[VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 28 Apr 2017, 11:06

Bom dia
Marcio Vargas
;

Moro A 50 KM do mar. Sítio do Conde-BA, Mangue Seco, entre outras prais. Como isso pode ajudar na minha empreitada no aquarismo marinho? Fazer o start com água do mar? O que mais? estou pesquisando os preços dos itens que você me indicou. Uma das coisas que me preocupou agora é estabilizar a temperatura para os corais, pois aqui na minha cidade tem dias frios, mas quando tá quente (principalmente no verão) a temperatura ambiente chega a 36°C ao sol e 30°C a sombra. Vi alguns projetos de chiller FVM (motor de geladeira, ar condicionado...), mas o consumo de energia vai pras nuvens. Outra opção seria o cooler, mas li que aumenta a evaporação de água consideravelmente.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 28 Apr 2017, 11:49

Olha,
A principio não se recomenda usar água da praia para nada. Pode te trazer mais prejuízos do que benefícios.

Para ter uma ideia o laboratório de oceanografia da FURG tem tanques de milhares de litros de água, e quando usam água do mar eles passam em uma serie de filtros, inclusive o filtro UV para matar qualquer organismo vivo que possa estar ali. Se for usar água do mar, tenha certeza que esta completamente esterilizada.

Quanto a animais, a coleta é proibida.

Quanto a temperatura, muito mais importante que manter a 27º é manter a estabilidade. No teu caso que é um local quente, pode tentar manter sempre a 29º, estabilizado a 29º. Facilita.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Arthur Almeida
Planejador
Planejador
Posts: 17
Joined: 20 Oct 2012, 07:29
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montes Claros - MG

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Arthur Almeida » 28 Apr 2017, 13:10

Humm, minha dúvida era essa tb. Não animo em usar um chiller pelo preço. Então montando um bom conjunto de coolers daria conta do recado? Moro na região norte de minas e aqui a coisa é quente :(

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 28 Apr 2017, 13:56

Olha,
Na pratica a teoria é sempre outra né?

Mas eu, em um primeiro momento, tentaria manter a temperatura estável em uns 29 mesmo, se tu disse que na sombra é uma media de 30º e a tendencia da água é sempre buscar o equilíbrio com o ambiente, então os Coolers não teriam muito trabalho.

Você pode fazer esse teste em um balde de agua, só para ter uma ideia.

Estamos já a 3 dias aqui com temperaturas de 4 a 6º a noite e pela manha. Meu reef tem 150lts e tenho um aquecedor de 300 dando conta.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 01 May 2017, 12:55

Se aqui fosse mais frio um pouco seria ótimo. Aquecer me parece ser mais fácil do que resfriar. Embora ontem eu tenha visto um cara resfriar o reef dele usando um uma bombinha empurrando água numa mangueira de silicone passando por dentro de uma caixa térmica com gelo. Depois a água retornava pró reef. Pelo que vi era um nano de uns 100 L. E a ideia parecia funcionar, mas não sei qual a periodicidade da recarga de gelo. Se for pra botar gelo a cada hora fica chato e inviável. Mas antes acho que não serviria pra mim. Muito arriscado, se acabar o gelo e não tiver alguém pra substituir a temperatura vai oscilar.

Arthur Almeida
Planejador
Planejador
Posts: 17
Joined: 20 Oct 2012, 07:29
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montes Claros - MG

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Arthur Almeida » 01 May 2017, 15:36

Ja vi falarem da pastilha peltier, mas até onde olhei parece que nao dá conta ou o gasto de energia é muito alto.


Pra esse aquario meu, de 160l, qual um tamanho bom para o sump?
E iluminação em leds pra tocar ele com peixes e corais fáceis de criar? Quantos W?

balvaro
Colaborador
Posts: 300
Joined: 27 Aug 2013, 19:33
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby balvaro » 01 May 2017, 18:41

Márcio, por curiosidade, quantos mm acrílico que vc cotou?

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 02 May 2017, 07:42

Balvaro,

0,4mm
Como era para um sump, cheio de divisórias que funcionam como travas, era suficiente.

Ja vi falarem da pastilha peltier, mas até onde olhei parece que nao dá conta ou o gasto de energia é muito alto.
O problema da pastilha Peltier não é o consumo, ele é ate muito baixo (esses bebedouros mais baratinhos usam). O problema dela é a baixa eficiência, uma pastilha da conta de um aquario de uns 5 litros e olha lá...
Pra esse aquario meu, de 160l, qual um tamanho bom para o sump?
Não existe um tamanho minimo e máximo de sump, não tem uma regra. O Sump bom é aquele onde caibam todos os equipamentos que você necessita sem aperto, de forma organizada.
Eu costumo sempre recomendar que se faça o maior possível, que se use todo o espaço disponível.
E iluminação em leds pra tocar ele com peixes e corais fáceis de criar? Quantos W?
Cara, isso depende de mais fatores como apenas a litragem. Tens de ver a altura da coluna de água, a disposição dos leds, o tipo de coral.

Para ter uma ideia, o meu tem 64c x 45p x 40a e tenho um mix de SPS, LPS e Softs, minha luminária tem 90W de led sendo 2x 10w branco, 4x 10w royal blue, 2x 10w pure actinic e 1x 10w verde (este ultimo coloquei apenas para testes)
Se aqui fosse mais frio um pouco seria ótimo. Aquecer me parece ser mais fácil do que resfriar. Embora ontem eu tenha visto um cara resfriar o reef dele usando um uma bombinha empurrando água numa mangueira de silicone passando por dentro de uma caixa térmica com gelo. Depois a água retornava pró reef. Pelo que vi era um nano de uns 100 L. E a ideia parecia funcionar, mas não sei qual a periodicidade da recarga de gelo. Se for pra botar gelo a cada hora fica chato e inviável. Mas antes acho que não serviria pra mim. Muito arriscado, se acabar o gelo e não tiver alguém pra substituir a temperatura vai oscilar.
Cara, na teoria funciona, porem é uma gambiarra sem tamanho não é mesmo?
Já vi muita gente usando isso ai em emergências, porem no dia a dia quem vai ficar ali controlando o gelo, ligando e desligando a bomba?

Se for para gambiarrar, então tem que ser nivel hard. Coloca um sensor COEL acionando a tal bombinha e faz a mangueira passar por dentro do refrigerador (já vi um assim).

O mais economico é manter a temperatura estável mais alta e usar um bom cooler para tirar o calor por evaporação, e este cooler controlado por coel.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

balvaro
Colaborador
Posts: 300
Joined: 27 Aug 2013, 19:33
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby balvaro » 03 May 2017, 18:53

Valeu!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 09 May 2017, 17:05

Marcio Vargas e Demais colegas;
Recebi a indicação do AVIV A500 (ótima dica do Marcio Vargas) para meu projeto de reef 180l. Pesquisei no ML e encontrei o AVIV A500 (para reef até 500l) e o BUBLE MAGUS Nac C3.5 (para reef até 300l) o preço está parecido, uma vez que o mais barato devo pagar o frete e o mais caro o frete é grátis. O MAGUS tem capacidade menor, no entanto tem um reputação melhor. O que faço? Grato pela sugestão e pela assistência que o Marcio Vargas tem me dado aqui.
Segue os links dos dois skimmer:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uarios-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... Index=true


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest