É um verme de esgotos e regiões com alta concentração de matéria orgânica, parecido com um minhoca vermelha fina que alcança de 1 a 5 cm de comprimento.

Nome popular: Tubifex

Nome científico: Tubifex tubifex

Ótimo alimento para os peixes, rico em gorduras, mas tem o grande defeito de eliminar um ácido junto com as fezes, o que pode baixar o pH da água, por isso, deve ser muito bem lavado e ministrado aos peixes em pequenas quantidades para que seja consumido imediatamente, de preferência em comedouros próprios que são facilmente encontrados nas lojas de aquários, só deve ser dado duas vezes por semana aos peixes, por causa do excesso de gordura, para peixes menores pode ser cortado em pedaços. Normalmente vivem em colônias de centenas ou milhares de indivíduos movimentando-se sem parar, em esgotos, areia ou lodo, onde se enterra ao menor perigo. O modo mais seguro é serem ministrados aos peixes na forma seca (liofilizada) para assim serem evitados riscos de contaminação, caso opte por dá-los frescos,separe os vivos para oferecer aos peixes, o que é fácil de saber pois os mortos ao invés de vermelhos, são brancos. 

Como criar: A criação em cativeiro é difícil e raramente o sucesso é alcançado, mas como também não é aconselhável capturá-los devido aos locais onde é encontrado, o ideal seria comprá-los em lojas especializadas onde eles já devem estar limpos.