Hygrophila corymbosa Nome científico: Hygrophila corymbosa
Nome popular (BR): Higrófila Rio
Nome popular (ING):  

 

Família: Acanthaceae
Distribuição geográfica: Ásia
Crescimento: rápido
Forma de plantio: grupo
Iluminação: baixa
pH: 6,5 a 7,5
Temperatura: 22 a 28oC
Porte: grande
Região de plantio: fundo
Reprodução: por estaca

Saiba mais sobre a espécie:

O gênero Hygrophila conta com cerca de cento e vinte e cinco espécies das quais aproximadamente quarenta são aquáticas, sendo que poucas delas são utilizadas em aquários. Geralmente crescem emersas em pântanos e ao longo de córregos e riachos, não tolerando temperaturas abaixo de 20° C. Seu cultivo pode ser tanto emerso quanto imerso, o que causa uma diferenciação no formato, textura e tamanho das folhas.

Hygrophila corymbosa possui caule robusto e folhas na cor verde brilhante. Com o crescimento pode perder folhas em sua porção inferior pela falta de iluminação nesta região. As podas beneficiam o surgimento de brotações laterais, o que dá um aspecto mais denso à planta. Mesmo sendo pouco exigente em sua manutenção, se beneficia da adição de gás carbônico e fertilização com ferro; sob luz intensa, as folhas adquirem um tom acobreado.

De crescimento rápido, costuma romper facilmente a superfície e, neste caso, as folhas tomam forma mais rígida e de um verde mais escuro, produzindo inflorescências de cor lilás. Quando permitida sua emersão, a planta aos poucos vai perdendo suas folhas imersas.

Escrito por Solange Nalenvajko (Xica).