Nano-Plantado de 49L de Leonardo Henrique Balbino

O aquário desse mês pertence à Leonardo Henrique Balbino, o leobal2e do Forum AqOL, e como eu nunca canso de repetir, é sempre um prazer ainda maior escrever sobre uma Prata da Casa aqui na seção Aquário do Mês. Esse prazer se deve ao fato de saber que pudemos contribuir pelo menos um pouquinho com o surgimento de mais um aquarista que tem tudo para trilhar um caminho de destaque dentro do aqua-paisagismo e são sentimentos como esse que nos motivam a manter o site desde sua criação em 1999. Para quem olha o aquário, imagina que Leonardo já é um aquapaisagista experiente, mas na verdade esse é o seu primeiro aquário plantado. Dá para acreditar?

Segundo Leonardo, seu estudo para essa montagem começou em Outubro de 2011, quando teve pela primeira vez em suas mãos, o livro Aquapaisagismo de Rony Suzuki e Mauricio Xavier. A leitura do que foi escrito por esses dois grandes aquaristas facilitou bastante seus primeiros passos dentro do aquapaisagismo.
Nano-Plantado de 49L de Leonardo Henrique BalbinoA conclusão do projeto se deu somente seis meses depois, o que incluiu a construção do próprio sistema de filtragem, móvel, parte elétrica e até um microcontrolador para automatizar muitas das funções do aquário.
Como nem tudo são flores, Leonardo enfrentou problemas comuns em novas montagens, primeiro um surto de algas filamentosas que foram controladas com adição de suplementos, depois apareceram os focos de algas Green spot, nada que qualquer aquapaisagista já não tenha enfrentado.
O aquarista revelou ainda que já em sua primeira montagem se sente imensamente apaixonado pelo hobby, e se diz surpreso com o reconhecimento rápido que recebeu dos colegas de aquarismo. A idéia agora é montar novos aquários, se envolvendo cada vez mais nesse maravilhoso mundo novo, pelo menos para ele.



Dimensões: 60 x 25 x 33cm
Volume bruto: 49 litros
Tempo de funcionamento: 2 meses
Filtragem: Canister FVM
Iluminação: 3 x T5 brancas de 14W (6500K) e 1 x T5 rosa de 24W (ligadas de maneira alternada).
Substrato: Amazônia Mbreda.
pH: 6.5
GH: 2
KH: 2
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: 1
PO4: ?
Temperatura média: 26C
Alimentação: TetraColor Tropical Flakes, TetraColor Tropical Granules, TetraMin Tropical Flakes, Aqueon Shrimp Pellets e Tetra BloodWorms.
Fertilização adicional: Trio MBreda (Macronutrientes, Micronutrientes e Ferro). Começou a ser utilizada esta semana, aproximadamente 1mL de cada produto por aplicação (aplicando de 5 a 6 vezes por semana).
Injeção de CO2: Cilindro de 4kg, com regulador e válvula solenóide da Up. (1 b/s)
Fauna: 3 Neocaridina heteropoda "Red Cherry", 2 Otocinclus sp., 10 Paracheirodon axelrodi e 4 Corydoras aeneus "albina".
Flora: Hemianthus callitrichoides "Cuba", Echinodorus quadricostatus, Lobelia cardinalis “Small Form”, Rotala sp. “Green”, Eleocharis acicularis, Hemianthus micranthemoides e Rotala rotundifolia.
 



Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!