Aquário Amazônico - MRV

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Aquário Amazônico - MRV

Postby Marcio Vargas » 07 Aug 2017, 11:32

IBom Dia Pessoal,

No aquachurras-2017 acabei ganhando um Hang On da eheim e resolvi montar um aquario plantadinho.

A inspiração vai ser o aquario do Julio

O móvel que tenho disponível tem 20cm de frente por 40cm de profundidade, medidas um pouco fora do comum. Pretendo então fazer com 20 x 40 x 40 o que daria 32 litros.

Como ele vai ter uma profundidade muito maior do que o comprimento, pretendo fazer um layout onde a parte de traz fique bem mais alta que a frente, coisa de uns 20cm.

Plantas pensei em Anubias, muitas delas, e outras ainda a pesquisar mas aceito (e gostaria ate) de sugestões.
Fauna inicialmente pensei em Beta, mas é possível tb Guppy ou algum outro peixe que vá bem em aquario pequeno, ate mesmo um cardumezinho de uns 6 ou 8 Cardinais. O foco vai ser no paisagismo.

Como não terei CO² nem subs fertil, apenas RC tabs e RC Carbo, a prioridade são plantas mais rusticas.

Vou encomendar o vidro, e vou atualizando.








OBS: Clique aqui para ir direto ao Inicio da Montagem com projeto e objetivo atualizado atualizado
Last edited by Marcio Vargas on 04 Mar 2018, 13:00, edited 2 times in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Marcio Vargas » 07 Aug 2017, 16:15

Bueno,

Estava conversando com o pessoal da RC flora, e recomendaram as seguintes plantas, que vão bem com iluminação low tec, sem substrato fértil e sem CO², e que atendem ao meu objetivo de ter um matagal.

- Cryptocoryne pontederifoli
- Cryptocoryne undulat
- Cryptocoryne wendtii


Todas compondo uma escala da menor para a maior.

Estou bem disposto a tentar as Blyxa japonica ou as Eleocharis parvula no terço frontal. Sei que via de regra exigem uma iluminação mais forte, porem já tive as Blyxa em um aquário sem muita iluminação e vieram bem, fechando bem o substrato (que é o que quero).

Para a Fauna estou beeeem inclinado a ir de Tetras Cardinais, um cardume de 10 indivíduos, e nada mais.
Last edited by Marcio Vargas on 08 Aug 2017, 19:01, edited 1 time in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Marne Campos » 08 Aug 2017, 16:32

Marcio,

No mesmo Aquachurras... Acho que você chegou no meio e perdeu boa parte da palestra do Eduardo Fonseca. Ele comentou que algumas plantas, tidas como exigentes, são na verdade de baixa demanda ou low demand (que tal se começarmos a aposentar o termo low tech?), algumas das citadas foram as do gênero Eleocharis. Então lembrei que o Fabiano Penz mantinha um plantadinho charmoso forrado delas e se não me engano, sem CO2.

Pode ser uma opção interessante.

Quantos aos peixes, se for na onda dos Neons, eu só trocaria o Paracheirodon axelrodi pelo Paracheirodon simulans.
Marne Campos

User avatar
Fabiano Penz
Colaborador
Posts: 1636
Joined: 12 May 2007, 19:27
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre / RS

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Fabiano Penz » 08 Aug 2017, 17:23

SIm Marne, o carpete era de elecharis parvula sem CO2 mesmo, bem depois é que comecei a injetar o gás e de iluminação lâmpada T8 normal.

Image

Tu viu o quanto tava largado o aquário, limpei geral no domingo e agora até que tá apresentável hehehehe, mas as plantas, principalmente as cryptocorines, não sofreram nada, estão lá numa boa assim como as round pelias e anubias.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Marne Campos » 08 Aug 2017, 18:22

Tu viu o quanto tava largado o aquário, limpei geral no domingo e agora até que tá apresentável hehehehe, mas as plantas, principalmente as cryptocorines, não sofreram nada, estão lá numa boa assim como as round pelias e anubias.
Na verdade eu acho que essas plantas são tão lentas para melhorar ou piorar que a não ser que você dê relaxo por meses, elas não manifestam nenhuma reação visível aos seres humanos, praticamente "plantas corais" hehehe
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Marcio Vargas » 08 Aug 2017, 18:55

Então,
Como me conheço e sei que sou meio relaxado com os cuidados, prefiro essas Low Demand mesmo.

Essa experiencia que o Tio teve com a Eleocharis eu tive com a Blyxa. Na literatura a Blyxa é tida como exigente em questão de iluminação, porem eu criei um tapetão no aquário com uma iluminação das mais simples.

Vou coloca-la na lista, gostei da Eleocharis parvula. Vou compra-las do Rony, já comprei dele no passado e gostei muito do preço e da qualidade.

Quanto aos peixes, por qual motivo você optaria pelo simulans e não pelo axeroldi? Algo relacionado a serem mais adequados para o aquário menor? Eu particularmente prefiro as cores mais vivas do axeroldi, porem se o simulans for mais adequado aos 36 litros, vamos com ele.

Dei mais uma lida hoje em alguns tópicos mais antigos, e acho que estou fechado nessa opção mesmo. Neons e plantas Low.



PS: Tio, a tua foto não abre aqui.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Marne Campos » 09 Aug 2017, 10:50

Quanto aos peixes, por qual motivo você optaria pelo simulans e não pelo axeroldi?
Pelo tamanho mesmo, como os simulans ficam menores, acho que ficam mais harmoniosos num nano.
Marne Campos

User avatar
Fabiano Penz
Colaborador
Posts: 1636
Joined: 12 May 2007, 19:27
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre / RS

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Fabiano Penz » 09 Aug 2017, 11:13

PS: Tio, a tua foto não abre aqui.
Engraçado pois aqui abre

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Xica » 09 Aug 2017, 14:17

Sugestão de fauna: foguinhos e hastatus. Daí você aproveita e coloca uns red cherries também. Fica um pontilhado vermelho lindo no meio do verde. :D

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquario Plantadinho - MRV

Postby Marcio Vargas » 09 Aug 2017, 14:36

Marne,
Entendi... Anotado

Xica,
Bem legal esse foguinho, foi para a lista de possibilidade (vai depender do que eu encontrar nas lojas por aqui)

Adoro red cherys, porem nunca tive sucesso na criação deles, ate mesmo quando fiz um aquario só pra eles. Vamos ver, se eu encontrar por aqui vou colocar sim. Vai ficar legal no meio do matagal que pretendo para a parte da frente.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest