Plantado de 425 litros de Rodrigo Arieira

Normalmente colocamos a distância dos grandes centros e consequentemente dos produtos de ponta como um grande obstáculo para a montagem de belos aquários. Se não temos fácil acesso à produtos sofisticados, temos que nos virar com o que encontramos nas poucas lojas da cidade, muitas vezes longe de serem especializadas em aquarismo, certo? Errado! O aquário do mês de Agosto/2013 prova que essas barreiras são criadas por nós mesmos e sempre é possível vencê-las, só dependendo da nossa vontade e disciplina em se atingir o objetivo pretendido. Com uma boa dose de paciência e muita pesquisa em sites, Rodrigo Arieira montou esse belíssimo aquário mesmo morando no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde infelizmente, não teve acesso direto à grandes lojas de aquarismo.

A montagem levou cerca de um ano para sair do papel, sem ter acesso prévio aos produtos fisicamente, Rodrigo realizou várias pesquisas em sites e decidiu equipamento a equipamento através das opiniões que ia recolhendo. As compras então eram feitas via internet.

Plantado de 425 litros de Rodrigo Arieira

Ao decidir por uma montagem sofisticada ou "high tech", foram quase dois meses só para decidir a iluminação, nesse caso Rodrigo se baseou nas montagens de outros aquaristas brasileiros, que haviam participado de edições anteriores do CBAP.

Apesar do longo planejamento, o aquarista não escapou de problemas com algas comuns no início de qualquer montagem, porém nada muito alarmante. Outro ponto que levou um tempo para ser resolvido foi a área coberta pela iluminação, foram utilizadas lâmpadas T5 de 54W (115 cm) para cobrir uma área de 170x50 cm, criando zonas de sombra nas laterais, onde nem todas as plantas se deram bem.

Rodrigo revela que cada vez que olha para o seu aquário, lembra das dificuldades que teve ao obter os equipamentos, indisponíveis em sua cidade, e como conseguiu vencer todos os obstáculo até realizar um antigo sonho.

Dimensões: 170 x 50 x 50cm
Volume bruto: 425 litros
Tempo de funcionamento: 2 meses.
Filtragem: 2 x Canister Hopar de 1200 L/H cada, 6L de cerâmica Ista e perlon.
Iluminação: 4 x 54W T5 (3 Philips + 1 rosa) e 2 fluorescentes compactas de 25W (6500K).
Substrato: 15Kg Mbreda Amazônia e 75 Kg de areia de filtro de piscina.
pH: 6,6
GH: 3o
KH: 4o
NH3/NH4: 0 p.p.m.
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 27oC
Alimentação:JBL Novo Bits, Alcon Spirulina Flakes e Alcon Shrimp.
Fertilização adicional: 5ml de Trio Mbreda, 2 vezes por semana.
Injeção de CO2: Sim (31 p.p.m.)
Fauna: 11 Paracheirodon axelrodi, 5 Hyphessobrycon eques, 4 Otocinclus sp., 4 Pomacea diffusa, 16 Poecilia latipinna (12 filhotes).
Flora: Glossostigma elatinoides, Eleocharis minima, Hermianthus micranthemoides, Hydrocotyle sibthorpioides, Riccia fluitans, Limnophila aromatica, Rotala sp. "Green", Ludwigia glandulosa e Ludwigia repens.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!