Malawi de 759 litros de Junior GorskiO aquário do mês de Maio de 2012 no AqOL é uma escolha bastante popular entre os amantes dos ciclídeos africanos, costuma até ser a porta de entrada da maioria nessa área do aquarismo, porém por uma obra do acaso nunca havia sido retratada aqui na seção Aquário do Mês. Estamos falando de um aquário de ciclídeos do lago Malawi, mas não um simples aquário, e sim um gigante de quase 760 litros do membro do Forum AqOL, Junior Gorski. Esse aquário chama atenção não somente pela ótima seleção da fauna, mas também pelo seu belíssimo painel traseiro, construído pelo próprio aquarista.

Quando se fala em aquários de ciclídeos africanos, duas tendências se destacam e estão diretamente relacionadas à escolha da fauna. Alguns aquaristas dão preferência para os peixes do Lago Tanganyica com suas formas exóticas e exigências de água ainda mais peculiares, já outros escolhem os peixes do Malawi, com suas maravilhosas cores e agressividade notável.

 

Malawi de 759 litros de Junior GorskiAinda sobre essas duas escolhas, alguns a ignoram e acabam misturando os peixes dos dois lagos de acordo com seu gosto pessoal, porém isso pode ser ruim para os peixes que precisam de parâmetros de água bem diferentes.

Junior, soube observar isso e foi muito bem na escolha das espécies, as cores que podem ser apreciadas em seu aquário não ficam devendo em nada para muitos aquários marinhos e o charme dado pelo seu belíssimo "fundo 3D", fazem desse aquário uma verdadeira jóia do Malawi!

Segundo o aquarista, a montagem foi bastante tranquila pelo fato de ter planejado tudo nos mínimos detalhes. Não que montagens de ciclídeos africanos costumem ser complicadas, mas imprevistos sempre podem aparecer em montagens sem nenhum planejamento. Ele diz que seu maior obstáculo foi conseguir espécies diferentes das mais populares em lojas, o que no Brasil muitas vezes é um desafio, porém pelo que podemos ver, sua persistência valeu à pena.

Esse aquário representa seu amor pelos CAs (palavras do próprio Junior). O aquarista, que já manteve diversos tipos de aquários, incluindo Discos, Aquários Plantados e até Marinhos, revela que precisou se afastar de sua paixão por motivos de saúde, mas retornou na primeira oportunidade nos presenteando com esse maravilhoso espetáculo de cores.

 

Dimensões: 230 x 55 x 60cm
Volume bruto: 759 litros
Tempo de funcionamento: 2 meses
Filtragem: Sump de 220 litros 6000l\h com 15 kg de bioglass Cubos  e 1 litro de Siporax. Duas Sarlo Better 2000 para circulação.
Iluminação: 4 x 30W fluorescente compacta.
Substrato: Areia.
pH: 8,5
GH: 9
KH: 11
NH3/NH4: ?
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 25C
Alimentação: ?
Fertilização adicional: Não há.
Injeção de CO2: Não há.
Fauna:
8 Labidochromis caeruleus, 8 Pseudotropheus sp. "Zebra Super Red", 8 Metriaclima emmiltos, 8 Maylandia mossambicus, 8 Labeotropheus sp. "Trewavasae Red Top", 6 Maylandia lombardoi, 2 Sciaenochromis fryeri, 2 Pseudotropheus socolofi albino, 1 Pseudotropheus socolofi albino, 1 Melanochromis auratus albino, 1 Pseudotropheus sp. "Kingsizei Maingano", 1 Nimbochromis venustus, 1 Aulonocara sp. "Apache Peacok", 1 Julidochromis marlieri e 5 Haplochromis latifasciatus.
Flora: Não há.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!