Montando aquario ciclídeos - dúvidas com SUMP

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
RenatoB
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 21 Nov 2020, 11:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Montando aquario ciclídeos - dúvidas com SUMP

Postby RenatoB » 21 Nov 2020, 11:50

Olá pessoal,

Meu primeiro post! icon_comemorando

Sempre estive vendo os tópicos nesse forum mas só estou apto a participar agora porque estou montando um aquario de ciclideos. Meu aquario tem 200 litros e tenho interesse em montar um aquario mono Pseudotropheus Saulosi e pretendo manter de 6 a 8 peixes (1 macho e o restante de fêmeas ou 2 machos e 6 fêmeas) neste aquário. A bancada que comprei tem 1,50 e por isso, caso seja necessário, irei montar um aquário de 375 litros no próximo ano. Estou usando um SUMP de 144 litros para este aquário.

O aquário ainda está ciclando e por isso estou tentando resolver todos os possíveis problemas antes de colocar os peixes. Já coloquei o frasco de microbiologia e o SUMP tem, por enquanto, 5 litros de mídia biológica, 3 litros de concha moída, e algumas esponjas no primeiro espaço. Segue fotos:

Image Image Image Image

O problema que estou tendo é com o problema do barulho do SUMP. Estou tendo que colocar água (2 litros em média) todos os dias por causa do som da água caindo. As paredes do meu SUMP tem o vidro angulado para diminuir o barulho, mas ele perde esta quantidade de água de um dia para o outro. Queria saber se isso é normal, pois se for eu coloco alguma coisa para amortecer a queda d'água. Caso não seja normal, por favor, me digam o que posso fazer. Outra questão é a bota. Ela ficou um pouco larga e normalmente o limite de água não vai até o limite (normalmente fica uns 4 dedos pra baixo). Isso também é normal ou teria obrigatoriamente ficar na mesma linha da entrada d'água?

Desde já agradeço pela possível ajuda.

fmerino
Colaborador
Posts: 753
Joined: 28 Oct 2005, 22:57
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo, SP

Re: Montando aquario ciclídeos - dúvidas com SUMP

Postby fmerino » 27 Nov 2020, 11:48

É normal evaporar bastante água em aquários com sump, principalmente quando o turnover é alto e nas épocas do ano com baixa humidade relativa do ar. Preocupe-se apenas com a questão do barulho que a água está fazendo, e neste caso, eu retiraria justamente essas peças de vidro que estão anguladas para forçar uma queda d'agua. Se você retirar, principalmente essa do último compartimento onde está a bomba de recalque, parte da água vai descer pelo próprio vidro e vai suavizar o barulho. Sobre a bota, também não é um problema que o nível dentro dela não esteja exatamente próximo da lâmina d'agua. Na realidade, seria sim um problema se esse nível estivesse mais alto, porque isso iria significar que as dimensões do overflow não são suficientes para o fluxo da bomba de recalque.

RenatoB
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 21 Nov 2020, 11:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Montando aquario ciclídeos - dúvidas com SUMP

Postby RenatoB » 01 Dec 2020, 11:40

É normal evaporar bastante água em aquários com sump, principalmente quando o turnover é alto e nas épocas do ano com baixa humidade relativa do ar. Preocupe-se apenas com a questão do barulho que a água está fazendo, e neste caso, eu retiraria justamente essas peças de vidro que estão anguladas para forçar uma queda d'agua. Se você retirar, principalmente essa do último compartimento onde está a bomba de recalque, parte da água vai descer pelo próprio vidro e vai suavizar o barulho. Sobre a bota, também não é um problema que o nível dentro dela não esteja exatamente próximo da lâmina d'agua. Na realidade, seria sim um problema se esse nível estivesse mais alto, porque isso iria significar que as dimensões do overflow não são suficientes para o fluxo da bomba de recalque.
Obrigado por responder. Não havia recebido a mensagem do forum por isso demorei para responder. Vou fazre isso que indicou para tirar o barulho.
Em relação à bota, eu percebi que quando alterava o registro da descida de agua par aumentar a quantidade que cai dentro da bota, o compartimento da bomba ficava mais vazio. Quando a bota está com metade da água, o compartimento da bomba perde menos água. Porém, apesar de vc dizer que é normal fica assim, eu acho bem estranho não mostrar cheio de agua até a superficie, mas por razões estéticas mesmo. Quer dizer que todos que tem bota em aquario ficam desta forma?

Marcosk
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 17 May 2014, 02:11
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara/SP

Re: Montando aquario ciclídeos - dúvidas com SUMP

Postby Marcosk » 12 Dec 2020, 23:32

RenatoB uma dúvida, quantos centímetros o nível do seu aquário desce quando falta energia?
Numa simulação teste claro.
No meu preciso resolver o problema de vazão de descida que está muito baixa e tenho de deixar o retorno muito baixo, por isso desce 30mm.
Marcos

Aquário de kinguios
200L com filtro sump caseiro + elódeas e microsorum pteropus

fmerino
Colaborador
Posts: 753
Joined: 28 Oct 2005, 22:57
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo, SP

Re: Montando aquario ciclídeos - dúvidas com SUMP

Postby fmerino » 13 Dec 2020, 21:03

Obrigado por responder. Não havia recebido a mensagem do forum por isso demorei para responder. Vou fazre isso que indicou para tirar o barulho.
Em relação à bota, eu percebi que quando alterava o registro da descida de agua par aumentar a quantidade que cai dentro da bota, o compartimento da bomba ficava mais vazio. Quando a bota está com metade da água, o compartimento da bomba perde menos água. Porém, apesar de vc dizer que é normal fica assim, eu acho bem estranho não mostrar cheio de agua até a superficie, mas por razões estéticas mesmo. Quer dizer que todos que tem bota em aquario ficam desta forma?
Sim, é bastante comum os aquários que utilizam o sistema de botas para captar a água de overflow, ficarem com o nível dentro delas bem abaixo do nível normal do aquário. Um dos motivos de ajustar esse nível usando o registro de esfera, é para evitar um possível incomodo com o barulho da água caindo dentro da bota. Outro motivo são aqueles 'barulhos de ralo', que ocorrem com o efeito sifão. E há também os casos onde é necessário diminuir o número de bolhas chegando dentro do sump. Por estética talvez já não seja comum porque geralmente as botas são pintadas de preto, para ficarem camufladas com o fundo do aquário.

Mas nesta questão estética, você até pode ajustar o nível da água dentro da bota fechando um pouco o registro de descida e completar com mais água no sump para manter o nível dentro do compartimento da bomba. Como seu sump é alto, mesmo com esse ajuste, você não precisará se preocupar com um possível transbordo quando a bomba for desligada.

O único ponto para se preocupar neste caso, é com um possível entupimento na tubulação de descida por conta da restrição criada no registro de esfera.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest