Peixes de Água Doce

Peixes de Água Doce

Plantas Hidrófilas

Plantas Hidrófilas

Invertebrados de Água Doce

Invertebrados de Água Doce

Fórum de Discussões

Fórum de Discussões

Ripário de 360 litros de Paola CésariVocê sabe porque esse mês é conhecido como Outubro Rosa? A cor rosa foi escolhida em homenagem às mulheres, já que é a cor preferida da maioria delas, e a homenagem se deve ao mês que simboliza o combate ao cancer de mama, que até acontece em homens, porém, por motivos fisiológicos, são raríssimos os casos no gênero masculino. Pensando nisso, esse mês teremos uma mulher, talvez a mais famosa mulher do AqOL, escrevendo sobre o aquário de outra mulher, que quando mostrou sua montagem pela primeira vez, deixou muito marmanjo com vontade de fazer igual. É isso mesmo! O Aquário do Mês de Outubro de 2014 é o Ripário de Paola Cézari e sua matéria foi escrita pela nossa querida Xica! Nesse momento tenho certeza que muitos pensaram "eu jurava que Marne era nome de uma mulher!"

 

À partir de agora, quem vos escreve é a Xica: 

Ripário (ou riparium) é um modelo de aquário plantado que visa recriar ou imitar áreas úmidas marginais de corpos aquáticos como lagos, rios e córregos. É uma montagem que dificilmente vemos e foi por ela que Paola se decidiu em janeiro deste ano. Adquirido o tanque, o primeiro empecilho ficou por conta do vidro temperado, o que impedia a furação para o sump. “Meu marido se empolgou e resolveu fazer o overflow em PVC mesmo... ficou ótimo”.

Ripário de 360 litros de Paola Césari

Com 180 centímetros de comprimento, o aquário também permitiu um layout visualmente limpo e atraente. As plantas – tanto emersas quanto imersas – concentraram-se à direita do tanque, deixando uma ampla área livre para natação. Referente às plantas emersas, algumas estão colocadas em vasos enquanto outras ficam em contato direto com a água.

Algo que também chama muito a atenção é o efeito de nevoeiro (fog), ideia do marido de Paola. O fog é conseguido com o uso de um dispositivo que tem o mesmo princípio dos umidificadores de ar ultrassônicos. “Para as fotos usei meu umidificador mesmo ... mas pretendo comprar este brinquedinho.”

Com o passar dos meses ocorreram algumas alterações. O pH, inicialmente em 6,8, estabilizou-se em 6,2. Algumas plantas não se adaptaram ao ambiente e foram substituídas por outras espécies. A água adquiriu uma cor amarela em função dos taninos dissolvidos e finalmente a iluminação inicial, previsto o uso de 3 leds de 4000 K e 3 leds de 6500 K, foi alterada para apenas 2 leds de 6500 K (leds de 10 W cada).

Apesar do tempo de montagem, ainda é um aquário em evolução, buscando seu equilíbrio e pleno desenvolvimento.

 

Dimensões: 180 x 40 x 50 cm
Volume bruto: 360 litros
Tempo de funcionamento: 10 meses.
Filtragem: Sump com bomba de 2000 L/H e 6 litros de mídia biológica.
Iluminação: 2 10W LED 6500 K.
Substrato: Areia.
pH: 6,2
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 27C
Alimentação: ?
Fertilização: Não há.
Fauna: Hemigrammus rhodostomus, Melanotaenia boesemani, Melanotaenia lacustris, Melanotaenia splendida, Melanotaenia sp., Glossolepis incisus, Corydoras schwartzi, Corydoras hastatus, Corydoras sp., Poecilia reticulata, Macrobrachium jelskii, Caridina pareparensis parvidentata e Planorbis corneus.
Flora: Emersas: Dracaena sanderiana, Rhapis excelsa, Adiantum sp., Epipremnum sp e Dieffenbachia sp. Submersas: Bolbitis heudelotii Microssorum ssp, Anubias barteri e Spathiphyllum wallisii.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Enquanto isso no Fórum AqOL...

Produtos e Equipamentos Sunsun x Hopar Canister
Marne Campos > 18/04 9:04

Bate Papo Pessoal de 2010-2015
Marne Campos > 18/04 8:42

Paludários, Terrários e Lagos aquarista iniciante - me ajude a escolher um filtro!
Marne Campos > 18/04 8:35

Água Doce Agua do aquario turva e esverdeada
pri.znt > 22/03 21:34

Plantados Dúvida: Ciclagem com peixes, utilizando aceleradores, fazer tpa?
fabriciosmarques > 07/03 12:23

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!