Ajuda em pH ( topico grande!)

Discussões sobre produtos e equipamentos relacionados ao aquarismo, dúvidas, recomendações, críticas, comentários entre outros.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
minduim
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 10 Jun 2005, 10:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas-SP

Ajuda em pH ( topico grande!)

Postby minduim » 20 Dec 2005, 00:20

Pessoal,

Eu estou postando uma dúvida e ao mesmo tempo um experimento para tentar sanar essa dúvida.

Tudo começou quando eu fui a uma loja e finalmente comprei os tao sonhados neons que eu desejo a muito tempo e não tinha coragem. Comprei logo 30 neons.

O objetivo é colocá-los no meu aquário de 200l. Para quarentená-los adequadamente, eu tinha 2 opções: um aquario de 43l "hospital" e um aquario 25l que continha alguns filhotes e um casal de camarões. Decidi pelo de 25, por já conter uma colonia formada.

Eis que começa o drama: esse aquario de 25l estava com pH 7.5!!! E a água dos neons com pH 6.3 !!!!

Fui correndo a uma loja ( a dos neons estava fechada) e comprei um acidificante da mydor, para usar na quarentena.

Bom, meu aquario de 200L tem 8 meses montado, e seu pH é 7.5 ou mais ( meu teste da Alcon vai até 7.5).

Minha água da torneira porém tem o pH 7.2.

.... mas e o KH, a reserva alcalina ( ou dureza carbonada)??

Bom, no meu aquario é 3.5º

Na água da minha torneira é 2.0º !!!!!

O que será que ocorre nos meus aquários????

Para tentar desvendar esse mistério montei um teste. Sete copos com diferentes composições de água. Medi os pH e KH de cada copo, e por mais 2 dias estarei medindo.

Vamos lah: Á = água; AS = Aquasafe

------------------------------------------------DIA 1-----------------Dia 2
COPO-------------------------------------pH | KH --------pH ....|...KH
==============================================================
Água da rua -------------------- 7.2------2.0º #----------7.4------2.0º
==============================================================
Água da caixa d'água ---------- 7.0------2.0º #----------7.4------2.0º
==============================================================
Água do aquário de 200l------- 7.5------3.5º #----------7.5------4.0º**
==============================================================
Água do aquário de 25l -------- 6,7*------2.5º #----------##
==============================================================
Á. da rua com aquasafe -------- 7.1------2.0º #----------7,4------2.0º
==============================================================
Á. da rua com AS e areia ------ 7.15------2.0º #----------7.2------2.0º
de filtro de piscina do 200l
==============================================================
Á. da caixa c/ AS, cascalho----- 7.2------2.0º #----------7.2------2.0º
do aquario de 25l
==============================================================
* O pH desse aquario de 25l está assim por causa do acidificante. Antes era 7.5 cravado. O acidificante não está conseguindo segurar o pH nem por 12h. A cada 12h o pH fica 0.1 ou 0.2 mais alto.. muita coisa pra meio dia!!!

**Minha namorada que mediu.. provavelmente é o mesmo 3.5º que eu medi.

## não medi por que eu to pingando acidificante ( para manter os neons da quarentena bem)

Conclusao do primeiro dia:

Tem alguma coisa subindo KH e pH nos meus aquários. No caso do pequeno pode ser por causa da cerâmica do filtro.. mas eu não sei.. tem muito pouco pra subir o pH com essa "força" toda.

Definitivamente no aquario grande algo está alterando a química da água. não sei se a areia de filtro de piscina, ou as pedras ou até mesmo a cerâmica do filtro ( eu não acho que seja isso).

A cerâmica tem muito tempo em uso, cerca de 1 ano. E ela está em muito pouca quantidade, sendo que só tem um pouco junto com a cerâmica original da hagen no aquaclear. E o outro filtro é um whisper, que não tem nenhuma cerâmica.

Estou testando por enquanto apenas a minha areia(copo 6).

UFA!!! Eae galera, algum comentário? Estou aceitando tudo, inclusive teorias bizarras e críticas.

Conclusao do segundo dia

Galera... como me disse o Marcelo_CPS meu camarada, por algum motivo minha água tem o pH 7.4 mas ao chegar à torneira ele baixa. Fiz o teste mais de 1 vez para ter certeza, e realmente deu 7.4...

A areia parece ainda não ter alterado o KH da água. Talvez seja a areia de construção e não a areia de filtro de piscina que esteja alterando...

Vou testar as rochas amanha como o Marcos sugeriu para tirar essa dúvida!


EDIT:
Pessoal, testei várias vezes pelos dias que se seguiram, mas com a correria que é o natal eu não tive tempo de postar adequadamente...


Bom, os resultados não mudaram mais depois do segundo dia. Eu "resolvi" meu problema do pH fazendo a injeção de CO2... o pH do meu aquario grande e 200l está 7.0 ou 6.8.. dependendo do momento do dia ( luz acesa ou não).

O aquario de quarentena dos neons, que estava em 7.5 deu uma estabilizada em 6.8. Agora eu só pingo o acidificante dia sim dia não.. e não a cada 12h como era no começo.. os neons parecem estar muito bem... passaram de pH 6.2 para 6.8 em 1 semana.

Bom galera, sigo sem saber porque meu KH subiu tanto.. agora está cerca de 4º ou 3.5º ( dependendo da boa vontade do teste da Alcon).

As minhas pedras NÃO soltaram bolhas com o acidificante, e não são calcáreas.

Acho que é isso.. valeu ae a ajuda!!!

[]s
Minduim
Last edited by minduim on 26 Dec 2005, 18:15, edited 2 times in total.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 20 Dec 2005, 08:38

Beleza...

Já que aceita teorias bizarras :twisted: , ai vai uma :lol: ...

Descartando a possibilidade de algum ornamento ou a areia ou mesmo a cerâmica estar aumentando o KH da água, penso que pode ser o seguinte:

A água das TPAs vem com o KH 2, porém, a água do aquário evapora, e o que evapora é apenas a água, os compostos carbonatos permanecem no aquário diluído na águia que ficou no aquário, dessa forma, a água do aquário sempre terá a quantidade de compostos carbonatos aumentados devido a evaporação, e nas trocas, a água que é substituída sai com o KH mais alto e entra uma com o KH mais baixo, porém, a que entra na TPA se mistura com a que já estava no aquário, e o processo de evaporação é constante, por isso, sempre aumentará a quantidade de compostos carbonatos no aquário, o que a curto prazo pode não ser notado, mas a longo prazo sim...

O uso de acidificantes é inútil, uma vez que o KH alto significa uma alta quantidade de compostos carbonatos diluídos, e estes compostos neutralizam os ácidos inseridos na água...

Se falei besteira podem me corrigir...

Até mais.

User avatar
minduim
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 10 Jun 2005, 10:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas-SP

Postby minduim » 20 Dec 2005, 10:52

Fala alealt !

Entao, faz sentido o que vc me falou.. pelo menos para mim... algum mais entendido de química da água pode falar melhor ehehe

Acho q entao aumentando o volume e frequencia das TPAs isso tende a diminuir bastante neh... Eu admito q as TPAs estavam raras até pouco tempo atras....

[]s e valeu ae pela idéia!!
Minduim

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 20 Dec 2005, 15:27

Beleza...

O KH de meu aqua consegui baixar fazendo TPA com uma parte de água deionizada, sempre ficava em torno de 3 e 3,5, hoje está 1,5...

Até mais.

Franz Rotter
Colaborador
Posts: 398
Joined: 10 May 2005, 21:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo

Postby Franz Rotter » 20 Dec 2005, 20:30

:D A mensagem original tá parecendo uma prova de vestibular :D

Acho fundamental em aquário de água ácida o uso de um percentual de água deionizada nas TPAs ( cerca de 50%) caso contrário vai ser difícil baixar o Ph pois ácido vai ter que neutralizar (corroer) todas as partículas existentes na água.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 20 Dec 2005, 20:54

Beleza...

Isso é verdade, quando não usava água deionizada o KH era +/- 3,5 e se eu ficasse sem a injeção de CO2 por algum motivo, a água ácida ficava alcalina em pouco tempo...

Até mais.

User avatar
minduim
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 10 Jun 2005, 10:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas-SP

Postby minduim » 21 Dec 2005, 02:25

Fala povo!

Entao.. me sugeriram testar as rochas.. e eu vou fazer em breve..

Como a minha agua parece ter o kh 2 acho q se retirar o que está aumentando o kh eu dispenso o deionisador ehhehe


vamos ver.. essa mudança da agua de torneira e da agua da caixa me surpreenderam.. mto mto estranho a agua de torneira + areia dar soh 7.2

mas o teste nao mente.. e eu ( minha namorada fez e a gente comparou junto) fizemos 2 vezes..

[]s
Midnuim

Fabricio Fraga
Colaborador
Posts: 1812
Joined: 18 Sep 2003, 12:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Vitória - ES

Postby Fabricio Fraga » 21 Dec 2005, 10:01

Olá pessoal.

Minduim, acho que você já identificou o problema, alguma coisa no seu aquário está aumentando o KH e alcalinizando a água. A variação do pH nos seus testes (aliás, gostei da experiência :lol: ) é normal, deve-se à variações no nível de CO2, provavelmente. Mas ou aumento do KH me parece uma prova inequívoca de que alguma coisa (provavelmente as pedras ou a areia de construção) está alcalinizando a água.

Até mais.

Fabrício.
"Se à noite choras pelo sol, não verás as estrelas"

User avatar
minduim
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 10 Jun 2005, 10:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas-SP

Postby minduim » 26 Dec 2005, 18:18

Pessoal,

Fiz um update do primeiro post..

No fim nao tirei alguma conclusao com 100% de certeza.. pelo menos injetando co2 o ph baixou satisfatoriamente


[]s
Minduim
Abração!
Minduim


Return to “Produtos e Equipamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest