentir que estava no caminho certo! Isso mostra como nem todo aquário que nasce "errado", precisa terminar "errado".

As dificuldades enfrentadas por Igor também não foram as mais comuns. Segundo ele as algas nunca foram problema pois sempre manteve uma rígida disciplina de manutenção do aquário, porém um descontrole na população de caramujos o preocupou em alguns momentos, chegando a ter que retirar até 100 indivíduos manualmente!

Costa conta que se pudesse definir o aquário em uma palavra, essa seria Amizade! Sua 4a experiência com plantados foi fruto da amizade com dois aquapaisagistas que detém sua grande admiração, Klecius Barbosa e Rodrigo Paes (aquapaisagista que colocou o nome de Alagoas entre os destaques de 2011). Além disso, ele conta que vem percebendo como essa área do aquarismo tem se fortalecido em seu Estado nos últimos anos e acredita que seu crescimento pessoal acompanhou esse movimento.

 

Dimensões: 52 x 32 x 32cm
Volume bruto: 53 litros
Tempo de funcionamento: 8 meses.
Filtragem: Hang-On 300L/H com perlon e Sera Siporax.
Iluminação: 2 x 24W PLB-60 Boyu.
Substrato: Mbreda Amazônia e Mbreda BlackBlue.
pH: 6,6
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: 0 p.p.m.
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 27oC
Alimentação: Tropical Supervit Mini Granulat e em flocos.
Fertilização adicional: Trio de fertilizantes líquidos da MBreda (Ferro, Micro e Macro).
Injeção de CO2: Sim.
Fauna: Paracheirodon axelrodi e Neocaridina heteropoda "Red Cherry".
Flora: Hemianthus callitrichoides "Cuba", Staurogyne sp., Pogostemon helferi e Rotala rotundifolia.
Informações adicionais: Trocas parciais de água de 30% por semana.
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!