Temático Amazônico de 288 litros de Flávio Freitas

Montagens temáticas são sempre mais raras no meio aquarístico, talvez porque é preciso conhecer o que está sendo representado na montagem para entender a sua verdadeira beleza. Esse belo aquário temático pertence ao aquarista Flávio Henard Jorge de Freitas, o Henardj do Forum AqOL. Ele tem como tema o lago Tupé, formado na região do Rio Negro, no Estado do Amazonas. Mostra bem a beleza diferenciada e intrigante dos temáticos, nos permitindo abordar mais uma vez esse tipo de montagem na seção Aquário do Mês do AqOL e quem sabe estimular que mais aquaristas se dediquem à esse ramo do aquarismo no futuro.

Segundo Flávio, seu primeiro contato visual com aquários temáticos surgiu logo após sua entrada no mundo dos plantados e o acompanhamento de concursos do gênero. Ao navegar pelas categoria do AGA Contest, acabou conhecendo a categoria Biótopos e ficou intrigado pelo fato dos estrangeiros escolherem, com certa frequência, o biótopo amazônico como tema de suas montagens e no Brasil, quase não ver aquários assim.

 

Temático Amazônico de 288 litros de Flávio Freitas

Nessa época, um amigo precisou se desfazer de seu aquário e Flávio viu a oportunidade de montar um aquário temático adquirindo os materiais de seu amigo. Além dos equipamentos, era necessário um material adequado para a ornamentação do aquário e isso foi obtido na volta do trabalho, ao avistar um tronco de formato interessante em uma obra. Depois de um certo trabalho, Flávio conseguiu pegar o tronco e levá-lo para casa. Agora era só realizar a montagem, propriamente dita.

Durante a evolução da montagem houveram vários imprevistos. O material de manutenção utilizado nas trocas parciais de água também era usado por outras pessoas da casa para outros fins e tinha contato com produtos de limpeza doméstica sem que Flávio soubesse, o resultado foi a morte de vários peixes, e só parou quando o aquarista descobriu o motivo e finalmente adquiriu um material usado exclusivamente para o seu aquário.

Apesar de ser uma montagem com pouca iluminação já que um lago de águas escuras da Amazônia foi o tema escolhido, existiram problemas com algas, o que foi controlado com trocas parciais e adequação dos compostos nitrogenados, principalmente Nitrato.

Flávio revela que essa montagem tem o objetivo de popularizar, entre os brasileiros, os aquários temáticos com temas de biótopos do nosso país, mas também carrega a esperança de fazer bonito no concurso que apresentou os aquários temáticos à ele, o AGA Contest.

 

Dimensões: 120 x 40 x 60cm
Volume bruto: 288 litros
Tempo de funcionamento: 10 meses
Filtragem: Cannister Jebo com capacidade de 1.200L/H.
Iluminação: 120W, tubulares T8, durante 10 horas por dia.
Substrato: Areia de filtro de piscina.
pH: 6,7
GH: ?
KH: 1
NH3/NH4: Tendendo a zero.
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 28C
Alimentação: Artêmia salina, Sera Blue Discus e rações com alho.
Fertilização adicional: Adição de Nitrato.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: Symphysodon aequifasciatus e Hemigrammus rhodostomus.
Flora: Nymphaea sp. (em vasos com material fértil).
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!