Aquário de Bótias de 450L de Marcos MataratzisPara quem achava que a seção Aquários do AqOL já havia mostrado todas as facetas do aquarismo, se enganou! Em junho o homenageado é um aquário mono-específico ou quase, estamos falando do Aquário de Bótias de Marcos Mataratzis. Esse tipo de montagem pode proporcionar um prazer ímpar para o aquarista, já que normalmente é escolhida sua espécie preferida e as principais necessidades dessa espécie são atendidas, o que resulta em peixe saudáveis e de comportamento bem próximo ao natural. Segundo Marcos, o aquário foi montado no início de 2007 e sua maior lembrança desse início foi a lavagem do cascalho, 80 quilos no total e que deu um bom trabalho.

 

Aquário de Bótias de 450L de Marcos MataratzisComo muitos sabem, Bótias são peixes extremamente sensíveis ao íctio e logo no início Marcos teve um grande surto da doença, apesar de sua experiência e dedicação à espécie. Felizmente, tudo foi resolvido, e mesmo com mais de quarenta dias de tratamento, não houve perdas. Outro problema enfrentado foi o turvamento da água, talvez devido a serem peixes que adoram mexer no substrato, nesse caso Marcos resolveu com a adoção de trocas parciais generosas de água e instalação de um filtro ultra-violeta.

O aquarista considera essa sua melhor montagem para Bótias, entre mais de vinte e cinco outras dedicadas à espécie, e a saúde e vitalidade dos peixes confirma isso à cada dia, tanto que o peixe mais velho tem 16 anos e 22 cm! A fauna, que já foi composta por mais de oito espécie diferentes de Bótias, hoje conta somente com Bótias Palhaço (Chromobotia macracanthus), talvez a espécie mais popular do grupo. Com esse aquário, Marcos revela que realiza uma busca incessante para conseguir reproduzir as condições ideais proporcionadas pelo habitat natural do peixe, e com isso, quem sabe ser agraciado com a sua reprodução em cativeiro.

 

Dimensões: 150 x 50 x 60cm
Volume bruto: 450 litros
Tempo de funcionamento: 4 anos
Filtragem: 4 x Aquaclear 70 e filtro biológico de fundo em metade do aquário
Iluminação: 2 x 40W (Gro-lux rosa e azul) + 1 x 36W branca por 9,5h/dia, controlada por timer.
Substrato: Cascalho grosso.
pH: 6.5
GH: 3
KH: 2
NH3/NH4: 0 p.p.m.
NO2: 0 p.p.m.
NO3: 30 p.p.m.
PO4: ?
Temperatura média: 28C
Alimentação: Tetra Min Tropical Tablets, Tetra Color Bits, Tetra Cichlid Sticks, Sera Viformo, Bloodworms congelados, Enquitréias, e Artêmia salina.
Fertilização adicional: Nao há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: 30 Chromobotia macracanthus, 1 Gyrinocheilus aymonieri e 1 Epalzeorhynchos bicolor
Flora: Anubias barteri "Afzeli".
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!