A Filtragem e os Filtros.

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

A Filtragem e os Filtros.

Postby Victor Pax » 13 Feb 2015, 11:07

Sobre novo artigo do portal... aconselho os autores a lerem a tópico "Aquário com FBF? Como?"

http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... &hilit=fbf

Aliás... vocês não pesquisam para fazer os artigos?

Alias... citar que tem de retirar o FBM do aquário a cada manutenção.... de onde tiraram isso... se tira apenas o compartimento do perlon e não o filtro como dá a entender...

PelamordeOdimpaidetodos.... se refaz um artigo para corrigi-lo e atualiza-lo e não para cometer os mesmos erros conceituais do velho.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Julio León
Colaborador
Posts: 586
Joined: 15 Jan 2014, 00:01
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 0
Location: Alemanha

Re: A Filtragem e os Filtros.

Postby Julio León » 13 Feb 2015, 11:33

Prezado Victor,

Tinhamos lido seu artigo antes de fazer a revisão e atualização do artigo. Achamos ele bem detalhado e expondo a sua opinião pessoal em certos aspectos. Porém, não entendo o motivo pelo qual você acha que faltou pesquisa com relação ao FBF; ele apresenta dificuldades para os iniciantes, que são o público alvo do artigo em questão.

Com relação ao FBM, ele depende muito do tamanho do aquário; onde você coloca o Perlon (tem gente que coloca no primeiro compartimento, tem gente que coloca esponja e já o perlon fica no 2do ou até no terceiro). Nesses casos, você estaria quase desmontando o FBM para trocar o perlon, fazer isso dentro do aquário (caso for pequeno) pode ser incomodo e com certeza muitos prefeririam retirar o filtro para tirar o compartimento onde a esponja e o perlon estão. Fora disso, as cerámicas são lavadas de vez em quando com a água do aquário para retirar parte dos detritos que não foram retidos na filtragem mecânica.

Agradecemos sua opinião, mas discordamos o fato de você achar que esses são erros conceituais.

Tenha um bom dia!
Julio León

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: A Filtragem e os Filtros.

Postby Victor Pax » 13 Feb 2015, 12:22

Consiste em placas plásticas perfuradas que ficam sob o cascalho e das quais saem torres onde será colocada uma bomba submersa ou pedra porosa. A filtragem (basicamente biológica) é feita pelo substrato já que é nele que se fixarão as bactérias. O filtro forçará a passagem da água pelo substrato fornecendo assim o oxigênio e a matéria orgânica para que as colônias realizem os processos biológicos.
Pelo artigo que postei já mostra como não é assim, mas sim que não é com cascalho por si, mas com granulometria de abaixo de 4mm e maior que 2mm, não se usa pedra porosa de forma alguma pois não tem vazão para tocar o filtro, se usa uma tela entre os grânulos e as placas, não são apenas bactérias que fazem a depuração biológica, etc etc etc.
A matéria orgânica ficará acumulada embaixo das placas,
Esqueceram de acrescentar... se for montado errado!!!

Alias... a bomba tem força para puxar partículas através dos interstícios do cascalho (por mais grosso que queiram passar que ele seja para prejudicar a filtragem imaginada) mas não consegue puxar os mesmas partículas em um vão livre a ponto de acumularem? :roll:
As plantas também sofrem com o uso deste filtro pois ele prejudica suas raízes
Se no artigo tem até carpetes nos aquário com FBF... :roll:

Deveria colocar no final da avaliação do sistema de filtragem FBF:

"Esse sistema de filtragem foi escrita como sendo não atrativa tanto pelo baixo custo quanto pela desinformação de aquaristas tendenciosos que escreveram o texto."

Sobre o FBM a indicação é para colocar perlon no primeiro compartimento que é ode filtragem mecânica... então novamente estão se baseando numa montagem errada que só alguns fazem para julgar um sistema de filtragem (quer dizer... outro :roll: )?

Aliás os casos de uso de esponja em FBM foi de mídia biológica... que não pode ser retirada da água.... e mesmo que faça como mídia mecânica em um compartimento de mídia química/biológica de forma alguma pode ser levado como "regra de montagem".

Então corrige (até por mínima coerência) que tem gente que faz o mesmo com canister (logo tem de desmonta-lo fora do aquário toda vez que faz manutenção, tirando o perlon+esponjas+cacos de telha+ outras coisas que alguns colocam) e gente que não usa mídia biológica em sump (corrige lá que não se usa...) além de gente que usa filtro externo em aquários grandes (corrige que pode então...) fora outras montagens erradas de filtros.

Por isso que eu perguntei se vocês não pesquisam (de forma honesta) para fazer os artigos?

Pois essa da pedra porosa em FBF é uma grande prova de um elemento básico e fundamental que nunca podeira passar (de forma não tendenciosa e manipuladora) para as pessoas.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: A Filtragem e os Filtros.

Postby Xica » 13 Feb 2015, 21:52

Oi, Victor.
Ultimamente estou mais para Loki do que para Odin, mas deixemos a mitologia nórdica de lado e vamos conversar.
Pode olhar a coisa do meu ângulo? Pensa em quem está começando. A quantidade absurda de informação disponível, termos com os quais não se tem intimidade alguma, uma profusão de equipamentos, suplementos, tipos de montagem, e as relações que umas têm a ver com outras e como isto afeta o sistema chamado aquário. Vida de iniciante não é fácil.

A intenção deste artigo é ser básico, ser apenas o primeiro degrau. A ideia é que a partir dele as pessoas aprofundem o conhecimento sobre o que interessa a elas via pesquisa. Se o interesse for FBF (exemplo), certamente chegarão ao seu texto, ao do Marcos Mataratzis, além de vários outros e conhecerão com detalhes, prós e contras o filtro e a montagem. Concorda?
Como tem minha mão no artigo, falo por mim: talvez careça de alguma informação ou poderia ser escrito de outra forma mais clara, então quer deixar sugestão para melhorar? Só precisa ser básica, para iniciantes. Por mp, se preferir.

E falando apenas por mim, já usei FBM no aquário dos kinguios. Depois da primeira vez nunca mais tive coragem de abri-lo dentro do aquário para troca de perlon. Eu realmente o retirava, fazia a troca e o recolocava. Fazer isto dentro do aquário era pedir para ver uma névoa marrom de particulados sólidos espalhando-se por toda a água.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: A Filtragem e os Filtros.

Postby Victor Pax » 14 Feb 2015, 16:21

Desculpe aos foristas qualquer palavra forte dita, mas lutamos tanto para desmistificar, para trazer informação real ao hobby e torna-lo acessível a todos que ler posições já refutadas dá um grande desanimo para um velho hobbysta.

Imaginemos tirar um filtro inteiro não vedado de dentro do aquário a anarquia que provocará no ambiente com toda essa água jorrando das emendas das repartições.... isso sem falar no que acontecerá com a colônia de bactérias da filtragem biológica.
Acho que até um novato pensaria “acho que esse não é o melhor jeito de se fazer a manutenção em um FBM...”.

Xica, acho que quase todos tiram apenas o compartimento do perlon (fechado obviamente) ou faziam como eu aproveitando a TPA para tira-lo já fora da água ou com muita pouca água perto.... mas o colocado lá é como padrão... e como disse o foco deveria ser um novato que lê.

Aproveitemos e imaginemos o que vem a mente a palavra “cascalho”... não seria isso:
Image
Image

E convenhamos... de forma alguma associaríamos a grãos de 2-3 mm (4 no máximo, mas não recomendado)... aliás chamamos de areia partículas de 1,9mm... logo onde um substrato de FBF está mais próximo? :wink:

Pedra porosa, eu acho que nem na década anterior (e se bobear nem na anterior desta ou virada do século) se associava ao uso com FBF (a não ser para prejudicar um hobbysta novato).

No artigo que dizem ser um dos itens da pesquisa para dizer que o filtro prejudica as plantas... tem fotos.
Image
Image

Então ao ver posturas e indicações que seriam desaconselháveis em um post ou pior... em um tópico serem feitas em um artigo (que deveria ser muito mais sério e embasado) sobre... filtragem, realmente me deixou abismado com o conteúdo e a fundamentação.

Ainda mais que no referido artigo estudado sobre FBF estava claro que o filtro tem de ter uma montagem específica senão há uma série de problemas e justamente a montagem que não se recomenda, pois prejudica a filtragem é aquela declarada no artigo de... filtragem... para justificar os problemas atribuídos ao FBF... só que com uma montagem não recomendada (viram a “pegadinha”?).

Bom gente... botem a mão na consciência se não é para ficar chocado.

Então desculpem se fui muito enfático.... e realmente acho que se não gostam de alguns filtro nem deveriam cita-los... afinal é melhor omitir do que mentir.

E desculpe Xica, mas
Se o interesse for FBF (exemplo), certamente chegarão ao seu texto, ao do Marcos Mataratzis, além de vários outros e conhecerão com detalhes, prós e contras o filtro e a montagem. Concorda?
Não... pois depois de ler que o FBF é o mal encarnado, coisa de pessoas...ignorantes (desculpe mas esse é o sentido no texto) e que só faz mal.. se entrar no fórum pior... se o meu post com fotos, com fundamentações, com exemplos e o caramba é chamado de "opinião" por um dos autores?

E um artigo de portal de site reavivando preconceitos, mitos e (desculpe) ignorâncias (cascalho? pedra porosa?) sempre vai ter um peso maior que qualquer tópico de qualquer forista (que pode nem estar mais na net semana que vem).. e ainda mais que a tem um monte de gente louca para desinformar (e me desculpe é isso que o artigo faz) quem tocar no assunto FBF.. tanto que muitos como o Elisiário, o jurandir e outros foram praticamente expulsos dos fóruns tamanha pressão (leia-se encheção de saco) pelos destradores do filtro.... imagina um novato perguntado?
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A Filtragem e os Filtros.

Postby Katsuzo Koike » 15 Feb 2015, 13:01

Caro Victor, é preciso pegar leve nas críticas, para termos uma boa convivência em qualquer grupo da Web. Há formas e formas de criticar. Porque alguns não gostam desta ou daquela filtragem, o mundo não vai acabar!

Você até foi correto ao fazer a defesa (com críticas) das filtragens FBF e FBM, segundo suas posições. Mas agiu pessimamente em querer desqualificar todo o artigo e pior, os autores do mesmo. Não é assim que vc vai conquistar respeito em nenhum Fórum, com ironias grosseiras. Passaram dados antigos? Sim. Mas isso não te dá o direito de destratar as pessoas, no caso, todos amantes do aquarismo há anos e décadas, aqui do AqOL.
Não publicamos um "tratado científico", nem uma tese de doutorado que precise ser defendida, pesquisada, fundamentada com profundidade, como vc afirma. Esse texto é o básico dos básicos, e quem o achar fraco (é direito), busque artigos científicos acadêmicos em inglês, de preferência, para ter uma visão profunda do tema.

Vc fez uma tempestade em copo d´água: qualquer um nota que vc é defensor dessas filtragens, mas qualquer um sabe que essa tecnologia está ultrapassada, embora ainda sendo vendida e praticada por muita gente boa. Conheço seu texto sobre esses filtros, em outros Fóruns, no qual, no final, vc nem aconselha o seu uso, né.

Note como se escreveu pouco sobre as ditas filtragens FBF e FBM, com algumas falhas, mas isso não desqualifica todo o artigo. Sobre o termo cascalho, não achei nada demais....e as fotos que vc colocou eu não chamaria - em aquarismo - de cascalho. Poderíamos colocar centenas de foto do que seria cascalho, mas não britas de granito ou seixos médios. As palavras são abertas à imaginação....do mesmo modo se pensarmos em um "cachorro", não será igual para 1000 pessoas.

Por isso, nós do AqOL pedimos um pouco de respeito, para mantermos a boa convivência. Nunca pare de fazer criticas e agregar conhecimentos, defenda suas posições, mas não precisa exagerar, destratando ou desqualificando as pessoas. Gde abç.


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest