SP - Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

O que você achou daquela loja da sua cidade ou que você conheceu naquela viagem? Esse é o espaço para deixar suas impressões, sempre prevalecendo o bom senso. Exclusivo para comentar sobre lojas.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
- Os tópicos devem ser criados por terceiros, pessoas que tiveram algum contato com a loja e não pelos próprios lojistas. O lojista poderá participar do tópico caso seja adequado.

----------------------------------------------------------------------------
DICAS GERAIS:

1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Marcos Kim
Colaborador
Posts: 299
Joined: 25 Dec 2012, 22:31
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas, SP

SP - Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Marcos Kim » 20 Jun 2014, 11:35

Finalmente, conheci a famosa Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos. Não é uma loja, mas creio que encaixa bem neste tópico. Vamos às minhas impressões.

1. Localização: não foi muito difícil achar. A dica é: Terminal CECAP, especificamente o local de emplacamento de veículos. O estacionamento é informal. Os flanelinhas garfam no mínimo 5 reais. Eu estacionei fora, e longe, mas porque passei batido pela entrada. Distância do centro de São Paulo: cerca de 25km. Relativamente próximo ao aeroporto de Cumbica.

2. A feira em si: tem de chegar lá com a visão de comerciante, não de aquarista, senão você desanima. Você vai encontrar milhares de sacos espalhados pelo chão. Alguns ao sol. Vários com peixes mortos. Os Oscars, quase todos, agonizando, deitados. Os comerciantes, pelo pouco que conversei, são apenas intermediários, não são os criadores. O trato com os peixes não envolve delicadeza. É um produto, ponto. Imagino que muitos peixes ainda morrem no caminho de volta pra "casa". Basicamente, os clientes da feira são lojistas. Muitos pegam um carrinho de supermercado e literalmente o enchem, rapidamente, com sacos de peixe.

3. A variedade: tem variedade sim, embora mais da metade das espécies ali sejam carpas e kinguios. Bettas de monte também, literalmente esmagados em saquinhos de tempero. O Kinguio era o meu interesse em particular, e constatei excelente variedade de tipos e tamanhos. De diferente, um belo Oranda dourado. Bonito e barato ( uns 10 reais o pequeno). Mas pra citar peixes diferentes que vi: diversos marinhos, arraias de água doce, pirarucu (R$ 400, saco com 5), aruanã prata, aruanã red (R$ 1800, com certificado e chip), Discos variados, baiacus, vários peixes grandes "de rio", uma tal de corydora baguensis (acho que era isso). Guppy Mikariff também, muito bonito. Só machos. Não perguntei preço.

4. O preço: item interessante a avaliar. A feira tem como forte os peixes populares. E nestes, o preço sem dúvida é bom. Mas tem de comprar em quantidade. Comprei 100 Tanictis por R$ 25. Tinha neon cardinal (50 por R$ 35). Enfim, peixes comuns custam centavos. Agora, conforme o peixe se torna mais raro ou sofisticado, você não vê um preço muito diferente da loja. E mesmo sendo lojista, o desconto não é tão grande assim. Tinha alguns belos ciclídeos africanos, cujos nomes nunca sei, a R$ 200. Jack Dempsey blue, filhote, a R$ 25. Peixe-palhaço a R$ 45. Aruanã prata a R$ 150 (menos de 10cm). Enfim, não vejo diferença em relação às lojas, nestes peixes mais raros, por assim dizeer.

5. Plantas: apenas um box especializado, de uma simpática família japonesa. Tinha umas plantas gigantes para lagos. Belíssimas! Parecia até FLor de Lotus. Umas Anubias lanceolata também muito bonitas, de tamanhos que vão de 20 a 50cm. Valisnéria, Elodea, musgos diversos, sagitarias... como planta não é o meu forte, não saberia descrever o que mais tinha lá. Mas nada que não tenha visto em loja. Fora um tal de Goianense. Parecia um tipo de Echinodorus, de folhas arredondadas e largas. Bonita. 12 reais um saco, acho que tinha 2 a 3 "pés" por saco. Plantas menores, a R$ 8 o saco. O saco vem bem servido, digamos assim. Um dos boxes mais agradáveis da feira. Bom preço, simpatia no atendimento e variedade razoável de plantas.

6. Produtos: este certamente é o ponto fraco da feira. Tinha muita quantidade e variedade de produtos e rações, sem dúvida. Mas basicamente, as marcas mais populares, e até desconhecidas. E só dois boxes. No caso de rações, vários sacos sem marca. Mas um preço arrasador. Umas bolinhas para Betta, por exemplo, por R$ 16 o quilo. Dizia na embalagem que era importado. Quem arrisca? Em relação aos produtos, me pareceram ter os preços normais de loja. Tinha um pouco de hardscape também: troncos, rochas naturais e artificiais...

7. Conclusão: vale a pena a visita? Sim, sem dúvida! É um Ceagesp dos peixes de aquário, é muito legal ver, estar ali, apesar da falta de cuidado com os peixes. Mas convenhamos, é apenas uma das etapas da longa e sofrida viagem que os peixes fazem, até chegar às nossas casas.

