[VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Arthur Almeida
Planejador
Planejador
Posts: 17
Joined: 20 Oct 2012, 07:29
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montes Claros - MG

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Arthur Almeida » 05 Apr 2014, 11:44

Desnecessário e ate mesmo prejudicial.
No marinho as bactérias irão se fixar nas RVs.
Mas nesse caso não era pra usar com ceramicas e sim pra colocar o carvão e perlon. Também usaria como retorno do sump. Com certeza colocaria as RVs.
Ate tocam, mas tem de ter uma boa quantidade delas
Quantos W em média? No momento tenho 120w de compactas no plantado, mas há espaço para mais.
E outros tipos de lampadas, como actinicas, azuis e etc?? Usaria LEDS??

Obrigado pelas respostas.

sircurse
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 04 Apr 2014, 15:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby sircurse » 05 Apr 2014, 14:36

OlÁ,

Estou iniciando meu reef, ainda no projeto do tamanho + móvel, mas estou prevendo que terá 210l com sump. Só tenho uma dúvida, o Reator de Cálcio e o Chiller é mesmo necessário? Onde ficaria o Chiller e o Reator?

Existem opções mais baratas para essa litragem? Estou buscando na amazon pra importar, porém os que achei são bem carinhos, mesmo pra comprar fora.

No caso do reator, gostaria de ter corais, mas aqueles que são bem coloridos e moles (se movimentam bastante), junto com alguns peixes, não entendi o que seria um coral duro ou mole muito bem pra diferenciar, por isso não sei se irei precisar de um reator.

Uma outra dúvida, vi no youtube um video onde o cara tinha uma probe (pra monitorar o aquario) e tinha todos os dados no smartphone, isso já existe mesmo? Qual seria o nome desse sistema?

Anderson.

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Senfft » 10 Apr 2014, 16:14

Oi sircurse, vamos lá...
o Reator de Cálcio e o Chiller é mesmo necessário? Onde ficaria o Chiller e o Reator?
Nenhum dos dois é necessário. O chiller você precisaria se sua casa for muito quente e constantemente a água do aquário subir demais. Mas ainda assim você poderia instalar coolers que já resolveria o problema. O reator é bom para os corais, mas existem no mercado outras formas de injeção de cálcio, como acontece no método balling.
aqueles que são bem coloridos e moles (se movimentam bastante)
Esses são corais moles ou LPS e são corais mais resistentes do que os corais duros.
vi no youtube um video onde o cara tinha uma probe (pra monitorar o aquario)
Sim, já existe, mas não sei se já é comercializado aqui no Brasil.

Abraços,
Rafael Senfft

drneme
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 28 May 2014, 11:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby drneme » 28 May 2014, 12:03

EXCELENTE MATÉRIA!!!

Só fiquei com um dúvida!!

O sump não pode ter menos compartimentos?

Abraços!!

Leandro.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 28 May 2014, 12:30

Opa

Há varios modelos de Sump, que você pode adaptar a tua necessidade.

Entendo que o minimo para um bom funcionamento do Skimmer é que tenha ao menos uma divisoria, consequentemente dois compartimentos.

Se você não tiver essa divisão, inevitavelmente vai ter variação de nível e o skimmer desregula.

Então um compartimento para chegada de agua e skimmer, e outro para recalque é o minimo que vejo como funcional.

Depois disso, podes colocar quantos compartimentos julgares necessário.

Tem gente que faz um só para a chegada e Shark bag, outro só pro skimmer, outro só pro refugio (muito interessante) outro só pro recalque, outro só para equipamentos diversos... Vai do gosto de cada um.

Estou projetando um Reff novo de 50 x 50 x 40 para substituir o meu atual, que era apenas um reef escola, e terá um sump. Vou fazer ao menos 3 compartimentos. Um para Skimmer / Shark bag, um para recalque / nivel / temperatura e um para refugio alem de ter a caixa de reposição acoplada.

Vou fazer algo assim, porem com o compartimento do meio maior para ser o refugio, e o do Skimmer menor.
Image


Tem quem faça sem divisão...
Image

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
rborowski
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 01 Apr 2012, 13:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Raimundo das Mangabeiras-MA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby rborowski » 28 May 2014, 21:26

Eu gosto (lembre-se, gosto pessoal) de sump com duas divisões, uma para a descida, onde fica o skimmer e outra, para o recalque... Tudo para que não me preocupe demais com o nível de água, a reposição não é tão crítica, tendo em vista que o nível onde o skimmer fica não oscila, consequentemente ele não desregula... Mas não quer dizer que vai poder descuidar da reposição de água doce, apenas não vai ser uma das coisas a te tirar o sono em uma viagem, por exemplo... Quando viajo deixo alguém repondo a água manualmente, não consigo confiar nem em boia manual, nem em eclusa pra longos períodos de tempo... E como o espaço que deixei para a bomba de recalque é pequeno, a variação de salinidade em 3 dias é mínima...

Abraço

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 25 Apr 2017, 10:13

Image
Esse aqua tem 0,80 x 0,60 x 0,60.
Fauna: 1 Yellow tang, 1 Blue Tang e 3 ocellaris. Os demais eu não reconheci (se puderem me ajudar nisso fico grato).

Gostaria de saber quais os equipamentos necessários para construir um aqua como esse (o logista não estava afim de me explicar ou ajudar, só queria me vender e pronto :cry: )
Tenho aquário de água doce e gostaria de ter um de água salgada como este que citei. Ficaria muito grato pela orientação de vocês.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2017, 10:28

BASICO
- Skimmer
- Bomba Circulação
- Bomba de Recalque
- Sump
- Luminária compatível com a fauna (corais)
- Sistema de reposição de água evaporada
- Deionizador ou RO (reverse Osmose)

Para chegar nesse nível ali:
- PACIÊNCIA
- PACIÊNCIA
- DEDICAÇÃO
- DEDICAÇÃO
- Um bom sal (nada de sal baratinho)
- Algum sistema de baling
- Dedicação e disciplina para os testes.


É um aquario simples, ele não tem nenhum coral mais complicado, só tem coral considerado "fácil" e alguns "médios", muitos Softs e alguns LPS, não identifiquei nenhum SPS.

Os corais que estão no substrato são quase uma praga, crescem muito, reproduzem muito e não são exigentes em questões de parâmetros, os corais das rochas exigem um pouquinho mais de qualidade de agua e iluminação, mas nada de outro mundo.

Esse aquario da foto é um aquario bem simples, porem beeeem maduro, apenas isso.

Se fosse como o da foto abaixo, com muitos SPS, ai a coisa complica
Image


Vamos lá:

Image

1 - Coral Soft chamado "Mushroon", este é sem duvida o mais resistente e fácil de criar.
2 - Coral Soft chamado "Leather Devil Hands", bem fácil porem manhoso. Pode ficar fechado vários dias para troca de pele. Pede uma circulação de moderada a forte.
3 - É um outro tipo de Leather, me parece o "Leather Letuce". Vale o mesmo do Devil
4 - Coral chamado "Yellow Polips", muito prolifico, se descuidar toma conta do aquario.
5 - Coral chamado "mush green hair", é um tipo de Mushroon entre a centena deles que existe. Esse coral é muito bonito e pode crescer ate o tamanho de um prato. Reproduz fácil e é pouco exigente. Tem um comportamento bem bacana quando alimentado.
6 - Duvida, me parece outro tipo de Leather, o Todstool, mas não arrisco afirmar.
7 - Anémona BBT. Essa é a estrela de qualquer aquario, pelo tamanho e aparência diria que esta bem adaptada ao aquario, o que pode significar que esta ai a muito tempo.
8 - Coral LPS (large Polips Stone), é um coral de dificuldade mediana, precisa de um pouco mais de luz e circulação que os Softs, ate por isso esta em uma posição mais alta no aquario. Pela cabeleira aparenta estar muito saudável, mais um indicio de ser um aquario muito bem equilibrado. Pela cabeleira também se nota a circulação forte sobre eles.
9 - Não identifiquei.

-Dicas sobre anemonas
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 25 Apr 2017, 11:29

MUITO OBRIGADOOOOOOOO!!!
Ví na loja quando fui comprar teste pro meu aqua de água doce. Me apaixonei e o vendedor queria me empurrar por 12 mil, quase morri quando me disse o preço, achei muita grana e pensei que com tempo e paciência poderia fazer aos poucos algo parecido, mas não sabia por onde começar e o vendedor também não me parecia interessado em me ajudar. Sou assalariado (ganho dois salários em média :cry: ) e me assustou, amo aquarismo mas não tenho tanta grana assim. Tenho o aquário nas medidas de 1 x 0,60 x 0,60, com 10 mm, sendo a frente de vidro temperado, então pensei que aos poucos poderia montar uma fauna assim. Gostaria de começar com os equipamentos e depois os corais e fauna invertebrada e por último os peixes. Mais aí deu medo. Se tiver tempo e puder me indicar os equipamentos (modelos que atendam as dimensões e fauna proposta) fico feliz. Pois se eu for comprar na loja vão tentar me vender muito mais do que preciso. Continuo lendo os artigos e postagens do forum pois são muito enriquecedora, mas algumas exigem um conhecimento prévio para maior compreensão. Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2017, 11:52

sendo a frente de vidro temperado
Tu é corajoso eim??? Pqp

Mas vamos lá, com base em um aquario de 65l x 40a x 45p como o meu:
- Skimmer

AVIV A-500 tu não te incomoda nunca mais, toca ate SPS. Claro, não tem a qualidade de um Deltec ou Bubble Magus, mas cumpre o que promete, e é bem mais em conta.
- Bomba Circulação
Gosto muito das Jebao, mesmo tendo uma assistencia deficiente, e pelo preço vale muito a pena. Para esse tamanho de aquario uma RW-4 já da conta, se quiser SPS é só pegar uma RW-4 Twin
- Bomba de Recalque
Uma Jebao DC 3.000 da e sobra. A minha esta a um ano ininterrupta firme e forte.
- Sump
Quanto maior melhor. Usa o espaço disponível. Eu gosto sem divisória nenhuma, tem quem goste com uma, com duas. Quando resolver montar, abre um tópico sobre isso para ouvir os prós e contras de cada opção.
- Luminária compatível com a fauna (corais)
Olha, tem umas FVM a venda que dão conta de um aquario com corais mais simples, e como tu já mencionou que não pode gastar muito, fica essa dica. Porem se quiser algo um pouco melhor, pode partir das Doled de 70W, tem opção mais em conta que as importadas de mesma potencia.
- Sistema de reposição de água evaporada
Aqui o mais barato é a boa e velha bóia mecânica daqueles filtros de água de barro, sabe? Mas ae tem que ter o reservatório de água DI/RO em nível mais alto. Tem a opção de automatizar com sensor ICOS, que tb não fica caro.
- Deionizador ou RO (reverse Osmose)
Bah, aqui tem uma porrada de opção. Se a tua intenção é economizar, recomendo fazer isso onde não trará um impacto negativo (a popular economia porca ou economia burra). O Deionizador é um bom item que pode economizar muito fazendo em casa. Um FVM tem a mesma eficiência que um comercial, só perde na aparência.
Clica ai na minha assinatura que vai achar um índice com um tópico ensinando a fazer um.
- Um bom sal (nada de sal baratinho)
Se quiser SPS, te recomendo um Red Sea ou Seachen, mas se for de Soft e LPS um Ocean Tech da conta. É o que uso.
- Algum sistema de baling
Aqui tem desde formulas caseiras comprando nas lojas de produtos químicos os ingredientes ate os de marcas renomadas, no meio do caminho tem boas opções no ML. Mas tudo vai depender do teu consumo de nutrientes, que esta diretamente relacionado a tua fauna de corais. Recomendo pesquisar um pouco sobre esse termo "método baling" para entender o principio.
Qualquer coisa abre um tópico aqui sobre ele que explicamos.
- Dedicação e disciplina para os testes.
Penso, e pode ter gente que pense diferente, que testes em marinhos são um pouco mais críticos que em doces, já que alem de qualidade da água para os animais, eles indicam o nível de "alimento" que tem na aguá (grosso modo falando).
Para a formação de tecido e esqueleto os corais consomem o cálcio, magnésio e reserva alcalina da água, entre outros. Por isso esses três testes são os mais importantes de monitorarmos com mais frequência. Claro que com o tempo e a maturidade do sistema tu já consegue calcular o consumo sem testes tão frequentes.
Importante ter estes três testes + pH de uma marca confiável, estes quatro são indispensáveis no meu entender, outros também ajudam muito como amônia, nitrito e nitrato, e tem quem considere também o fosfato como os indispensáveis.

Cara, é um assunto muito complexo e cada ponto destes renderia um tópico inteiro. Vai lendo, estudando e perguntando.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest