Outros

Aquário de Jumbos de 2200 litros de Renato Moterani

Aquário de Jumbos de 2200 litros de Renato MoteraniUm aquário de pescador, essa é a primeira coisa que me vem à mente quando olho para esse aquário, e você? Não, não estou dizendo que esse é um aquário de mentiroso, nem que os peixes são de mentira, afinal, quando se diz que uma história é "história de pescador", é porque ela não é verdadeira. Porém, olhando as espécies que mais chamam a atenção nesse aquário, é inevitável pensar que é o aquário dos sonhos de qualquer pescador! Esse é o Aquário do Mês de Novembro de 2014 do AqOL, um tanque de 2200 litros com diversos Tucunarés, Aruanãs, Traíras entre outras espécies bastante comuns e desejadas por pescadores, mantidos pelo aquarista Renato Moterani. 

Ripário de 360 litros de Paola Césari

Ripário de 360 litros de Paola CésariVocê sabe porque esse mês é conhecido como Outubro Rosa? A cor rosa foi escolhida em homenagem às mulheres, já que é a cor preferida da maioria delas, e a homenagem se deve ao mês que simboliza o combate ao cancer de mama, que até acontece em homens, porém, por motivos fisiológicos, são raríssimos os casos no gênero masculino. Pensando nisso, esse mês teremos uma mulher, talvez a mais famosa mulher do AqOL, escrevendo sobre o aquário de outra mulher, que quando mostrou sua montagem pela primeira vez, deixou muito marmanjo com vontade de fazer igual. É isso mesmo! O Aquário do Mês de Outubro de 2014 é o Ripário de Paola Cézari e sua matéria foi escrita pela nossa querida Xica! Nesse momento tenho certeza que muitos pensaram "eu jurava que Marne era nome de uma mulher!"

 

Comunitário de 172 litros de Marcos Kim

Comunitário de 172 litros de Marcos KimSe essa matéria fosse escrita há 15 anos, diria que é mais um aquário comunitário com várias espécies misturadas entre outras coisas que pouco chamariam a atenção do leitor, porém ao escrever hoje, eu digo que esse é um Aquário Comunitário (com iniciais maiúsculas), um tipo de montagem cada vez menos explorada por aquaristas mais experientes, ficando restrita a quem está começando no hobby, mas que quando bem elaborada, pode representar um aquário de grande destaque. O aquário de  172 litros de Marcos Kim representa muito bem esse tipo de montagem, reunindo espécies totalmente diferentes mas que podem ser mantidas juntas se observadas suas necessidades e encontrados pontos de intersecção entre eles. Estamos falando do aquário do Mês de Setembro/2014 do AqOL!

Aquário de Jumbos de 360 litros de Francisco Carlos Campos

Aquário de Jumbos de 360 litros de Francisco Carlos CamposApós o destaque recebido pelos marinhos nos últimos meses aqui na seção Aquário do Mês, dado o crescimento desse tipo de montagem no AqOL, não poderiamos deixar de destacar outro tipo de aquário que ganhou bastante espaço em nosso Fórum no último ano e porque não dizer no aquarismo brasileiro em geral. Estamos falando dos aquários de jumbos, tanques habitados por peixes de médio e grande porte, e que por isso requerem grandes volumes de água, muitas vezes com espécies comuns em pescarias e que vem encantando cada vez mais brasileiros. Dessa forma, o Aquário do Mês de Fevereiro de 2014 do AqOL é o Aquário de Jumbos de Francisco Carlos Campos.

Biótopo de 126 litros de Henrique Carvalho Alves

Biótopo de 126 litros de Henrique Carvalho Alves

É sempre um prazer falar de um temático ou biótopo, mesmo quando não são montagens das mais fiéis, só de ter o privilégio de saber da dedicação e estudo que o aquarista empregou naquela montagem, procurando reproduzir um habitat natural, já é muito gratificante. O aquário do Mês de Setembro de 2013 do AqOL é o biótopo de Henrique Carvalho Alves, um aquário que representa, de maneira bastante fiél, as águas da famosa cidade de Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul, mais especificamente do Rio da Prata, um dos vários aquários naturais da região e que atrai milhares de pessoas de todo o mundo para contemplação de um verdadeiro aquário plantado criado pela natureza!

Temático Amazônico de 43 litros de Pedro Paula

Temático Amazônico de 43 litros de Pedro Paula

Montagens temáticas são sempre um atrativo, seja pela dedicação e estudo que um aquarista experiente sabe que foi necessário quando observa um trabalho desses, seja pela curiosidade de um leigo ao se deparar com um "pedaço de rio" dentro de uma sala de estar. Talvez isso explique um pouco do Aquário do Mês de Fevereiro/2013 do AqOL, montado por Pedro de Freitas Paula, que ao retornar para o aquarismo após alguns ano, não demorou a se aventurar em seu primeiro aquário temático. A inspiração para o tema da montagem veio da região de Los Llanos, bacias alagadas do Alto do Orinoco, na Amazônia venezuelana, sendo o motivo principal, o fato da fauna e flora da região se encaixarem perfeitamente em seus planos.

Comunitário de 200 litros de Eduardo Guedes Passere

Comunitário de 200 litros de Eduardo Guedes Passere

Um aquário não precisa se enquadrar em uma categoria específica para ser agradável, não há regras para isso, basta uma pitada de respeito pelas vidas que o habitam somada ao mínimo entendimento da harmonia que a natureza representa e um aquário pode se destacar facilmente. Esse é o aquário do mês de Outubro de 2012 do AqOL, uma montagem com características de muitas outras, onde o seu único objetivo foi o de proporcionar prazer a quem o observasse sem comprometer o bem estar de seus habitantes. Estamos falando do aquário de Eduardo Guedes Passere, um harmonioso comunitário de 200 litros, ou como ele próprio o batizou "Fundo de Rio - Luz e Sombra".

Temático Amazônico de 288 litros de Flávio Freitas

Temático Amazônico de 288 litros de Flávio Freitas

Montagens temáticas são sempre mais raras no meio aquarístico, talvez porque é preciso conhecer o que está sendo representado na montagem para entender a sua verdadeira beleza. Esse belo aquário temático pertence ao aquarista Flávio Henard Jorge de Freitas, o Henardj do Forum AqOL. Ele tem como tema o lago Tupé, formado na região do Rio Negro, no Estado do Amazonas. Mostra bem a beleza diferenciada e intrigante dos temáticos, nos permitindo abordar mais uma vez esse tipo de montagem na seção Aquário do Mês do AqOL e quem sabe estimular que mais aquaristas se dediquem à esse ramo do aquarismo no futuro.

Paludário de 98L de Fabian Kussakawa

Paludário de 98L de Fabian Kussakawa

Um ano e meio atrás a seção Aquário do Mês do AqOL era reinaugurada e a primeira montagem escolhida era justamente uma do aquarista ao qual pertence a montagem desse mês, sim, estamos falando de Fabian Pozzobon Kussakawa. Na época Fabian havia acabado de conquistar o seu primeiro campeonato brasileiro de aqua-paisagismo (CBAP 2010) na categoria Nano-Plantado e com a montagem desse mês ele mostra que não pretende parar por aí, promete fazer bonito também quando o tema são os Paludários! Da mesma forma que seu aquário foi o primeiro da seção, seu Paludário também é a primeira montagem desse tipo aqui na seça Aquário do Mês do AqOL e não é a toa, como poderemos ver a seguir.

 

Tanque de Jumbos de 3.000 litros de Luiz Bertoso

Tanque de Jumbos de 3.000 litros de Luiz BertosoHá quem se contente com aquários de poucas litros, mas há também quem só se contente quando falamos em volumes de três dígitos. Há ainda quem precise de milhares de litros de água e se satisfaça em observar os peixes da superfície de um lago. Porém, neste mês, falaremos de um quarto grupo, os que preferem ver os peixes embaixo da água mas não abrem mão de espécies de grande porte e volumes na ordem das quatro casas, estamos falando dos "jumbistas". Falaremos desse grupo no Aquário do Mês de Março de 2012, mais precisamente do tanque de jumbos de 3.000 litros de Luiz Bertoso, que como alguns disseram quando ele mostrou as primeiras fotos do seu projeto no Forum AqOL, "não sabe brincar".

Temático Amazônico de 288 litros de Rafael Senfft

Temático Amazônico de 288 litros de Rafael SenfftInaugurando o segundo ano do Aquário do Mês, esse mês escolhemos um tipo de montagem que sempre causa confusão em discussões de aquaristas. Estamos falando de um aquário temático, que muitas vezes é o real objetivo de quem inicialmente pretende montar um biótopo. O temático em questão pertence ao Rafael Senfft, atualmente membro da Equipe AqOL o que me dá uma satisfação ainda maior ao falar sobre ele. Faltou pouco para esse aquário não ser um  biótopo, porém isso costuma ser notado somente por aquaristas mais experientes e não tira, em momento algum, o brilho da montagem, como pode ser visto.

Temático Igarapé de 37 litros de Mateus Camboim

Temático Igarapé de 37 litros de Mateus CamboimQuando recebeu o convite para expor seu pequeno aquário temático como Aquário do Mês de Agosto/2011, Mateus Camboim não demonstrou confiança, disse que não o via como uma boa montagem para aquário do mês, já que não se tratava de algo que a maioria dos aquaristas almejasse. Imediatamente respondi que o Aquário do Mês não necessariamente precisa mostrar aquários que estão na "moda" e reforcei o objetivo dessa seção que é mostrar as várias faces do aquarismo. Com isso, o temático de Igarapé Amazônico postado por Mateus no Forum AqOL há algumas semanas caiu como uma luva, era o tipo de montagem que estava fazendo falta nessa seção!

Aquário de Bótias de 450L de Marcos Mataratzis

Aquário de Bótias de 450L de Marcos MataratzisPara quem achava que a seção Aquários do AqOL já havia mostrado todas as facetas do aquarismo, se enganou! Em junho o homenageado é um aquário mono-específico ou quase, estamos falando do Aquário de Bótias de Marcos Mataratzis. Esse tipo de montagem pode proporcionar um prazer ímpar para o aquarista, já que normalmente é escolhida sua espécie preferida e as principais necessidades dessa espécie são atendidas, o que resulta em peixe saudáveis e de comportamento bem próximo ao natural. Segundo Marcos, o aquário foi montado no início de 2007 e sua maior lembrança desse início foi a lavagem do cascalho, 80 quilos no total e que deu um bom trabalho.