Iniciando Iwagumi nos EUA

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
jvguedes
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 16 Oct 2019, 17:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby jvguedes » 26 Jun 2020, 19:49

Image
Fala Galera, resolvi criar esse tópico no fórum pois provavelmente precisarei de ajuda Image

Como o tópico fala, moro a pouco tempo nos EUA (Philadelphia-Pensilvânia) e resolvi montar um aquário. Nunca tive um aquário antes e de cara ja vou começar com um desafio, quero montar um aquário plantado estilo Iwagumi.

O Aquário tem 20 galões (em torno de 90 Litros)

Dividirei a montagem do aquário em 2 partes:

1ª:
Ja comprei algumas coisas que estão nas fotos (ADA Power Sand, Substrato Fértil da Fluval, achei os leds poucos que ja vêm na tampa do aquário e fiz uma gambiarra pra realocar os antigos e introduzir uma luminária nova que comprei e ainda estou avaliando se precisarei trocar o filtro hangon por um maior) e vou usar o método DSM pra dar início ao carpete que utilizarei a Micranthemum Monte Carlo para o carpete e pedras tipo Dragon Stone.

Estão faltando apenas as pedras e as plantas que irei adquirir próxima semana para dar início a 1ª parte da montagem.


E 2ª:

A segunda parte será feita só daqui a um mês provavelmente, depois que perceber que o carpete está bem enraizado.
E será o enchimento do aquário e colocar a fauna que serão apenas Tetras Neons.
Image
Image
Image
Image


Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi ImageImageImageImage

jvguedes
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 16 Oct 2019, 17:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby jvguedes » 06 Jul 2020, 19:22

Boa Noite Pessoal, passando pra atualizar o post.

Esse final de semana comprei as rochas e as plantas que estavam faltando pra dar início ao 1º passo da montagem.

Como falei, utilizarei o método DSM (Dry Start Method)

Estou utilizando 12horas de luz com a tampa totalmente fechada com plástico filme, abrindo uma vez por dia para trocas gasosas e reposição de água se necessário.
Image
Image
Image
Image
Image


Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi ImageImageImageImage

jvguedes
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 16 Oct 2019, 17:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby jvguedes » 02 Aug 2020, 22:12

Boa Noite Galera, hoje fazem 4 semanas que iniciei o método DSM e creio que está indo bem. Visualmente não há grandes diferenças na parte das folhas das plantas, mas na parte do enraizamento está indo muito bem.

Penso em esperar mais 2 ou 3 semanas até encher o aquário e injetar CO2 e começar a ciclagem.Image
Image
Image
Image
Image


Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi ImageImageImageImage

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby edustarling » 20 Aug 2020, 10:15

Está ficando bem bonito!

Previsão de quando vai encher o aquário?

jvguedes
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 16 Oct 2019, 17:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby jvguedes » 07 Sep 2020, 16:59

Está ficando bem bonito!

Previsão de quando vai encher o aquário?
Obrigado Edu Image Novidades agora Image


Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi ImageImageImageImage

jvguedes
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 16 Oct 2019, 17:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby jvguedes » 07 Sep 2020, 17:23

Após exatos 2 meses da montagem inicial no estilo DSM resolvi encher o aquário.

Estou utilizando a produção de CO2 caseira, mas com um equipamento um pouco mais moderno.

Image


Coloquei apenas perlon por enquanto no filtro hang on pois no começo sabia que o substrato iria soltar muita sujeira.

Image

Image
Image

Por enquanto estou fazendo ciclos de iluminação e CO2 de 10horas com 1 bolha por segundo de CO2. Como passo a semana no trabalho só poderei fazer os ajustes finais no final de semana.

Essa primeira semana pretendo dosar Flourish Excel todos os dias e depois dia sim, dia não.

E deixo a foto abaixo para acompanharmos o crescimento das plantas a partir de agora.

Image

Em breve farei a compra dos mídias biológicas que irei utilizar pra já começar a fazer a ciclagem geral do aquário e poder introduzir os peixes.


Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi ImageImageImageImage

jvguedes
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 16 Oct 2019, 17:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby jvguedes » 18 Oct 2020, 23:11

Olá pessoal, estou de volta.

Comprei o Siporax Mini e Matrix no filtro externo. Em breve pretendo comprar um maior e colocar Purigem.

No último dia 10 realizei os primeiros testes do meu aquário e os resultados foram esses:

-Ph 6.4/6.6 (achei bem baixo)
-Amônia 0
-Nitrito 0
-Nitrato 40/80 (o Nitrato acho que estava alto pois pra poder criar a colônia de bactérias nas mídias estava colocando as vezes um pouco de ração no aquário e como não estava fazendo as trocas parciais de água, as bactérias estavam transformando Nitrito em Nitrato e por isso está alto)
Image


4 dias depois realizei uma troca parcial de água de 30% pra tentar consertar o Ph e diminuir o Nitrato.

-Ph 6.0/6.4
-Amônia 0
-Nitrito 0
-Nitrato 40/80

Mas nada mudou.
O Nitrato acho que tenho que fazer uma troca parcial maior de água.
Image
Image


O que me preocupa é o Ph pois da minha torneira a água é entre 7.2 e 7.6 e não sei o que acontecendo pra baixar tanto. Não sei se o substrato modificaria tanto o Ph.

Image

Hoje fiz uma troca parcial de água maior, cerca de 80% e ver se vai mudar algo. Amanhã farei os testes novamente.


Brasileiro se aventurando nos EUA e Iniciando um Aquário Estilo Iwagumi ImageImageImageImage

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iniciando Iwagumi nos EUA

Postby LMuhlen » 20 Oct 2020, 22:36

Qual o valor do KH da água? Injetando CO2 com KH baixo é normal o pH cair, mas não costuma ser um problema.

Da mesma forma, com KH baixo, a atividade bacteriana acidifica a água ao gerar os nitratos.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest