Nova Aventura - Marinho 200 l

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Fabiano Penz » 28 Jul 2014, 18:05

Hoje peguei os vidros do overflow, à noite vou colar e postarei fotos para ir atualizando o andamento da montagem.

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Fabiano Penz » 17 Aug 2014, 20:28

Olá pessoal;

Finalmente encontrei um tempinho hoje à tarde e colei a calha do overflow e as flanges de descida.

Seguem algumas fotos:

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E alguns dos materiais que já peguei com o Gilson da Mr. Oto

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E este desenho é da tampa que farei em aço inox para o overflow

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Agora pretendo partir para a estrutura que farei em metalon de aço inox 304 e para o sump.

Postarei atualizações!!

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Marcio Vargas » 17 Aug 2014, 21:23

Fabiano...

O sal come tudo eheheh


Esse inox se durar 12 meses tu pode se considerar sortudo...

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Fabiano Penz » 17 Aug 2014, 21:47

Marcio,

Inox 304 é muito resistente e será aplicado na bancada onde não haverá contato direto com a água, na tampa usarei o 316 que tem alta resistência a salinidade, possui molibdênio em sua composição, elemento que eleva em muito a resistência a cloretos.

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Marcio Vargas » 17 Aug 2014, 22:06

Ehehe

Um ano, no maximo.

Contra agua salgada só titanio. Ou tratamentos quimicos que fazem mal aos corais.

O inox nao resiste.

So para ter ideia, aqui os parafusos de 316 da luminaria já troquei duas vezes.

To no celular. Assim que chegar no pc coloco alguns links do ipaq com material mais tecnico.

Abs

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Fabiano Penz » 17 Aug 2014, 22:20

Valeu Marcio;

Bom saber destes detalhes para não acabar fazendo bobagem.

Vou dar uma lida no material.

Abraço!!

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Marcio Vargas » 18 Aug 2014, 08:43

Vou colocar alguns fragmentos aqui, com as fontes.
Esta serpentina, por ser de inox, apresentou alguns problemas. A corrosão pela água salgada é bem baixa, conforme o tipo de aço inox utilizado (316 é o recomendado), mas o problema é a eletrólise que acontece no ponto do tubo onde ele sai da água: exatamente onde o tubo penetra a água acontece eletrólise e corrói o material, a menos que se tome alguma medida contra isto. Por exemplo, pode-se revestir o tubo com uma mangueira plástica naquele ponto, para evitar o contato simultâneo ar/água/metal; pode-se também aterrar todo o sistema de forma a zerar a diferença de potencial que provoca a eletrólise. Se este problema for contornado, esta versão do evaporador é a melhor forma de refrigeração.
Fragmento do tópico sobre chiller FVM - Perdido nas paginas há uma discussão muito grande sobre o uso do 316.
De um lado debatedores apoiados na questão do 316 não corroer pelas suas características, porem tendo por base apenas a teoria, e de outro lado debatedores que viveram na pratica a situação de perder corais que valiam um auto zero por contaminação provocada pela corrosão do 316.
Respondendo algumas perguntas, eu diria que sobre o Inox, ele é utilizável, mas em um aquario existem componentes bastante reagentes ao inox, o pior deles a Amonia presente na água, por mais que o seu teste de proximo de zero, ela está presente e por isso o inox cedo ou tarde estará comprometido. Outro fato que poucos atentam é que a água salgada é abrasiva, o inox é inoxidável por que cria em sua superfiície exposta as moléculas de O2 uma fina camada de oxido que protege o metal da oxidação continuada, isso se anula quando a água salgaga flui pelo metal constantemente removendo esta camada por abrasão. O Titanio é o único metal não tóxico e inerte para uso em ambientes altamente corrosivos .
Uma opinião a favor:
Todo aço inox acelera seu processo de corrozão em contato com agua salgada, ou qualquer meio salino. Já desenvolvi projetos para salmoura de azeitonas que o aço inox 304 virou uma peneira com menos de 6 meses.
Porem isso não é uma "falha" do aço inox ou coisa do tipo. Toda a industria e o meio naval tem o mesmo problema, e ele se chama eletrolise. A eletrolise separa as cargas do aço causando uma disassociação estrutural no aço o que resulta na corrozão de pitchin.
NA tabela da industria o unico aço "certificado" para trabalhar em meio marinho é o 316/316L. Ele pode trabalhar imerso em meio marinho sem problemas. Esse aço se ficar estatico dentro do meio salino dura mais de 20 anos. Se você colocar ele no eixo de uma lancha, 5 anos. Por isso que se usa o famoso anodo de "sacrificio". Esse anodo atrai toda a corrosão para si por ser muito mais suscetivel a eletrolise que o aço.
Nos chillers esse problema é facilmente resolvido aterrando o evaporador e dando descarga nessa corrente de eletrolise. O anodo de sacrificio não deve ser usado em chillers pois contem chumbo cobre e niquel o que seria um veneno pro aquario.
Garanto que um tubo de aço 316L bem montado (sim tem muita diferença sim!), em um chiller bem construido vai durar muito mais que o compressor do mesmo.
Tenho aço 304 (1.2mm de parede, 25mm diam externo) a 2 anos SEM aterramento no meu chiller de 1/3. Esta perfeito. Construi assim para testar mesmo, quero ver quanto tempo ate "furar" o tubo de aço. Pelas manutenções que dou de 6 em 6 meses, meu palpite é que ele dure uns 5 anos tranquilo. Mantenho minha temperatura em 27 graus (por um tempo mantive por 25,5 graus mais a conta de luz aumentou um bocado, vitória é muito quente) ele fica ligado 10 minutos pra baixar 0,5 graus no meu reef de 300L, e depois fica desligado de 45min a 1h dependendo da temperatura do dia.

Não quero criar polemica, nem estou afirmando com certeza absoluta tudo que escrevo. Isso é um forum e estamos aqui pra trocar EXPERIENCIAS. Essa é a minha experiencia e pesquisas que realizei. Montei outros chillers antes do meu, dois de 1/5 e um de 1/3, para amigos e um que vendi. Atualmente acompanho 2 deles. Um com aço 304 (meu) e um com aço 316, de um grande amigo, montado a 8 meses. No dele usei aço 316 com 1mm de parede e 32mm diam externo, a eficiencia melhorou a nivel de tempo de resfriamento em aprox 10%.
Consegui produzir um chiller de 1/3, com tamanho reduzido (35x35x30), aço 316, termostado digital, proteção termica e eletrica, silencioso, com carcaça integral feita pala industria e com uma eficiencia superior ao dos nacionais que tive contato para pesquisa. O que vendi dei garantia de um ano e fiz um acordo assinado com o cliente de que qualquer peça de reposição do chiller estaria disponivel em 48h, e com preço popular. Estou construindo um quarto chiller para um cliente que encomendou a carcaça em aluminio com pintura eletrostatica vermelho ferrari. Vai demorar um pouco mais mais vai ficar lindo. Como ele encomendou um estou dimenssionanado evaporador e compressor especificamente para o aquario dele. Faço isso como um hobby.
Minha ideia é testar bastante esse mito do aço inox. Tenho certeza que se construido com conhecimento e precisão ele é uma opção viavel ao titanio. Fiz um chiller de 1/3 para esse meu amigo por R$1300,00 reais (preço de venda), se fosse de titanio seria impossivel vende-lo por menos de R$2000,00 (colocando o titanio a preço de custo) pois utilizei 1m de tubo de aço. Se fosse titanio, só esse tubo sairia por mais de R$500,00 reais.

Vamos continuar trocando ideais e testando teorias e em breve teremos uma base de dados concreta sobre a utilização desses aços nessa aplicação especifica.

Um grande abraço a todos!
E o contraponto:
na pratica a teoria e a tecnica é outra,
em 1997 fiz meu primeiro DIY , chiller com serpentina de aço inox 316L , um amigo que soldou as partes do chiller pra mim
me disse "Marco , inox nao vai aguentar , tem que ser titanio" e eu teimoso porque o cara que me vendeu o aço inox me vendeu esse
316L que inclusive era bem mais caro que o convencional por se tratar de um aço inox que era 100% indicado pra trabalhar imerso com agua salgada
porém vejam só, IMERSO é uma coisa a outra coisa é uma serpentina que tem ATRITO com a agua salgada , esse atrito levamos em consideracao que o sal é como se fosse uma lixa , e com a pressoa d'agua passando no tubo vai corroendo o inox, bom mesmo assim fiz o chiller, e funcionou super bem durante quase 2 anos, ate que um dia entrei em cada e quase tive um infarto , rs... era oleo pra tudo que é lado dentro do aquario e sem energia
dijuntor caiu , fez uma merrrrr na casa toda, o que aconteceu?
o aço inox nao aguentou a fomosa "lixa" que a agua virou, portanto ta mais que comprovado que aço inox é indicado sim pra ficar submerso em agua salgada , porém no caso do chiller nao funciona , e um detalhe fizemos 2 chillers com o mesmo processo e mesmo material e os dois deram o mesmo problema porem um ( o meu no caso) deu mais dor de cabeça porque o aquario ja tinha corais e peixes e acabei perdendo tudo o outro deu tempo de desmontar sem danos , porem quando desmontado o aço inox parecia ter sido lixado justamente onde a agua entrava na serpentina.

a questao é que todos os chillers fabricados hoje sao em titanio e sabem pq? pq é realmente o unico material que funciona , e que nao da dor de cabeça, e nem é tao caro assim como todos nos achamos, cotei 1 metro de titanio pra fazer o meu porém so nao compei ainda pq mudei de cidade e nao encontrei ninguem ainda pra me ajudar com relacao a soldas etc, o tubo que cotei nao sai por mais que R$ 1.000,00 em titanio :)

experiencia propria e pratica, aço inox "derrete" com a agua salagada, rsrsrsrs
Enfim,
É algo muito controverso que eu não arriscaria testar na pratica em um aquario onde coloquei uns bons pilas. E pelo que entendi, no teu caso o 316 ficaria em contato direto com a água corrente, o que acelera a eletrolise e o tal efeito lixa.

No móvel é tranquilo pq ele não tem contato com a agua, se perder as propriedades não há contaminação. E uma boa pintura resolve. Meus parafusos ficam a menos de 2cm da água e recebem respingos. Em um ano e meio já tive de troca-los. Uso parafusos de 316 que pego aqui na usina, que usamos dentro da turbina. Alias, ate aqui na usina que é doce, eles duram uns 5 anos e começam a oxidar.


Minha opinião? A Água salgada corrói tudo, porem um reef corrói só o teu bolso ahahahahhahah


Ai no teu caso eu iria de PVC, Acrílico... Ate acho que com acrílico vai gastar menos que com 316.

Esse cara faz uma porção de coisas em acrílico para Reef. Inclusive sob encomenda.
Marcio R. Vargas

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Fabiano Penz » 18 Aug 2014, 11:17

Márcio;

Em questão de valores não é o problema, trabalho com inox e tenho material aqui na empresa, a questão é a sua aplicação ou não em função dos problemas futuros.

Vou fazer o pente em acrílico, tem um pessoal que aqui perto que já faz alguns trabalhos pra mim.

Vou colar o pente em uma lâmina de vidro 4mm e assim faço a tampa conforme modelo que eu estava pretendendo e fujo de qualquer problema.

Pensei nesta tampa para evitar que qualquer habitante do reef possa se aventurar em descer pela tubulação e causar entupimento.

Abraço e obrigado pelas dicas.

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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Marcio Vargas » 18 Aug 2014, 11:40

Massa.

Pente é interessante. Nichis são conhecidos por passear pela casa. ahaha

Ahh, o custo que me refiro é dos corais, que irão morrer com a contaminação por ferro, que irá ocorrer quando o inox perder as propriedades.


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Re: Nova Aventura - Marinho 200 l

Postby Fabiano Penz » 01 Oct 2014, 13:07

Agora estou nos finalmentes, falta apenas a bomba de recalque e o skimmer, o material da iluminação finalmente chegou depois de 70 dias via E-bay.

Pesquisei sobre o Ocean Glass usado pelo Basso e gostaria de saber se alguém o utiliza ? O valor é bem em conta comparados a outras marcas, mas não quero me aventurar justamente com o skimmer.

Abraço!!


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