Um iniciante em dúvida

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Caranguejo
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 22 Aug 2020, 18:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Um iniciante em dúvida

Postby Caranguejo » 22 Aug 2020, 19:06

Olá pessoal, sou novo no forum, mas muito interessado sobre o assunto. Posso dizer que nos últimos dias li incontáveis tópicos aqui e em outros sites, bem como assisti diversos vídeos sobre aquarismo.

Tive aquário há mais de 20 anos e as coisas nao foram muito bem. Agora pretendo retomar esse hobby, porém me preparando antes , lendo o máximo e aprendendo antes de começar.

Entretanto, me deparei com alguns obstáculos: as informacoes sao numerosas, algumas vezes até conflituosas, e tambem sao espalhadas demais. Para um iniciante é complicado.

Depois de tanto ler cheguei a algumas conclusões:

1) Tamanho do aquário: será um de 200 litros com medidas de 1 metro de comprimento x 50 cm de largura e 40 cm de altura. Essas medidas estão boas? Vi um vídeo do marne dizendo que o ideal é pelo menos 50 cm de profundidade e que a altura nao seja superior a 60 cm pois atrapalha para mexer em plantas e para a luz chegar ao fundo

2) água doce ou marinho: decidi por um de água doce, pois me parece mais simples para um iniciante, estou correto?

3) se plantado ou sem plantas: decidi por plantado pois me parece que é mais correto para que tenhamos o ciclo completo dentro do ecossistema do aquário e tambem para o bem estar dos animais.

4) se low tech ou high tech: empaquei aqui nesta decisao. Nao consigo me decidir. Vejo que o low tech talvez seja mais fácil para um iniciante, mas me parece que o high tech( apesar da manutencao mais frequente) seria o ideal para manter um aquário nas melhores condicoes para os peixes, estou correto?

Se fossem iniciantes, como vcs começariam? Tomariam as mesmas decisoes que eu estou tomando?

Dutka
Montador
Montador
Posts: 37
Joined: 23 Sep 2016, 14:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Um iniciante em dúvida

Postby Dutka » 23 Aug 2020, 00:27

O tamanho do aquário depende muito do que você quer, do quanto pode gastar.
Em minha visão, acho aquários de água doce menos complicado.
De um modo geral, é mais saudável ter plantas em aquários, prefira que tenha.
Vai de low tech até ganhar mais experiência, depois muda se quiser
Minha opinião: acho que não precisa ficar tão bitolado em oferecer tudo do melhor para o peixe, o que tem feito até agora está bom, já colheu bastante informação, mas cá entre nós também sou um iniciante digamos assim
Vamos ver se alguém mais experiência dá um parecer

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk


Caranguejo
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 22 Aug 2020, 18:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Um iniciante em dúvida

Postby Caranguejo » 23 Aug 2020, 01:12

Obrigado pelas respostas dutka.

A questão de low ou high nao é somente pelo bem estar dos peixes. Claro, esse é sempre meu motivo principal para a tomada de decisoes, mas tambem penso que o high tech, apesar de mais trabalhoso na questao de podas, de CO2, etc ele traz uma vantagem na questao do controle de algas.

Me corrijam se estiver errado, mas quanto mais plantas e quanto mais vigorosas estiverem, menores as chances de uma infestaçao de algas no aquário e menos dores de cabeça terei, nao é isso?

O que realmente gostaria de saber para me decidir sobre isso é: quanto de trabalho a mais terei se optar por high tech ao invés de low tech? Sei que as TPAs serao mais frequentes, terei que me preocupar com o nível de CO2, com mais fertilizaçao, podas etc... mas quanto a mais de trabalho isso realmente representa? É muito mais? Os benefícios de um high tech superam o trabalho a mais que teria em relaçao a um low tech?

Dutka
Montador
Montador
Posts: 37
Joined: 23 Sep 2016, 14:33
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Um iniciante em dúvida

Postby Dutka » 23 Aug 2020, 09:28

Sobre o trabalho que vai dar não posso esclarecer

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk


User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Um iniciante em dúvida

Postby LMuhlen » 23 Aug 2020, 13:47

O aquário low tech não é mais suscetível a algas porque a essência dele é escolher plantas que ficam bem com menos recursos. Se fizesse um lowtech com plantas exigentes, seria complicado, mesmo.

Perigoso é ter um aquário com todos os recursos e falhar na manutenção, pois as plantas crescem rápido e fazem sombra sobre elas próprias. Como são plantas exigentes, elas ressentem essa situação e isso pode iniciar um surto de algas. Além disso, a limpeza tem que ser rigorosa para evitar os surtos de algas em condições assim favoráveis.

Mas estando tudo bem encaminhado, as plantas saudáveis se garantem contra as algas. O importante é as plantas estarem saudáveis, seja plantas de crescimento lento em um ambiente menos nutritivo, ou plantas exigentes em um ambiente rico.

Independentemente da rota escolhida, o importante é fazer com critério, entendendo as limitações e exigências. Todos os estilos de aquário podem ser muito bem sucedidos e oferecer condições plenas para fauna e flora, desde que feitos de forma adequada.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest