Aquário de Iniciante

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 16 Apr 2018, 10:46

Comecei um aquário há 1 semana de forma inexperiente. O aquário tem 100 litros, com filtro de bactérias FBM 50, bomba submersa (não me recordo as especificações) e um termostato Ace Pet 100W. De layout usei areia tratada marrom, pedras de caverna, tronco de madeira e plantas artificiais.
Bom, não fiz a ciclagem, como manda a teoria. Coloquei a água com aticloro e coloquei a bomba pra rodar. No segundo dia adicionei dois Platys. No quarto dia uma Botia lohachata e um Dojô. No sexto dia o tronco estava coberto de alga peteca. Fui orientado a colocar uma Alga Eater. Feito!
Depois de um dia percebi que a AE não come esse tipo de alga e lendo em tópicos distintos vi que nenhum peixe comeria.

Sei que cometi uma porção de erros, mas a vontade de ver o aquário funcionando foi maior.

Enfim, o que fazer para preservar o aquário e não perder os peixes (que parecem estar bem)?
O que fazer com o tronco? Retirar, colocar no sol e limpar é uma boa ideia?
Com o que devo ficar atento no aquário? Nitrito, Amônia, pH?

MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 19 Apr 2018, 18:16

Hoje reparei que um dos Platis está quieto e com a barriga meio murcha. Pelo que li parece ser tuberculose. Procede? O que fazer? Retiro o peixe?

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby Marne Campos » 24 Apr 2018, 10:53

Olá Marcelo

Bom... pelo menos você sabe que começou errado e está pagando por isso, já é um começo. :roll:

Tem um peixe que come algas petecas sim, é o Comedor de Algas Siâmes (Crossocheilus oblongus). Cuidado pois nas lojas é uma confusão de nome, então vá pela imagem que está aqui no site.

Há um tópico da Xica aqui no fórum que é excepcional para quem está começando, Já deu uma olhada nele?

Tá començando?
Marne Campos

MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 24 Apr 2018, 11:06

13º DIA DO AQUÁRIO

Vou continuar meu relato...

Nesse meio tempo, meu Dojo suicidou (mesmo com a tela que coloquei) e eu coloquei mais três peixes. Duas Colisas e um Cynodontis.
Dois dias depois do aumento da fauna, como relatado, um dos Platis ficou com a barriga chupada e acabou morrendo. Retirei ele e fiz uma TPA.

Fui em uma loja e contei toda a história do aquário. Analisaram o pH e a amônia da água e no cruzamento das informações disseram que meu aquário ainda estava no verde, porém no limite. Me orientaram a usar um acelerador de biologia (cuja marca não me recordo). Estou uno quarto dia de uso.

Ontem À noite, um dos tetras cardinais havia morrido.

Noto que há muita sujeira de fezes no substrato. Vou aguardar os 7 dias de uso do acelerado para fazer nova TPA e tentar limpar o substrato, pois como é areia, penso que será bem difícil retirar as fezes sem retirar o substrato.

Ficarei torcendo para não perder mais peixes.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby Marne Campos » 24 Apr 2018, 11:09

Qual é a bomba que você está usando?

Reparei que você tem colocado peixes sem critério algum, sem observar pH, temperatura etc.

Não sei o que quiseram dizer com o seu aquário estar no verde, mas por que não compra um teste de amônia e nitrito para você mesmo acompanhar como estão as coisas?
Marne Campos

MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 24 Apr 2018, 11:21

Olá Marcelo

Bom... pelo menos você sabe que começou errado e está pagando por isso, já é um começo. :roll:

Tem um peixe que come algas petecas sim, é o Comedor de Algas Siâmes (Crossocheilus oblongus). Cuidado pois nas lojas é uma confusão de nome, então vá pela imagem que está aqui no site.

Há um tópico da Xica aqui no fórum que é excepcional para quem está começando, Já deu uma olhada nele?

Tá començando?

Olá Marne. Não sabia dos tópicos que você me passou. Sou iniciante e não tive muito tempo para fuçar por aqui. Valeu demais.

Quanto ao peixe comedor de alga peteca, boa dica, mas em função de estar perdendo peixes, optei por não colocar mais peixes, por hora. Vou aguardar. Além do que, a Alga Eater começou a comer as algas petecas.

A bomba é uma Sarlo 300.

Quanto aos peixes, procurei peixes que são de comportamento tranquilo, mas realmente não reparei as demais condições como pH e temperatura.

Quanto ao "teste no verde", no teste de amônia ( que comprei para fazer o seguimento) têm um gráfico que cruza os dados do pH com a amônia e estava no verde. Antes de ontem o valor cruzado ficou em 0,002, que é verde também.

No mais, obrigado pelo contato e pelas dicas.

MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 26 Apr 2018, 11:34

15°DIA DO AQUÁRIO
Hoje gostaria de atualizar alguns dados do aquário.
Hoje é o 7º dia do uso de Stability (acelerador de biologia) e amanhã testarei novamente a água.
Ontem adicionei duas lâmpadas de led 9W (já tinha uma tubular de led que eu não sei a voltagem)
Os alimentos dados são:
Bio Vit flocos, Poytara (de fundo) e uma vez por semana Blood Warms congelado.
Peixes:
1 Plati
3 tetra cardinais
1 Alga Eater
1 Botia lohachata
1 Cynodontis
2 Colisa azuis

Amanhã farei a segunda TPA.

MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 02 May 2018, 09:28

26° DIA DO AQUÁRIO

Voltando para contar mais sobre o meu aquário.

Bom, há 4 dias retornei a loja de aquários para conversar sobre o aquário e comprar algumas coisas (ração, mangueira e outros). Acabei comprando mais integrantes para o aquário. 2 Platis, 1 camarão, 1 Mexirica e uma planta (Anúbia) pequena. Ates de colocá-los no aquário fiz uma TPA e sinfonagem. Medi o pH (7,0), amônia (0,50ppm), ficando a amônia tóxica em 0,003 (verde).

Porém, ontem o Mexirica apareceu cheio de pontos brancos por todo o corpo. Ictios? Parece que sim. Voltarei hoje na loja para saber. Os parâmetros continuam os mesmos. O que fiz foi aumentar a temperatura de 26 para 30ºC como vi descrito em alguns sites de aquarismo, para tentar combater o íctios. Não coloquei sal grosso, pois tenho peixes de fundo. Amanhã devo fazer mais uma TPA.

Hoje, pesquisando aqui no site sobre o mexiria, vi que ele tem padrões distitos dos peixes que tenho. :( , mais um erro cometido. Enfim.

Vou ver a resposta do pessoal da loja e depois conto por aqui.

Saldo Peixes:
3 Plati
3 tetra cardinais
1 Alga Eater
1 Botia lohachata
1 Cynodontis
2 Colisa azuis
1 Mexirica
1 Camarão

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby Marne Campos » 04 May 2018, 09:37

Possivelmente é íctio, daí a importância de uma quarentena para os peixe antes de introduzí-lo no aquário. Eleve a temperatura para 29/30C e mantenha assim por 3 a 4 semanas, se no terceiro dia não regredir, utilize algum anti-ictio no aquário, pode ser Labcon Íctio, Neves Nevictio, Atlantys Parasiticida etc. Mesmo regredindo no terceiro dia, mantenha a temperatura alta pelo período que mencionei para corresponder ao ciclo de vida do parasita por completo.

Mais um texto importante para você:

Quarentena, entenda a sua importância

Uma dica que vai ajudá-lo, sempre que pretender comprar um peixe, pesquise as características dele por aqui antes:

http://www.aquaonline.com.br/peixes/doce
Marne Campos

MARCELO LIMONGI
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 16 Apr 2018, 09:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia-GO
Contact:

Re: Aquário de Iniciante

Postby MARCELO LIMONGI » 06 May 2018, 17:29

Valeu demais, Marne. O Mexerica está melhorando, quase não tem íctio. Mas apareceu nos tetras. A temperatura está em 30 C, há 4 dias. pH 7 e amônia 0. Continuarei observando. Mas vou iniciar o medicamento anti ictio.
Tem muito peixe bacana. Acabo escolhendo pela beleza e acabo cometendo erros. Tem 3 peixes que estou de olho. Cobrinha kulli, ramirese e killifish. Vou checar se algum deles convivem bem no aquário. Mas primeiro tratarei do ictio.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests