Aquário - Montagem passo a passo

Resolvi me aventurar na montagem de um aquário e aqui posto o passo a passo, vale lembrar que é a minha primeira montagem de aquário, e usei a técnica passada pelos profissionais da empresa onde comprei os vidros.

É necessário uma segunda pessoa pra ajudar com os vidros, meu pai me ajudou.

Que fique claro que não estou incentivando a todos montarem seus próprios aquários, quem não tem habilidade com trabalhos manuais pode encontrar alguma dificuldade, e se não for bem feito corre o risco de vazar ou descolar. Essa é apenas a exposição de minha montagem pra auxiliar quem já está decidido a montar o seu aquário.
 

Material:

  • Vidros de 6mm de espessura, sendo a base de 78,8cm x 33,8cm, as laterais da frente e fundo (comprimento) de 80cm x 45cm, e as laterais (largura) de 33,8cm x 45cm, cortados no esquadro e acabamento lixado (para fixação do silicone), e para a trava um pedaço de 33,8cm x 10cm e dois pedaços de 10cm x 1,5cm;
  • Silicone 100 % puro com cura acética, sem fungicida (usei o Siltrade manutenção de 300g);
  • Placa de isopor de 5mm de espessura, mais largo e comprido que a base do aquário, estilete para cortar o isopor, papel higiênico para limpar a mão e o vidro (caso borre de silicone), fita crepe, seringas para aplicar o silicone.

Montagem:

Os vidros laterais ficarão ao lado da base, e não sobre a base:




Não me adaptei com o aplicador de silicone, então cortei a ponta de uma seringa e usei ela pra aplicar o silicone:

Primeiro colei a base sobre o isopor:


Colagem da primeira lateral, passei silicone na lateral da base (pegando o isopor também), e encostei o vidro lateral deixando-o no mesmo alinhamento da base. Logo depois de encostar o vidro lateral, pressionei até ficar bem junto à base, sem pressionar pra baixo pra não ficar mais baixo que o vidro da base. Feito isso já passei o dedo no silicone que sobrou na lateral, lembrando que o silicone cria película em 1 minuto, o que pode prejudicar a colagem se houver demora:


Logo em seguida, apliquei silicone em um dos lados da lateral já colada na base e na base, junto ao isopor, em um dos lados do comprimento para colar o vidro maior. Primeiramente encostei o vidro maior na base e depois, com o auxílio de meu pai, encostei esse vidro na lateral com silicone, no alinhamento de ambos. Passei o dedo no excesso de silicone:


Passei fita crepe nessa parte já colada e parti para a próxima lateral, procedendo da mesma forma das demais, e passando fita crepe para segurar o vidro:


Para terminar a estrutura bastou colar o ultimo vidro, passando silicone na base junto ao isopor e nas laterais dos vidros da largura, colando e passando o dedo no excesso de silicone. Passei fita pelo aquário todo:


Parei nesse ponto para deixar secar (dois dias eu deixei), mas no próximo que montar vou passar o silicone da camada interna nesse momento e deixar secar inteiro:

Com o estilete, cortei o isopor do tamanho do aquário:


Silicone secando:


Como não sou prático no manuseio do silicone, resolvi proteger as laterais antes de passar a camada interna para evitar muitos borrões. Se não quiser usar as fitas, basta não usar muito silicone de uma vez na lateral, pois isso faz o silicone se acumular na ponta do dedo e escorrer para a lateral, sujando os vidros, passe aos poucos (se o silicone criar película não passe mais o dedo nele pois fica horrível). Retirei a fita antes de secar o silicone, logo após passar o dedo, isso evita que o silicone seco saia junto com a fita:


Marquei o local das travas:


Passei silicone nos vidros de 10cm x 1,5cm e colei no centro da marcação da trava (que deve ser o centro do comprimento), usando um outro pedaço de vidro de 6mm para deixá-lo na altura certa para o alinhamento da trava com a borda superior do aquário:


Visão de como ficaram as bases da trava central:


Para colar a trava passei silicone com uma seringa menor que a usada para montar o aquário (a mesma que usei para a vedação interna), o silicone fica em contato com a base da trava, com o vidro do comprimento e com a trava central:


Passar silicone dos dois lados antes de colocar a trava:




A trava fica alinhada com a borda superior do aquário:


Borda colocada, basta deixar secar, esse vai secar pelo menos uma semana:


Aquário pronto, faltando apenas limpar os borrões de silicone indesejáveis, para essa tarefa, bombril molhado no álcool é uma boa opção, se o borrão for grosso raspe o silicone com estilete e depois use o bombril (faça isso depois do aquário seco):


Aquário cheio:





  

A ultima etapa da montagem foi o papel contact preto no vidro do fundo, para evitar bolhas entre o vidro e o papel contact basta ir colando por partes e ir passando um pano tipo flanela, alisando o papel contact e desmanchando as bolhas:










Aquarismo Online © 1999-2014. Todos os direitos reservados.