Comunitário de 200 litros de Eduardo Guedes Passere

Um aquário não precisa se enquadrar em uma categoria específica para ser agradável, não há regras para isso, basta uma pitada de respeito pelas vidas que o habitam somada ao mínimo entendimento da harmonia que a natureza representa e um aquário pode se destacar facilmente. Esse é o aquário do mês de Outubro de 2012 do AqOL, uma montagem com características de muitas outras, onde o seu único objetivo foi o de proporcionar prazer a quem o observasse sem comprometer o bem estar de seus habitantes. Estamos falando do aquário de Eduardo Guedes Passere, um harmonioso comunitário de 200 litros, ou como ele próprio o batizou "Fundo de Rio - Luz e Sombra".

Segundo o próprio aquarista, esse não foi o primeiro contato do aquarista com um aquário, ele se deu na década de 90, porém por falta de informação, Eduardo teve vários problemas e acabou se afastando do hobby.

 

Comunitário de 200 litros de Eduardo Guedes Passere

Então a aproximadamente três anos, através da internet, Eduardo passou a acompanhar foruns de discussões de sites de aquarismo e ler artigos praticamente inacessíveis na época de seu primeiro contato com o aquarismo. O resultado veio logo e ele passou a enxergar os erros cometidos da primeira vez.

Alguns meses atrás, após muito estudo, resolveu que era hora de colocar seu conhecimento em prática. Inicialmente seu desejo era montar um temático amazônico, com água escura e sem vegetação, porém ao inserir algumas plantas, rapidamente mudou de idéia, estimulado pelo prazer de vê-las se desenvolver, divindo sua atenção com os peixes.

Como sempre, nem tudo na vida são flores, Eduardo teve problemas no início que poderiam tê-lo feito desistir do aquarismo mais uma vez, porém não foi o caso! Além de pequenos surtos de algas, comum em todo início de montagem, certa noite o aquário vazou. Só quem já passou por isso sabe o caos que é! Ao invés de desanimar, Eduardo aproveitou para adquirir um aquário novo, e refez a montagem corrigindo pontos que não o agradavam anteriormente. Uma verdadeira volta por cima, ao transformar o que deveria ser uma dificuldade, em estímulo!

 

Dimensões: 100 x 40 x 50cm
Volume bruto: 200 litros
Tempo de funcionamento: 35 dias.
Filtragem: Canister AquaPro 1200L/H (Com cerâmica e perlon).
Iluminação: 2 x 36W PL 6400K (Luminária Boyu PLB).
Substrato: Areia de filtro de piscina.
pH: 6,8
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 27C
Alimentação: Tropical Cichlid Color, Tropical Vitality & Color e bicho do amendoim.
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna: Pterophyllum scalare, Paracheirodon axelrodi, Hyphessobrycon eques, Apistogramma cacatuoides, Corydoras paleatus, Otocinclus sp. e Planorbis corneus.
Flora:Anubias barteri "Nana", Anubias barteri "Lanceolata", Vallisneria sp., Hygrophila corymbosa e Taxiphyllum barbieri.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!