Abs!
Kim

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Moises Gama » 20 Jun 2014, 15:13

Muito obrigado por compartilhar!

Se fala muito em quantidade, mas pouca informação util sobre essa feira, voce resumiu, falou e informou muito bem, muito obrigado, e muito util para pessoas de fora como eu que sem informçoes como essas, podem rodar mais de 1000 km pra ir e voltar e perder viagem.

Grande abraço!!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Marcio Vargas » 20 Jun 2014, 15:25

Beleza Marcos,

Ótimo relato!

Quanto aos Ocellaris, tem criadores sérios e cuidadosos vendendo a 25,00. Realmente 45,00 por peixes mantidos nessas condições é fora da realidade.

Sem contar os aparentes mal tratos que outros sofrem.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Marcos Kim
Colaborador
Posts: 299
Joined: 25 Dec 2012, 22:31
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas, SP

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Marcos Kim » 20 Jun 2014, 16:12

Grande Moisés: obrigado! Como eu disse, até vale a visita, sabendo o que comprar. Mas no seu caso, acho que não. Vir de tão longe, pra comprar itens relativamente comuns.

(editando resposta)
Marcio: os Ocellaris eram bonitinhos, e pelo que vejo em lojas em Sampa, é este preço. Certamente num criador paga-se menos.
Enfim, ver os peixes agonizando ou morrendo é a parte triste do comércio. Mas de certa forma, todos nós, consumidores finais, temos nossa parcela de culpa. Duvido que um grupo organizado de aquaristas faria uma petição para que o governo fiscalizasse a venda de peixes. Também duvido que o governo dê bola.

Abs!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Xica » 20 Jun 2014, 21:11

Pouco tempo atrás estava em uma reunião de aquaristas e um deles falou sobre a feira de Guarulhos.
Foram em um grupo, chegaram uma e meia da manhã, horário que o pessoal que vende começa a chegar também (pelo menos naquela vez que foi).
Ele me disse o seguinte: Xica, você ia morrer se visse os caras descarregando os peixes, saco caindo no chão, peixes mortos... Cai no seu segundo item, Kim. Talvez eu tivesse mesmo um treco.
Valeu a postagem! Não sei se teria estômago para conhecer esta feira.
Difícil eu me desvencilhar deste olhar de aquarista.

Marcos Kim
Colaborador
Posts: 299
Joined: 25 Dec 2012, 22:31
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas, SP

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Marcos Kim » 21 Jun 2014, 00:42

Xica, ainda bem que não vi esta cena de sacos caindo do caminhão. Até porque nem sabia que era nesse horário que começava a chegar a turma dos vendedores. Seria uma cena triste de se ver, realmente. Eu voltaria pra comprar Kinguios, porque nunca vi tanta variedade em um só lugar. E tinha um box bem cuidadoso, com os sacos bem redondos, sem cantos pra prender o peixe. Curti muito o Oranda amarelo, nunca tinha visto.

Abs!

Anna
Montador
Montador
Posts: 73
Joined: 03 Nov 2004, 00:32

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Anna » 22 Jun 2014, 23:01

Qual o dia e horario da feira?

Leandro Yuzo
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 31 Dec 2013, 03:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Leandro Yuzo » 23 Jun 2014, 00:34

Olá!
Sou novo no AqOl, já faz um tempinho que me registrei, porém nunca escrevi por aqui, mas sempre acompanho o fórum para aprender coisas novas.

Sobre o mercado de peixe de Guarulhos, fui algumas vezes lá. Se eu não me engano os vendedores começam a expor por volta do meio dia, mas para a retirada dos peixes comprados, só a partir das 14h. O dia de funcionamento é toda segunda-feira.

Marcos Kim
Colaborador
Posts: 299
Joined: 25 Dec 2012, 22:31
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas, SP

Re: SP - Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby Marcos Kim » 23 Aug 2014, 00:42

A feira tem esta regra, não sei por qual motivo: a venda começa às 13h, mas você não pode retirar sua compra antes das 14h. Você reserva, ou paga, e deixa no próprio box do vendedor. Box não é bem o termo, afinal fica tudo aberto. Mas usemos este termo. O vendedor grampeia o seu nome e deixa o saco ali, num canto. Fui novamente lá, desta vez pra comprar plantas. Boa qualidade, bom preço.

Peguei 4 pacotes de Anubias lanceolata e Amazonense, por R$ 12 cada. Vem uns três pés em cada pacote, ou mais.

Foto:
Image

Abs!
Kim

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: SP - Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

Postby FelipeLeite » 23 Aug 2014, 12:00

Eu já fui lá mas só retorno particularmente para comprar planas pois sao excelentes comprei de um senhora japonesa. Já equipamentos e outras coisas prefiro buscar nas lojas aqui perto de casa pois os preços estão na mesma.


Return to “Lojas e Impressões”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest