Two Tower's Reef (Cubo 125L)

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Two Tower's Reef (Cubo 125L)

Postby FelipeLeite » 26 Aug 2014, 00:15

Boa noite amigos, bom como já montei meu plantado e meu nano cubo vou partir para outra realidade um nano marinho, primeiro passo para um verdadeiro Reef. Estou em fase de cotacao de preços minha intenção e estar em dezembro com todos os equipamentos para iniciar a cíclagem, este e o motivo deste tópico antecipadamente para sanar algumas dividas coletar dicas dos mais experiente. Vou mostrar fotos do projeto do Aqua, o qual eu mesmo irei montar com sump traseiro na medida certa para o skimmer. Bom vou as fotos e depôs as duvidas e equipamentos pretendidos.
Dimensões do Aqua: 30x30x40 (alt x comp x larg)
Vidros: 4mm (sem travas)

Visão traseira do Aqua (sump):
Image

Visão lateral:
Image

Bom amigos como podem ver esta bem dimensionado o sump, agora a duvida no compartimento do meio onde ficara o
Perlon e as cerâmicas farei uma outra subdivisão para o purigem logo abaixo do perlon, devo fazer outra divisão para o carvão ativado ou nao há necessidade de usar o carvão em marinhos? A caída da agua para o sump dará direto no local do skimmer então a agua passara primeiro por ele depois pelo perlon, purigem, carvão, mídias e assim vai. Será que terei problemas assim ou devo inverter as divisões, pelo fato de como a sujeira entrara primeiro no skimmer será que terei problemas?
Os equipamentos pretendidos:
Skimmer: ou Boyu WG-308 ou Resun Mini Reef, qual seria melhor sendo que o Resun e mais barato e indicado para Aquas de se 300L, já o Boyu para aquas de até 100L?
Bomba de recalque: estou pensando em utilizar uma SB1000c ela e de 1000l/h mas com regularem de vazão será que ficara muito forte, ou então uma Atman AT303 de 600l/h.
Wave Maker: seria um Sunsun Jvp100 de 2500l/h esta de bom tamanho, forte ou fraco?
Substrato: estava pensando em utilizar o Samoa Pink, pelo tamanho do nano será que uns 4kg ou mais?
Aquecedor: 50w. Resfriamento Collers pretendo utilizar 2 ligados a um controlador de temperatura.
Rochas: ainda nao sei quantos kilos irei utilizar, mas como e um nano pretendo comprar algumas rochas vivas.
Agua: a primeira agua pretendo comprar ela já pronta, farei o deonizador caseiro para as águas de Tpa.
Iluminacao: será uma FVM de leds 3w, sendo 10 brancas 10000k, 10 azul alto brilho e 10 azul royal actinio talvez um ou dois leds lilás, e muito ou pouco o conjunto?
Agora os testes quais preciso comprar já para ter em mãos no inicio da montagem? Filtro Uv e indispensável?
Bom pessoal nesta litragem o que me recomendam de fauna gostaria mesmo só de um casal de palhaços e somente corais moles, quais corais me indicariam os de mais fácil manutenção.
Bom amigos acho que e isso se esqueci algum item ou algo importante por favor me orientem pois nao sei muito sobre marinhos obrigado.
Last edited by FelipeLeite on 01 Nov 2014, 19:23, edited 5 times in total.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby Marcio Vargas » 29 Aug 2014, 09:43

Opa

Vamos lá!!!!

Cara, Pico Reef é o tipo mais difícil de aquario de se manter. Qualquer flutuação de parâmetros é sentida muito forte, e flutuação de parâmetros é morte de coral CERTA. No meu reef de 140lts (que é nano, o teu é pico) já tenho de cuidar muito. No meu uma variação de 1 litro de água já oscila, no teu sera uma variação de uns 200ml, e isso meio dia de evaporação já tira 200ml.

Tens de pensar em um sistema automático de reposição de água doce. Ai na minha assinatura tem o meu, que é eletrônico, mas pode ser mecânico tb. O importante é ter esse sistema.

O Compassi tem o calculo certo de quantia evaporada x reflexo na densidade.

Agora vamos aos teus questionamentos:

A UNICA SEMELHANÇA ENTRE UM AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE E UM MARINHO É QUE AMBOS SÃO MOLHADOS.

Bom amigos como podem ver esta bem dimensionado o sump, agora a duvida no compartimento do meio onde ficara o Perlon e as cerâmicas farei uma outra subdivisão para o purigem logo abaixo do perlon, devo fazer outra divisão para o carvão ativado ou nao há necessidade de usar o carvão em marinhos?
Bueno, evite usar cerâmicas em marinhos.
Não é necessário, a menos que use rochas de plastico. As rochas é que abrigam a biologia em um Reef, tanto as RV naturais quanto as Artificiais feitas de cimento. Cerâmicas só vai servir para aumentar a tua amônia. Perlon tb não se usa, o skimmer faz esse trabalho. Se quiser alguma filtragem mecânica extra use shark bag, se optar mesmo pelo perlon, tens de trocar dia sim dia não. Carvão pode ate usar, não há nada contra.

Lembre-se que ao contrario de um plantado onde a água é rica em nutrientes, em um reef quanto mais pobre ela for, mais saudáveis e bonitos teus corais. Um reef de sucesso é aquele que a agua é zerada de nutrientes orgânicos.

A caída da agua para o sump dará direto no local do skimmer então a agua passara primeiro por ele depois pelo perlon, purigem, carvão, mídias e assim vai. Será que terei problemas assim ou devo inverter as divisões, pelo fato de como a sujeira entrara primeiro no skimmer será que terei problemas?
,
Novamente, esquece a configuração clássica de sump para doces. Aqui as coisas são diferentes.
Sump pratico tem apenas uma divisão para o controle de nível. Mais que isso é desnecessário e ate dificulta a manutenção. A menos que queira um refugio, use apenas uma divisão que vai ser beeeeem mais facil para vc.

O skimmer, aquecedor, sensor de temperatura, podem ficar tudo junto no primeiro compartimento. No segundo apenas o recalque e controle de nível. Como dito anteriormente, esqueça siporax e perlon.
Os equipamentos pretendidos:
Skimmer: ou Boyu WG-308 ou Resun Mini Reef, qual seria melhor sendo que o Resun e mais barato e indicado para Aquas de se 300L, já o Boyu para aquas de até 100L?
Para a tua litragem o Boyu vai bem. Se pretende ter duros fuja dele e vá de NY ou Bubble Magus. Acredite, skimmer é o coração do reef e é o único local onde não podemos economizar. Eu fui com um boyu para 300 litros de inicio. Perdi um ano com o reef capenga. Troquei por um NY e mudou da agua para o vinho.
Lembre-se, reef precisa de água podre, sem nutrientes, e é o skimmer que exporta.
Bomba de recalque: estou pensando em utilizar uma SB1000c ela e de 1000l/h mas com regularem de vazão será que ficara muito forte, ou então uma Atman AT303 de 600l/h.
Eu uso 1.000 no meu de 140 litros e acho muito. Segundo o mestre Basso, quando menor o recalque melhor, mais tempo a agua fica no skimmer. Para 36 litros eu iria de 300 l/h no maximo.
Wave Maker: seria um Sunsun Jvp100 de 2500l/h esta de bom tamanho, forte ou fraco?
Adequada. Reef precisa de muita circulação. Se tiver LPS cuidado para não forçar o tecido. Uma dica é a Jebao w-10 que tem regulagens.
Substrato: estava pensando em utilizar o Samoa Pink, pelo tamanho do nano será que uns 4kg ou mais?
Perfeito.
Aquecedor: 50w. Resfriamento Collers pretendo utilizar 2 ligados a um controlador de temperatura.
Otimo. Lembre-se que a variação de mais de 1º pode definhar teus corais. Controlador de temperatura é fundamental.
Rochas: ainda nao sei quantos kilos irei utilizar, mas como e um nano pretendo comprar algumas rochas vivas.
Cara, mais importante que quantidade na tua litragem, é a composição do layout. Opte pelas mais porosos, uma dica são as leves, quanto mais leve mais porosa.
Agua: a primeira agua pretendo comprar ela já pronta, farei o deionizador caseiro para as águas de Tpa.
Lembre-se da reposição de água evaporada. Ela tb tem de ser água DI. A água pronta verifique a procedência se for natural. Ela tem de ser coleta a no minimo uns 5km da costa (vendedores sérios já fazem isso). Para a tua quantidade é vantagem vc mesmo fazer e comprar um kit start como o do Matias.
Iluminacao: será uma FVM de leds 3w, sendo 10 brancas 10000k, 10 azul alto brilho e 10 azul royal actinio talvez um ou dois leds lilás, e muito ou pouco o conjunto?
É muito. Vai torrar teus corais. 36 litros pode ir de 40w de led no máximo, e se não tiver SPS pode ser ate menos. Mais que isso vai queimar os corais. Cuidado.
Quanto as cores pode ser 45% branco frio, 45% actínico e 10% UV (este UV é o UVa e UVb, diferente do UVc das germicidas). Isso é suficiente para destacar todas as cores dos corais.

Na natureza os corais expelem uma substancia para proteger o tecido dos raios UVa e UVb do sol, essa substancia é a responsável pela cor dos corais, quando mais raios UV, mais coloridos eles são (claro que ate um limite, acima disso o tecido morre). Então é interessante sempre termos alguma coisa de UV para estimular as cores.
Agora os testes quais preciso comprar já para ter em mãos no inicio da montagem? Filtro Uv e indispensável?
Filtro UV (com lampada germicida UVc) é necessário apenas se teu aquario pegar luz do sol, para as algas.

Testes indispensáveis:

- pH
- Amônia
- Densímetro (salinidade)
- kH
- Cálcio
- Magnésio

Depois tem mais dezenas deles, que é bom ter mas não vital.
Bom pessoal nesta litragem o que me recomendam de fauna gostaria mesmo só de um casal de palhaços e somente corais moles, quais corais me indicariam os de mais fácil manutenção.
Um casal de palhaços e um bailarino. Alguns paguros e nishis.
De corais EU iria de Mush, Zoanthus, Palitoas, Uma anêmona para os Ocellaris. Colocaria tb uns LPS como trumpet, hammer e frog, que são mais fáceis de manter. Depois de estabilizado eu colocaria uma Acropora e uma Montipora.



Vai atualizando.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby FelipeLeite » 29 Aug 2014, 13:28

Márcio obrigado, ontem comprei o aparelho controlador de temperatura pelo ebay como e pra dezembro tão indo devagar pesquisando bastante os preços, o led uv que você mencionou comprarei uns 2 somente mas sabe de quantos nm tem que ser só pra ter uma base? Então vou redimensionar o sump e comprar o material para mim fazer o deonizador. Vou atualizando abraços.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby Marcio Vargas » 29 Aug 2014, 13:38

Opa!!!!!!!!!

Cara, qualquer coisa abaixo de 400 esta bom para o led.

Abração
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby FelipeLeite » 30 Aug 2014, 20:48

Decidi redimensionar um pouco o tamanho do cubo, que ficara assim, 35 x 35 x 40 dando um total de 49l brutos contando com sump mas no display 36,750ml brutos, acho que esta bom para começar a brincar. Estou muito preocupado com a iluminacao vi uma luminaria top cerca de 2000 reais para reffs grandes vi que utilizam uns leds chamados Cyan alguém aqui usa vi no site da cree para vender queria saber o beneficio deles. Porque utilizarei na luminaria 20 leds 3w, sendo 6 brancos 10000k, 6 azuis, 6 royal blue actinio e 2 UV. Se caso eu verificar uma real eficácia nesses leds Cyan redimensiono a luminaria. Um abraço

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby FelipeLeite » 31 Aug 2014, 22:31

Pronto amigos a luminaria esta definida já irei encomendar os leds que faltam fiz um desenho no paint só pra terem uma noção de como vai ficar ok, lembrando que todas as cores serão ligadas independentes em temporizadores digitais e dimmer. Será feita sob uma placa dissipadora de alumínio de 25 x 15cm e refrigerada também por dois coolers. Aqui a foto de como vai ficar a disposição dos leds:
Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby Marcio Vargas » 01 Sep 2014, 08:24

Muito bom felipe.

Uma dica.

Ligue os coolers em uma fonte de 5v. Eles giram mais devagar e ficam super silenciosos.

Não compromete a refrigeração, uso assim na minha placa que tem 120w de led.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby FelipeLeite » 05 Sep 2014, 00:40

Obrigado Márcio, essa fonte de 5v será que consigo ligar eles em um carregador de celular?
Bom seguindo conselhos dos amigos Redimensionei a luminaria porque estava exagerada acho que agora ficara no ponto vejam:
Image
E agora alguns itens que já adquiri só falta chegar comprei pelo ebay como a principio o inicio da cíclagem e somente para dezembro (presente de Natal rsrs) vou postar aqui as fotos dos itens e os valores ok

Controlador de temperatura R$ 22,35( frete grátis ):
Image

Medidor de TDS R$ 15,66 ( frete grátis ):
Image

Resfriador com coolers R$ 10,00 ( frete grátis ):
Image

As fotos sao das mercadorias compradas retirei do anuncio.

Itens adquiridos via leilao no ebay, já tenho até uma lista do que comprar rsrs mas vou com calma senão a patroa me esgana rsr.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby Marcio Vargas » 05 Sep 2014, 07:52

Opa
Muito bom...

Manda o link do vendedor do cooler.

Abs!!!!!!!!!!
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Nano Cubo Reef 36L (Projeto)

Postby FelipeLeite » 06 Sep 2014, 21:05

Márcio segue aqui o link do vendedor, o item que comprei foi por leilao ele tem pela opção de comprar já mas vou nos leiloes mesmo que consigo com preços melhores só ter um pouco de paciência e ir acompanhando os leiloes.
http://www.ebay.com/usr/gainbon?_trksid ... lgo=origal


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest