Sou novo no hobby

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
yque
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 10 Oct 2019, 14:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Sou novo no hobby

Postby yque » 11 Oct 2019, 10:22

Pessoal!
Bom dia! Sou totalmente leigo no ramo, quero realizar um sonho de criança, quero montar um aquário marinho cubo, mas o cubo que eu quero fazer é de 40x40x40 mas se for fazer o sum, eu vou aumentar o fundo dele, pois quero a área útil do aquário com as medidas mencionadas, por favor me ajudem!
O que é canister que eu li?
Filtro externo é bom? Qual marca é melhor, tidal ou atman?
O que devo fazer?
Se alguém puder me orientar agradeço e muito!
Aguardo contato!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Sou novo no hobby

Postby Marne Campos » 25 Oct 2019, 10:43

yque, seja bem vindo ao AqOL!

Canister é um tipo de filtro muito utilizado em aquários de água doce, principalmente em plantados, entre outros motivos, porque ele reduz a perda de CO2. No marinho não é uma opção muito usual.

Este artigo deve te ajudar com o tema: A filtragem e os filtros

Se você vai utilizar um sump, seja ele sexto vidro traseiro, lateral ou sump inferior, não há necessidade de utilizar filtro externo hang-on como Tidal, Atman ou AquaClear, na verdade eles seriam um forma de "quebrar o galho", mas não indico para um aquário de 40x40x40cm, talvez se fosse menor.

Seria legal você pensar em um skimmer ao invés disso. Para o seu aquário, se for sexto vidro, eu utilizaria um Macro Aqua NS-16 ou Boyu WG-310.

Dá uma olhada nesse vídeo, acredito que seja algo bem parecido com o que você quer, principalmente o aquário mostrado ao final do vídeo:


https://www.youtube.com/watch?v=jFAuxLXCUCQ
Marne Campos

yque
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 10 Oct 2019, 14:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Sou novo no hobby

Postby yque » 29 Oct 2019, 14:48

Obrigado pelo retorno Marne Campos!

Valeu pelas dicas, vou pensar em montar aos poucos, sem pressa, pra fazer um negócio bacana e tentar ao máximo aprender e fazer ele ficar o mais automatizado possível! Como mexo com programação tenho facilidade em mexer no arduíno e sei que alguns aquaristas usam o arduino pra ajudar, vamos ver, agora eu preciso saber como faco o sump traseiro, qual desenho, como vou fazer, tenho um amigo que mexe com construção e ele consegue o aquário a preço bem baixo, por isso vou aos poucos, vi o pessoal usando vidro cristal clear, 6mm pra esse aquário serve? ou talvez eu até mude pra 50 o tamanho, por isso saber de qtos centimetro devo fazer a caixa traseira e o desenho das repartições, se você ou alguém aí do forum puder me orientar agradeço muito! Também se puder me ajudar com algumas idéias de bomba, o básico para se montar o aquário, pode colocar aí também, vou pesquisando e pra ir comprando!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Sou novo no hobby

Postby Marne Campos » 30 Oct 2019, 08:10

No link que te passei acima há as medidas dos skimmers, deixe um espaço que caiba o skimmer com alguma folga nas laterais, pelos menos uns 2 ou 3 cm. Acredito que 15cm de sexto vidro sejam suficientes para isso. Coloquei "aquário sump sexto vidro" no Google Imagens e vieram vários desenhos, selecionei um deles que é mais simples e te atende perfeitamente, se procurar com calma tem outros:

https://images.app.goo.gl/bHnYd24Zmnb8gySG7

Só calcular o espaço para o skimmer ficar na esquerda que é onde o nível da água se manterá constante.

Sendo sexto vidro, o sump está na mesma altura do aquário e não há uma grande coluna d´água a se vencer. Uma Atman AT-305 ou SarloBatter SB1000C dão conta do recado.

A questão do custo do vidro é o de menos, você vai ver que ele será um dos menores na montagem do aquário, por isso talvez até valha a pena comprar o aquário com alguém que já desenvolveu o projeto, seja ele extraclear ou não, para ter um padrão de corte, colagem e dimensionamento melhores, porém aí vai do que você quer, tem gente que gosta de fazer em casa, eu não sou muito adepto. Se não me engano, o aquário do final do vídeo (somente o aquário) estava em torno de R$450,00 na Pró-Aquarista, se fizer extraclear, sobe para uns R$1.000,00, acredito. Isso inclui vidro, caixa de reposição com bóia, acabamentos em textura e partes de acrílico como a grelha de captação de água.
Marne Campos

yque
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 10 Oct 2019, 14:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Sou novo no hobby

Postby yque » 30 Oct 2019, 10:56

Cara eu agradeço muito a ajuda, vou olhar e ler mais e pesquisar mais, mas já defini aqui, a própria vidraçaria montaria para mim, é só porque esse meu amigo consegue a preço muito baixo entendeu!

Eu andei vendo os skimmers o WG310 da boyu fala em aquário de até 120 litros e alguns de até 150 litros, se eu montar o aquario de 50x50x50, ele da 125 litros e tem o sump, ele dá conta mesmo assim?

Outro detalhe de equipamento, skimmer e bomba apenas? Outra dúvida o sump tem que ser da altura do aquário? 3 ou 4 partes, o que recomenda? para a filtragem, fora o skimmer, tava lendo, preciso adicionar o perlon e mídias? o termostato? me indique, comprar o resfriador? tem especifico ou dá pra montar algum com cooler grande ?

Só mais uma pergunta, qual dessas bombas é mais silenciosa!

Qualquer dúvida vou lhe perguntando!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Sou novo no hobby

Postby Marne Campos » 01 Nov 2019, 15:58

Eu andei vendo os skimmers o WG310 da boyu fala em aquário de até 120 litros e alguns de até 150 litros, se eu montar o aquario de 50x50x50, ele da 125 litros e tem o sump, ele dá conta mesmo assim?

Eu usaria esse skimmer para um aquário de, no máximo, 100 litros BRUTOS, maior que isso, iria para um skimmer mais "profissional".

Outro detalhe de equipamento, skimmer e bomba apenas? Outra dúvida o sump tem que ser da altura do aquário? 3 ou 4 partes, o que recomenda? para a filtragem, fora o skimmer, tava lendo, preciso adicionar o perlon e mídias? o termostato? me indique, comprar o resfriador? tem especifico ou dá pra montar algum com cooler grande ?

Recomendo bombas de circulação, se for 40x40x40 uma de 2000 ou 3000L/H é suficiente, para 50x50x50 talvez duas, uma de cada lado. Não exagere na bomba de recalque para que ela seja responsável pela circulação pois você acaba não tendo nem uma boa circulação, nem uma boa filtragem.

Não entendi a questão da altura do sump, mas se for sexto vidro, ele naturalmente tem a mesma altura do aquário. Se for sump separado, não há essa obrigatoriedade, vai mais da altura que seu skimmer trabalha.

Mídias no filtro tem gente que usa, tem gente que não. Eu entendo que um aquário com mais de 5cm de substrato (de qualidade) e uma boa quantidade de rochas já possui área suficiente para colonização de bactérias, deixando o uso de mídias opcional. A filtragem mecânica tem gente que usa perlon, tem gente que usa sharkbag e tem gente que não usa nada pois diz que prejudica a biologia. Eu prefiro o perlon pois segura alguma coisa mas deixa passar microbiologia também, o sharkbag não deixa passar praticamente nada.

Termostato, um bom de 1W/L dá conta, a não ser que more no sul do país. Resfriador para um aquário desse tamanho dá para ir de ventilador, ventoinhas etc, a não ser que queira investir um pouco mais em um chiller. Tanto o equipamento para aquecimento, como o para resfriamento, preferencialmente ligados na rede elétrica através de um controlador, a Coel e a Full Gauge possuem vários modelos que controlam ambos ao mesmo tempo.

Só mais uma pergunta, qual dessas bombas é mais silenciosa!

Eu prefiro a Atman nesse quesito.
Marne Campos

yque
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 10 Oct 2019, 14:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Sou novo no hobby

Postby yque » 07 Nov 2019, 14:23

Ok, ja ajudou muito, vou ir fazendo aqui e lendo mais sobre o material que me passou, eu queria fazer um aquario maiorzinho pra nao colocar só o casal de palhaço, pelo menos para uns 5 peixes pequenos

yque
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 10 Oct 2019, 14:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Sou novo no hobby

Postby yque » 21 Feb 2020, 19:46

Marne se puder responder eu agradeço

O skimmer ele precisa ter a quantidade de litros hora igual ao volume de litros do aquário ou pode ser menor?
Conto também a litragem do sump?

meu aquário vai ter 125 litros sem o sump, pensei no skimmer da boyu 310, o que acha?

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Sou novo no hobby

Postby Marne Campos » 29 Jul 2020, 03:09

Siga a indicação do fabricante para o equipamento, se quiser ter mais segurança, divida por dois já que normalmente os fabricante assumem que será um aquário com poucos peixes e/ou quase sem corais. Por exemplo, se o skimmer dia na embalagem que dá conta de um aquário de 120 litros, assuma que ele é indicado para no máximo 60 litros.

Eu acho o Boyu 310 insuficiente para 120 litros a não ser que tenha poucos peixes (2 ou 3 pequenos).
Marne Campos


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest