Plantado de Discos de 225 litros de Jefferson Ruffato Wonrath

Só quem já experimentou essa complicada missão, sabe como é montar um leiaute para um aquário de Acarás Disco, talvez até mais difícil do que mantê-los saudáveis em ambientes com densa vegetação, o que aliás, é bem diferente do seu habitat natural. Talvez essa dificuldade se deva ao fato do Disco ser um peixe que por onde passa chama toda a atenção para si, não é à toa que é conhecido como o Rei do Aquário de Água Doce, talvez seja simplesmente pelo fato dele atingir grandes proporções e ficar desproporcional em relação à maioria das plantas hidrófilas utilizadas em aquários. Seja lá qual o motivo, o aquário de Jefferson Ruffato Wonrath supera todos esses obstáculos e por isso é o Aquário do Mês de Junho/2013 do AqOL.

Segundo o aquarista, esse é seu primeiro aquário, porém houve muita leitura e estudo prévio para que ele fosse possível e atingisse a situação atual. Com um planejamento minucioso, o início da montagem foi até que bem tranquilo.

Plantado de Discos de 225 litros de Jefferson Ruffato Wonrath

Por ser um aquário de segunda mão, Jefferson teve um certo trabalho até deixá-lo apresentável, principalmente na parte elétrica. Foram necessárias boas horas de trabalho até que ficasse tudo do jeito que ele desejava.

Após montado e em pleno funcionamento o aquário apresentou os problemas comuns à maioria dos aquários até que o aquarista "acerte a mão". Boa parte dos problemas, que resultaram em surtos de algas das mais diversas espécies, foram solucionados assim que Jefferson, ou dusttear como é conhecido no Fórum AqOL, corrigiu problemas na circulação e oxigenação da água, porém mesmo assim foi inevitável uma remontagem no meio do percurso.

Para o aquarista, mesmo com todas as dificuldades de uma primeira montagem, esse aquário traz muitas alegrias e até um certo ar de nostalgia, gerando lembranças de sua infância e do aquário mantido em casa, por seu pai.

Dimensões: 90 x 50 x 50cm
Volume bruto: 225 litros
Tempo de funcionamento: 16 meses.
Filtragem: Sunsun HW-403B e Jebo 508
Iluminação: 4 x 10W Powerled 6500K.
Substrato: Lateria, Aquasolo NPK0, Húmus de minhoca tratado, basalto e areia
pH: 6,6
GH: muito branda
KH: 2,0
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 29oC
Alimentação: Alcon Bloodworms, Alcon Tubifex, Tetra Color, Tetra Veggie, Tropical D-Allo, Tropical Discus Gran, Tropical D-50 e artêmia salina viva.
Fertilização adicional: RC Flora El
Injeção de CO2: Sim.
Fauna: 5 Symphysodon aequifasciatus, 21 Paracheirodon axelrodi, 13 Otocinclus sp., 9 Corydoras sp. e 3 Trichogaster sp.
Flora: Cryptocoryne wendtii, Sagittaria Ssbulata, Ludwigia glandulosa, Hygrophila corymbosa e Taxiphyllum barbieri.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!