Este projeto recebi de um colega Aquarista de Portugal, Sr. Leonel Leite

Náuplio de artêmia é uma das melhores e mais completas maneiras de alimentarmos alevinos, promovendo um rápido crescimento e muitos outros benefícios.

A criadeira deste projeto possui 02 compartimentos de criação e um compartimento intermediário para se fazer o aquecimento da água onde os ovos serão eclodidos.

Como o aquecimento é indireto eu recomendaria o uso das seguintes espessuras de vidro :
Divisórias internas = Vidro espessura de 2mm
Corpo externo e fundo = Vidro espessura de 3mm

O termostato usado neste projeto é de 80W , a temperatura da água para eclosão deve ser entre 25 e 28ºC , no caso o compartimento intermediário está em uma temperatura de 30ºC.
A caixa de iluminação não está acoplada à criadeira.



Eclodindo

Preparação da água :
Para cada recipiente com 1,5 litros desta criadeira, adicionar 02 colheres de sopa de sal grosso ou sal marinho + 01 colher de chá de bicarbonato de sódio (caso a água tenha baixa dureza - considerar um Ph ideal em torno de 8 ) e 1,5 litros de água sem cloro.
É recomendável que a mistura seja feita fora do recipiente de eclosão , não necessariamente com toda água à ser utilizada.

Colocação dos ovos :
Ligue a aeração forte (caso necessário coloque um compressor para cada compartimento de criação). Esta aeração ficará ligada constantemente durante e após a eclosão.
Verifique se a temperatura está adequada.
Deite no recipiente 01 colher de chá de ovos (cistos) de artêmias .

Tempos :
Tempo aproximado para eclosão dos ovos : 24h
Tempo aproximado de vida dos náuplios após a eclosão : 24h
Para que seja sempre disponível náuplios de artêmia para alimentação de alevinos, assim que houver a eclosão dos ovos em um dos compartimentos, inicie a preparação do outro recipiente.

Coleta dos náuplios :
Desligue a aeração por cerca de 10 minutos, as cascas dos ovos irão boiar e os náuplios irão para o fundo em direção a luz.
Colete os náuplios através de sifonamento com uma mangueira fina (apenas os que serão consumidos) pode ser aquelas de ar utilizada normalmente em aquários.
A água do recipiente de coleta estará com alta salinidade, para servir os náuplios dilua esta água contendo os náuplios com água sem cloro acrescentando entre 4 e 5 vezes o volume da água coletada.
religue a aeração assim que coletar os náuplios.

Sobre o autor:
Autor: Alexandre Altieri