Tanque de Jumbos de 3.000 litros de Luiz BertosoHá quem se contente com aquários de poucas litros, mas há também quem só se contente quando falamos em volumes de três dígitos. Há ainda quem precise de milhares de litros de água e se satisfaça em observar os peixes da superfície de um lago. Porém, neste mês, falaremos de um quarto grupo, os que preferem ver os peixes embaixo da água mas não abrem mão de espécies de grande porte e volumes na ordem das quatro casas, estamos falando dos "jumbistas". Falaremos desse grupo no Aquário do Mês de Março de 2012, mais precisamente do tanque de jumbos de 3.000 litros de Luiz Bertoso, que como alguns disseram quando ele mostrou as primeiras fotos do seu projeto no Forum AqOL, "não sabe brincar".

Segundo Luiz, a inspiração veio de projetos que viu na internet e foi então que resolveu construir o seu próprio tanque de jumbos no meio do ano passado. Começou projetando o tanque, primeiro colocou a idéia no papel e depois sim "subiu o concreto".

 

Tanque de Jumbos de 3.000 litros de Luiz Bertoso

Algumas medidas de segurança foram adotadas no projeto, entre elas utilizar uma espessura de vidro bem maior do que alguns disseram que seria suficiente e fazer a "janela" para visualização dos animais somente em parte da face frontal do tanque, afinal, quando falamos de 3000 litros é melhor se precaver.

O aquarista (ou seria tanquista?) revela que teve alguns problemas com o tanque, que após dois meses de funcionamento começou a apresentar bolhas de ar nas paredes, ocasionadas talvez por sua pressa em deixar o tanque pronto o quanto antes. O tanque também apresentou um leve excesso de algas marrons no início da montagem, que logo depois foram substituídas por verdes e aos poucos estão sendo controladas com a estabilização do meio aquático e correção de algumas falhas cometidas no início, como o subdimensionamento da filtragem biológica, corrigidas com adição de mais mídia biológica, além dos 30 litros iniciais, e plantas de superfície.

 

 

Dimensões: 200 x 150 x 100cm
Volume bruto: 3.000 litros
Tempo de funcionamento: 6 meses
Filtragem: Sump movido por 3 bombas Via-acqua 2300 l/h.
Iluminação: 2 x 40W fluorescente.
Substrato: Areia.
pH: 6,8
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 28C
Alimentação: ?
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: 9 Astronotus ocelattus, 3 Centropomus parallelus, 8 Pterophyllum scalare,

1 Cichla temensis, 5 Barbonymus schwanenfeldii e 2 Geophagus brasiliensis.
Flora: Eichhornia crassipes.

Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!