Biótopo de 126 litros de Henrique Carvalho Alves

É sempre um prazer falar de um temático ou biótopo, mesmo quando não são montagens das mais fiéis, só de ter o privilégio de saber da dedicação e estudo que o aquarista empregou naquela montagem, procurando reproduzir um habitat natural, já é muito gratificante. O aquário do Mês de Setembro de 2013 do AqOL é o biótopo de Henrique Carvalho Alves, um aquário que representa, de maneira bastante fiél, as águas da famosa cidade de Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul, mais especificamente do Rio da Prata, um dos vários aquários naturais da região e que atrai milhares de pessoas de todo o mundo para contemplação de um verdadeiro aquário plantado criado pela natureza!

Henrique contou que sempre gostou do aquário como um todo, não se dedicando exclusivamente ao aquapaisagismo durante o desenvolvimento de suas montagens, dessa forma, idealizou um aquário com uma boa variedade de plantas e, para aumentar o desafio, que reproduzisse algum ambiente diferente. 

Biótopo de 126 litros de Henrique Carvalho Alves

O local escolhido foi o Rio da Prata em Bonito-MS, justamente por reunir características bem diferentes do que encontramos na literatura como ideal de um belo plantado, porém que exibe uma vegetação de colocar inveja em muito aquário holandês!

Para reproduzir essas características, Henrique formulou um composto que permitisse ter uma água alcalina, rica em carbonatos, cálcio e magnésio, semelhante às características que ele encontrou sobre a água do local. O paisagismo foi feito seguindo algumas fotos do próprio Rio da Prata e (acreditem na afirmação de alguém que já mergulhou no local) de certa forma, realmente lembra as águas cristalinas daquele rio.

O aquário teve alguns problemas com algas como qualquer aquário plantado, mas foram poucos, contrariando qualquer cartilha que defenderia um aquário bem diferente do montado pelo aquarista. Isso quer dizer, fotoperíodo curto, níveis de CO2 abaixo dos indicados para um plantado, ausência de iluminação específica etc. O resultado é um aquário muito gratificante para seu idealizador, revela o próprio Henrique Carvalho! 

Dimensões: 90 x 35 x 40cm
Volume bruto: 126 litros
Tempo de funcionamento: 1 mês.
Filtragem: Canister Haqos Expro 500 l/h (Perlon e Sera Siporax Mini)
Iluminação: 4 x 24W T5 6500K (7 hrs/dia).
Substrato: Laterita, MBreda Amazônia e areia.
pH: 7,2
GH: 8,0
KH: 6,0
NH3/NH4: 0
NO2: 0
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 23oC
Alimentação: Tropical Astacolor.
Fertilização adicional: RC Flora All e Buffer caseiro
Injeção de CO2: Sim.
Fauna: Hyphessobrycon eques e Planorbis sp.
Flora: Heteranthera zosterifolia, Myriophyllum matogrossense, Hydrocotyle leucocephala e Taxiphyllum sp.
Informações adicionais:
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!