Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Olutz
Planejador
Planejador
Posts: 10
Joined: 08 Oct 2019, 12:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby Olutz » 15 May 2020, 18:12

Boa noite amigos do aquarismo!

Estou com um problema com minha fêmea de Ramirezi Ouro.
Tenho ela há uns 6/7 meses atrás e ela sempre esteve bem ativa e saudável. Acontece que há uns 4 dias venho observando que ela está ofegante, apresentando comportamento letárgico (fica parada no fundo) e não come. Apesar de ter visto ela se "coçar" algumas vezes nos troncos do aquário (nos dois últimos meses), não apresentou perda na coloração e pontos brancos pelo corpo, apenas os sintomas que mencionei.
Tenho um cardume de 10 neons e apenas um as vezes se "coça" nos troncos, mas está aparentemente saudável.

De qualquer forma, dia 13/05, apliquei meia dose da recomendada do medicamento Parasiticida da Atlantys para garantir que não seja alguma doença parasitária, mas até a presente data, nada adiantou. Fico no mistério...

Tenho alimentado meus peixes com Alcon Allium, Poitara Tropicais e Larva do besouro do amendoim.

Segue os parâmetros e equipamentos do meu aquário:
- Dimensões: 60x40x30 = 72L;
- pH = 6,8;
- Temperatura: 27°c;;
- Filtro hang on HF600 (OceanTech);
-Substrato basalto;
- Troncos;
- Flora = cabombas, elódias, anúbia nana e microsorum;
- Fauna = 10 neons, 2 otocinclus, 1 ramirezi gold e 2 paulistinhas.

Fico no aguardo da ajuda/ opinião de vocês.

Abçs.
Last edited by Olutz on 15 May 2020, 19:56, edited 1 time in total.

Reinaldo Dutra
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2019, 19:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apatite.

Postby Reinaldo Dutra » 15 May 2020, 18:19

Boa noite,

Eu já li que os ramirezis quando sofrem algum estresse eles tem esse comportamento de perda de apetite. Tem algum outro peixe além dos neons que podem estar incomodando eles?

Além disso, como estão os parâmetros do seu aqua: (Ph, amonia, nitrito, etc)? Mudanças nesses parâmetros geralmente deixam peixes que são um pouco mais sensíveis dessa forma.

Olutz
Planejador
Planejador
Posts: 10
Joined: 08 Oct 2019, 12:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apatite.

Postby Olutz » 15 May 2020, 18:22

Oi reinaldo94dutra!
Então, acabei esquecendo de mencionar: Amônia e nitrito zerados (faço testes diáriamente). Ph está em 6.8. Relizo TPAs semanalmente.
Não há peixes que a incomodam..

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby leninrj12 » 18 May 2020, 09:01

Tá ai uma coisa que eu nunca consegui entender.
Já tive diversos ramirezis, já até se reproduziram no aquário, mas do nada eles vão pro fundo, ficam ofegante e letárgico por uns dias e depois aparece por morto ou acontece de dar a famosa barriga seca. Eu particularmente desisti de tentar criar Ramirezi, mais pra frente posso até tentar de novo, mas nunca deu certo comigo.

dudutrio
Planejador
Planejador
Posts: 7
Joined: 30 Apr 2020, 13:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby dudutrio » 18 May 2020, 12:47

Também tenho o mesmo problema com os Ramirezi, acho um dos peixes mais bonitos, porém não consigo cria-los em meu aquário, acredito que são muito sensíveis a qualquer alteração de parâmetro, ao contrário do que li sobre o PH ideal (levemente ácido), a maioria dos lojistas mantém eles em um PH mais neutro (7,0).

Alguém possui algum histórico de longa longevidade dessa especie? Qual PH que costumam manter?

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby leninrj12 » 18 May 2020, 13:28

Eu tive uma ramirezi eletric blue guerreira, ela ficou ai uns 8 meses comigo, sobreviveu em um aquário de 25 litros superlotado, depois passei para o 64 litros não ciclado, teve 2 BNC, foi sugada pelo sifão uma vez e machucou ela toda, se recuperou muito em de tudo, depois de um tempo, começou a emagrecer até morrer. Ela pegava larva de besouro na minhão mão, ela tinha muita resistência em comer ração.
Tirando ela, se eu tive um ramirezi por mais de 2 meses com paramêtros estáveis, foi muito.

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby Diego Shimizu » 19 May 2020, 09:26

Já li que não são peixes muito duradouros em aquários, chegando a viver, no máximo, por 2 anos. Pretendo adicionar alguns em minha nova montagem, daí terei condições de comentar melhor. Porém, uma coisa que precisa ser levada em conta é que o ph não é o único parâmetro da água. É preciso controlar também outros fatores: quantidade de oxigênio dissolvido, Kh, Gh, temperatura, etc. Pode ser que o ph seja o "ideal", mas se os outros parâmetros estiverem errados, o prejuízo será igual.

Por exemplo, o que o @leninrj12 citou sobre o animal que morreu com a 'barriga seca': o ph e gh são essenciais para as trocas osmóticas do peixe com o ambiente. Em outra palavras, as células trocam água com o ambiente. Dependendo dos parâmetros, essa troca é prejudicada, e o animal, a longo prazo, sofre a consequência.

Por isso, quando alguém diz: "Ah, mas eu tenho um peixe de ph ácido vivendo em ph 8,5 e está muito bem!" Sim, ele aparenta estar bem, mas a longo prazo ele "inexplicavelmente" morre. Vale pensar...
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby leninrj12 » 19 May 2020, 09:44

Já li que não são peixes muito duradouros em aquários, chegando a viver, no máximo, por 2 anos. Pretendo adicionar alguns em minha nova montagem, daí terei condições de comentar melhor. Porém, uma coisa que precisa ser levada em conta é que o ph não é o único parâmetro da água. É preciso controlar também outros fatores: quantidade de oxigênio dissolvido, Kh, Gh, temperatura, etc. Pode ser que o ph seja o "ideal", mas se os outros parâmetros estiverem errados, o prejuízo será igual.

Por exemplo, o que o @leninrj12 citou sobre o animal que morreu com a 'barriga seca': o ph e gh são essenciais para as trocas osmóticas do peixe com o ambiente. Em outra palavras, as células trocam água com o ambiente. Dependendo dos parâmetros, essa troca é prejudicada, e o animal, a longo prazo, sofre a consequência.

Por isso, quando alguém diz: "Ah, mas eu tenho um peixe de ph ácido vivendo em ph 8,5 e está muito bem!" Sim, ele aparenta estar bem, mas a longo prazo ele "inexplicavelmente" morre. Vale pensar...
Pesquisei bastante e não consegui encontrar uma explicação concreta, essa que você deu talvez responda a causa das mortes dos meus ramirezis.
Já li que eles não vivem muito e já me disseram que são muito sensíveis, por fim, acabei por desistir deles, estou mudando minha fauna.

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby Diego Shimizu » 19 May 2020, 09:56

No link abaixo tem uma matéria bem interessante sobre a regulação osmótica nos peixes e sua relação com o qualidade da água.

https://www.aquariossobrinho.com/post/choqueosmo
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

Olutz
Planejador
Planejador
Posts: 10
Joined: 08 Oct 2019, 12:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ramirezi ofegante, no fundo e falta de apetite.

Postby Olutz » 20 May 2020, 10:47

Tá ai uma coisa que eu nunca consegui entender.
Já tive diversos ramirezis, já até se reproduziram no aquário, mas do nada eles vão pro fundo, ficam ofegante e letárgico por uns dias e depois aparece por morto ou acontece de dar a famosa barriga seca. Eu particularmente desisti de tentar criar Ramirezi, mais pra frente posso até tentar de novo, mas nunca deu certo comigo.
Pois é meus amigos!
Acabou acontecendo a mesma coisa com meu peixinho, infelizmente!
Alguns dias após a publicação ela foi piorando e por fim, numa manhã, apareceu morta no aquário. Porém a barriga não estava seca.
Li no site do "aquarismopaulista" que esses peixes podem viver até 3 anos, comigo só viveu uns 6 meses... vai saber qnt tempo de vida ela já tinha antes de vir para o meu aquário...
Já li que não são peixes muito duradouros em aquários, chegando a viver, no máximo, por 2 anos. Pretendo adicionar alguns em minha nova montagem, daí terei condições de comentar melhor. Porém, uma coisa que precisa ser levada em conta é que o ph não é o único parâmetro da água. É preciso controlar também outros fatores: quantidade de oxigênio dissolvido, Kh, Gh, temperatura, etc. Pode ser que o ph seja o "ideal", mas se os outros parâmetros estiverem errados, o prejuízo será igual.

Por exemplo, o que o @leninrj12 citou sobre o animal que morreu com a 'barriga seca': o ph e gh são essenciais para as trocas osmóticas do peixe com o ambiente. Em outra palavras, as células trocam água com o ambiente. Dependendo dos parâmetros, essa troca é prejudicada, e o animal, a longo prazo, sofre a consequência.

Por isso, quando alguém diz: "Ah, mas eu tenho um peixe de ph ácido vivendo em ph 8,5 e está muito bem!" Sim, ele aparenta estar bem, mas a longo prazo ele "inexplicavelmente" morre. Vale pensar...
Como sempre mantive a manutenção do aquário em dia, dando variedade de alimentos para os peixes, chego a conclusão que além dessa espécie ser bastante sensível, devo ter tido alguma variação dos parâmetros Kh e Gh como dito pelo nosso amigo. Visto que não tenho esses testes ainda...

Por fim estou pensativo se continuo tentando criar ciclídeos anões ou deixo o aquário apenas para tetras e otocinclus. Tenho muita vontade de criar um casal ou apenas um macho de Apistogramma cacatuoides, o que vocês acham? É um peixe tão sensível quanto ou mais?

Gostaria de agradecer o suporte e respotas de todos!

Abrçs.


Return to “Doenças e Tratamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests