Malawi de 360 litros de Rodrigo Vasconcelos

O Aquário do Mês de Março/2013 do AqOL, após alguns meses, volta a abordar as populares montagens com os coloridos ciclídeos africanos do lago Malawi, um tipo de aquário que costuma fascinar pelas belas cores, até mais que seus "primos" do Lago Tanganyica, e como se não bastasse, ainda exige bem pouco do aquarista no que se refere à manutenção, principalmente se comparado à outros tipos de montagens, como os exigentes plantados. Para retratar tudo isso, o escolhido foi o aquário de 360 litros de Rodrigo Cardoso de Vasconcelos, o "Rodrigo Paula" do Forum AqOL, e sua montagem utilizando os belos e cada vez mais utilizados backgrounds 3D.

Seguindo a tendência dos aquários de ciclídeos africanos que têm surgido nos últimos anos, Rodrigo não abriu mão de um belo background para seu aquário. Esse tipo de "ornamento" vem conquistando cada vez mais aquaristas apreciadores de aquários que reproduzem ambientes rochosos e dão um charme à mais ao aquário. Eles podem ser adquirido em alguma loja especializada, nesse caso feito com resina atóxica, ou então feitos em casa com outro tipo de material, como isopor, por exemplo.

 

Malawi de 360 litros de Rodrigo VasconcelosOs problemas com o aquário em si foram poucos, como é comum nesse tipo de montagem. Na verdade, o único problema foi com a estrutura do aquário, mas que foi resolvido com uma regulagem do registro do sump e correção do nivelamento do móvel.

A maior dificuldade foi mesmo com a esclha da fauna. Quando olhamos em um atlas ou site na internet, a variedade de espécies é quase infinita, porém Rodrigo sentiu na pele que isso não é refletido nas lojas brasileiras, onde a variedade e qualidade dos peixes é bastante desanimadora.

Para o o aquarista, esse aquário representa a realização de um sonho, que foi possível graças à ajuda de amigos com mais experiência no assunto, em destaque, seu amigo e dono do Aquário do Mês de Maio/2012, Júnior Gorski, a quem ele fez questão de ressaltar.

 

Dimensões: 120 x 60 x 50cm
Volume bruto: 360 litros
Tempo de funcionamento: 3 meses
Filtragem: Sump 62x30x40cm (74 litros) com perlon , 100 ml de Seachem Purigen, 1L de Sera Siporax,  2L de Seachem Matrix e 6L de Ista.
Iluminação: Fita de led.
Substrato: Areia.
pH: 8,7
GH: 10
KH: 2
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 25C
Alimentação: Tropical Spirulina Small Pellets.
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna:
3 Gephyrochromis moorii, 5 Labidochromis caeruleus, 2 Maylandia estherae, 1 Aulonocara baenschi e 1 Sciaenochromis fryeri.
Flora: Não há.
Informações adicionais: Troca parcial de água à cada 30 dias.
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!