[VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 09 May 2017, 18:01

Oi Ricardo,

Penso que em se tratando de Skimmer o valor deve ficar para um segundo olhar. Logico que é importante, afinal tem de caber em nosso bolso. Porem ele é um equipamento que vai ser o coração do teu Reef

Penso que neste sentido ambas as opções vão te atender muito bem. O AVIV com a vantagem de suportar futuras expansões e/ou corais mais exigentes em termos de nutrientes baixos.

Eu, particularmente, iria de AVIV, mesmo com os relatos de ser um pouco ruidoso. Justifico:

- Nacional
- Assistência fácil
- Peças de reposição
- Bem construído
- Usa uma bomba já consagrada e conhecida
- Permite a troca da bomba facilmente por uma DC
- Tem uma ótima eficiência

Lembrando que isso é o que eu faria né, com basa na minha experiencia com meu A500.

Em todo caso, em ambas as opções você estará bem servido quando a função dele. Pesquise, alem do ML, em lojas. Recomendo a Pro Aquarista, joga ai no google. Se eles não tem, eles encomendam. A vantagem de comprar de uma loja é que você terá uma garantia muito melhor em relação a assistência e pós venda. Comprando no ML você fica meio que sozinho se precisar de alguma ajuda. E isso vale para qualquer equipo.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 09 May 2017, 19:57

Muito obrigado Márcio, você tem sido um grande auxílio nessa empreitada. Vi no fórum um cubo (acredito que seja seu) muito bem elaborado com instalações dá "casa de máquinas" nível hard, me inspirou. No entanto não tenho conhecimento pra copiar mesmo vendo as fotos . Parabéns.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 10 May 2017, 08:13

Ricardo,
Essa é a intenção do AqOL, adquirir e transmitir conhecimento. Muito obrigado pelas palavras, e tenha certeza que em breve será você ajudando alguém... Aqui no AqOL a turma é mais dos plantados, então eu acabo aparecendo mais quando a duvida é marinho, mas tem muita gente boa disposta a ajudar por aqui.

O meu não é bem um cubo, na verdade nasceu para ser, porem no decorrer do projeto ele "espichou" um pouco. As instalações o "segredo" é ir fazendo com calma, tudo bem pensando, uma coisa de cada vez. Eu levei uns bons meses só preparando antes de colocar água.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 15 Mar 2018, 12:11

Olá galera do forum!! Bom dia Marcio Vargas!!
Marcio, como você sempre foi muito atencioso comigo (os outros também foram) vou postas aqui algumas especificações do meu projeto (finalmente deu pra juntar uns trocados) e a lista do que pretendo comprar para dar início, gostaria se possível algumas sugestões, tenho lido bastante os fóruns e vídeos no youtube, mas nada se compara a experiencia de vcs. Abraços.

Aquário 100Cx60Ax50L (vidro 8mm) (gostaria de opinião sobre método mais eficiente de descida da água( bota, furo em baixo...)
Sump 50Cx40Ax40L (Vidro 8mm) (aceito sugestão de modelo ou projeto pronto)
Sal Marinho Ocean Tech 20,1kg
Skimmer Aviv Reef A-350 - Modelo 2017/18
Bomba Sarlo Submersa 2700 (Recalque)
Substrato Marinho Ocean Tech Coral Sand 8kg - Samoa Pink (Quatro pacotes)
Deionizador Completo Mais Um Medidor De Tds
Ventoinhas e Controlador coel.
Iluminação ainda não decidi.

Fauna pretendida:
4 paguros pata amarela
2 Amphiprion ocellaris
Mushroon
Leather Devil Hands
Leather Letuce
mush green hair
Todstool
Anémona BBT
Zoanthus

Sei que a fauna será inserida bem lentamente.
Mas de início estou preocupado com o que vou usar na fase de ciclagem. Fico grato pela ajuda.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 15 Mar 2018, 15:31

Opa,
E ae Ricardo!!! O AqOL esta aqui para trocarmos experiencias mesmo, precisando de qualquer coisa, e eu podendo ajudar, só chamar.

Vamos lá, por partes:
Aquário 100Cx60Ax50L (vidro 8mm) (gostaria de opinião sobre método mais eficiente de descida da água( bota, furo em baixo...)
Cara, essa altura ai vai te complicar com a iluminação. Ou tu tem uma luminária extremamente forte e cara para atender os animais do chão, e queimar os do topo, ou tu não tem animais no chão. Alem de sempre molhar o "suvaco", sempre estamos mexendo em uma coisa ou outra no chão do aquario. 50cm é bem mais adequado e 40 é perfeito.
Bota e furo embaixo eu não curto, se precisar de manutenção é uma trabalheira que em muitos casos pode ter de desmontar tudo, como pode nunca na vida necessitar manutenção, não temos como saber.

Eu gosto de dois sistemas, o meu e o do Fabiano Penz, aqui do fórum. O meu são dois furos no vidro traseiro e uma caixinha interna, ali tem duas flanges que descem ao sump, uma mais alta sendo o ladrão. A borda da caixinha é 2cm abaixo da borda do aquario para haver o transbordamento.
O do Fabiano tem o vidro traseiro inteiro uns 2 ou 3 cm mais baixo e uma caixa esterna de fora a fora, ali há as flanges de queda e retorno, desta forma há o transbordamento para a caixa, e depois para o sump.
Sump 50Cx40Ax40L (Vidro 8mm) (aceito sugestão de modelo ou projeto pronto)
Sump quanto maior melhor. Sump apertado é bem complicado. Porem um sump onde caibam sem aperto os equipamentos já é um bom sump. Eu particularmente prefiro e uso sem nem uma divisão, só uma caixa de vidro.
Sal Marinho Ocean Tech 20,1kg
Bom Sal
Skimmer Aviv Reef A-350 - Modelo 2017/18
Muito pequeno para teu tamanho de aquario. Vai de no minimo um A500, se for de A350 em menos de um ano vai se arrepender da escolha.
Bomba Sarlo Submersa 2700 (Recalque)
Nunca usei, já vi gente que usa e gosta, como o Marne, e já vi gente que identificou aquecimento da agua, como o Junior. Essa eu pulo. Prefiro as Jebao e similares.
Substrato Marinho Ocean Tech Coral Sand 8kg - Samoa Pink (Quatro pacotes)
Eu prefiro sem substrato, mas esse ai é uma boa escolha. Só teria de ver o rendimento para ver se é suficiente para cobrir tudo com uma camada de pelo menos uns 6 ou 7 cm.
Deionizador Completo Mais Um Medidor De Tds
Sobre o deionizador é importante tu saber que ele não retira nem fosfatos nem silicatos da água, que são as coisas que causam alga marrom, o TDS também não mede esse itens. GFO é um bom removedor de fosfato e silicato, e pode colocar em um estagio do deionizador (não sei de quantos estágios é o teu).
Ventoinhas e Controlador coel.
Não vi onde tu mora, dependendo pode não ser suficiente. O Junior mora a duas quadras da fornalha do inferno e precisou comprar um chiller :lol: :lol: :lol: :lol:
Iluminação ainda não decidi.
Pensa em fazer ou ir de comercial?
Fauna pretendida:
4 paguros pata amarela
2 Amphiprion ocellaris
Mushroon
Leather Devil Hands
Leather Letuce
mush green hair
Todstool
Anémona BBT
Zoanthus
A tua fauna é tipica de iniciante, eheheh, e isso não quer dizer que seja ruim, mas aposto uma cerveja que em 6 meses você esta passando para outras dezenas de opções.
Green Hair é um tipo de Mush, assim como o Zoanthus existem centenas de tipos diferentes e alguns muito agressivos que podem matar os vizinhos. Tem de escolher bem o local, e quem fica próximo. Já os Zoas alguns deles vão cobrindo tudo que veem pela frente, então também é interessante dar uma atenção ao tipo e local.

Eu tenho um jardim de zoas cobrindo todo o chão do meu, e um de mush cobrindo uma rocha. São dezenas de tipos de cada um, e semana passada tive de quebrar uma pedra para tirar um Green Hair que estava matando uma Acantastrea.

Peixes vão sumir ai dentro, só dois ocelares tu nem vai ver eles. Cabe uns gobies e um Yellow Tang com certeza... Entre outros.
Paguro pensa em no minimo uns 20, 4 é muito pouco. Eu que tenho um aquario da metade do teu tenho uns 15. Eles são importantes detritívoros e algueiros.

Da uma olhada aqui.

Abração
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 15 Mar 2018, 16:31

Valeu!!! Tô querendo começar com calma. Tô pensando em reduzir, mas vi uma publicação no forum onde indicava iniciar com mais de 200 L. Quero comprar agora o suficiente pra colocar pra ciclar. Gostaria de encontrar um Aqua e sump com as medidas planejadas para corte das peças de vidro. Pois tenho a chapa inteira e vou mandar para o vidraceiro. Se tivesse o projeto detalhado, já vinha tudo cortado e com os furos necessário, apenas faria a colagem. A altura foi por conta do substrato, e fato de o aquário nunca ficar cheio até a borda, então pensei em 40cm de coluna d'água. Moro na Bahia, cidade de Aporá, estou a 80 km da costa. Segue link com os dados climáticos.
https://pt.climate-data.org/location/42904/
Gostaria de um Aqua mais barato, mas nada que prejudica a qualidade de vida da fauna.

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 15 Mar 2018, 16:42

Cara :shock: ... Teu Aqua é incrível!! Parabéns!! As fotos são todas dele? Tem uma fauna muito diversificada. Quais as medidas? Dei uma olhada na casa de máquinas mas como já era de se esperar não entendi nada :P . Muito bonito mesmo.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 16 Mar 2018, 08:55

Sim,
Todas do meu reef

Ele tem 60 x 45 x 40, no sump tenho skimmer, bomba de reposição, controle de temperatura, siporax, controle de nivel e shark bag
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby RicardoCS » 20 Mar 2018, 12:35

Boa tarde!!

ITEM PREÇO DESCRIÇÃO
skimmer R$810,00 AVIV A 500
sal R$281,00 OCEAN TECH 20K
bomba recalque R$165,00 SARLO 2700
bomba circulação R$388,00 JEBAO RW4
rochas R$237,00 ZANZIBAR 18K
substrato R$360,00 SAMOA PINK OCEANTCH 18 K (tem vendedores com pacotes sem marca mais baratos, mas fiquei com receio)
deionizador R$295,00 deionizador 3 estágios
refrigeração R$165,00 FAN BOYU 4 VENTOINHAS (pensei em fazer eu mesmo com ventoinhas de PC).
refratômetro R$100,00
REMOVEDOR DE FOSFATO R$92,00 Phosguard Removedor Fosfato E Silicato 500ml
ILUMINAÇÃO Ainda não sei, aceito sugestão de compra ou de DYE
TOTAL R$2.893,00

Display 80 x 45 x 45 (aguardando chegar o material do vidraceiro (display e sump), passei para ele o plano de corte e vai chegar as peças para colagem).
SUMP 80 X 40 X 40 TRÊS COMPARTIMENTOS
Sistema de reposição ainda não decidi.

Valeu Marcio!!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: [VIROU ARTIGO] - Como montar um aquário marinho

Postby Marcio Vargas » 20 Mar 2018, 13:13

Circulaçao vai precisar de muito mais, ou uma rw25 ou duas rw8, prefiro essa segunda opçao por dulistribuir melhor. Uma rw4 com certeza nao da conta.

Os cooler acho que nao vao dar conta tb, mas esse só testando.

Iluminaçao procura por "doled"

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest