Temático Amazônico de 43 litros de Pedro Paula

Montagens temáticas são sempre um atrativo, seja pela dedicação e estudo que um aquarista experiente sabe que foi necessário quando observa um trabalho desses, seja pela curiosidade de um leigo ao se deparar com um "pedaço de rio" dentro de uma sala de estar. Talvez isso explique um pouco do Aquário do Mês de Fevereiro/2013 do AqOL, montado por Pedro de Freitas Paula, que ao retornar para o aquarismo após alguns ano, não demorou a se aventurar em seu primeiro aquário temático. A inspiração para o tema da montagem veio da região de Los Llanos, bacias alagadas do Alto do Orinoco, na Amazônia venezuelana, sendo o motivo principal, o fato da fauna e flora da região se encaixarem perfeitamente em seus planos.
 

Temático Amazônico de 43 litros de Pedro Paula

Como o objetivo era fazer um aquário com um baixo investimento, alguns artifícios foram utilizados para isso. Para a montagem do relevo do substrato, o aquarista usou vasilhas com substrato fértil e as cobriu com areia, assim o custo efetivo do substrato ficaria bem inferior. A ausência de pressa na compra dos produtos foi outro ponto importante e o resultado final foi uma montagem completa com menos de R$300,00!

Os problemas com algas, comuns na maioria das montagens, foram praticamente insignificantes, porém a fauna se mostrou "incompatível" após o sumido de um Neon Cardinal, a desconfiança ficou para o Apistogramma cacatuoides macho, que poderia ter se aproveitado de um descuido do pequeno peixe e feito um "lanchinho".

Segundo Pedro, o aquário possibilitou que ele colocasse em prática todos os conhecimentos adquiridos no aquarismo até então e o resultado não poderia ser mais gratificante, já que o aquário se tornou o centro das atenções da casa e hoje, tanto seus familiares como seus amigos sabem do que se trata um biótopo amazônico.

Dimensões: 50 x 25 x 35cm 
Volume bruto: 43 litros
Tempo de funcionamento: 3 meses
Filtragem: Elite Hush 20.
Iluminação: 25W fluorescente 6500K.
Substrato: Mbreda Amazônia e areia de filtro de piscina.
pH: 6,8
GH: ?
KH: 2
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 27C
Alimentação: Tetra Color, Tropical D-50, Alcon Bloodworms e Tropical Spirulina.
Fertilização adicional: Adição de Azoo Carbon Plus e Tri Mbreda uma vez por mês.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: Apistogramma cacatuoides e Paracheirodon axelrodi.
Flora: Echinodorus tenellus e Pisttia stratiotes.
Informações adicionais: Água tratada com Tetra Aquasafe e Tetra Blackwater.
 
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!