Tubarão Branco de quase 7 metros em praia australiana!Um Tubarão Branco (Carcharodon carcharias) comparável ao do filme Tubarão (Steven Spielberg, 1975) visto a 200 metros de uma praia australiana no último domingo (17/01/2016), foi o responsável pelo fechamento do local e retirada dos banhistas. O animal de quase 7 metros foi visto pelos salva-vidas, que decidiram tocar as sirenes imediatamente para evitar um possível acidente com seres humanos, até mesmo pescadores que estavam em embarcações na região foram aconselhados a deixar o local por segurança. O helicóptero da equipe de salva vidas acompanhou o animal tentando estimulá-lo a se afastar de costa e procurar águas mais profundas, o que ele fez algum tempo depois, não sendo mais visto.

É muito legal saber que ainda existem tubarões brancos desse tamanho no mar já que a exploração comercial realizada pelo homem torna cada vez mais difícil encontrarmos animais magníficos como esse. Só para se ter uma ideia do tamanho, até há relatos de tubarões brancos de 11 metros em registros antigos, porém nunca se comprovou se as medidas realmente eram reais. Um desses animais lendários, que teve sua mandíbula guardada por anos, foi recentemente estudado por cientistas que calcularam um tamanho de aproximadamente 5 metros para ele. Em 1987 uma fêmea de 7,8 metros foi encontrada morta em uma praia de Malta, talvez o maior animal encontrado e aceito pela comunidade científica até hoje, mas o indivíduo visto nesse final de semana talvez seja o maior visto vivo.

Atualmente o maior Tubarão Branco que se tem registro é o Deep Blue, ou melhor, a Deep Blue, uma fêmea da espécie com 6,10 metros e que possui diversos registros na internet com filmagens impressionantes (separei uma abaixo), então imagine agora que o tubarão visto domingo tinha mais de meio metro a mais que Deep Blue! As fêmeas ficam maiores que os machos de Tubarão Branco, por isso normalmente esses gigantes que impressionam pelo tamanho costumam ser "ela".

Veja o vídeo da Deep Blue, a fêmea de 6,10m, clicando aqui.

Fonte: The Advertiser

Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!