Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Jefferson Wonrath » 05 May 2013, 21:43

Ola pessoal. Eu aqui novamente com mais um projetinho.

Gostaria de pedir a ajudar de vocês para uma ideai de projeto que estou aqui.

Quero tentar montar meu primeiro aquário por conta (o vidro). Quase nunca tentei nada por conta com vidro, então nessa primeira vez pretendo pegar eles já cortados e lixados, e fazer apenas a colagem.

Moderação, fiquei na duvida de onde criar este tópico (aqui, FVM ou Reprodução), então caso julgue adequado favor move-lo.

Vamos aos detalhes:
Informações gerais: projeto de baixo custo, usando em boa parte itens que já tenho, para tentar a nível de hobby a reprodução de um casal de acara disco já existente em meu aquá principal, o qual toda desova é infelizmente devorada antes ou logo após a eclosão dos ovos :(.
Finalidade Principal: Reprodução de Acara Disco
Finalidade Secundária: Abrigar a fauna do meu aquá da assinatura por no máximo 12h enquanto refaço o layout do mesmo.
Capacidade: aproximadamente 93L+21L Sump sexto vidro.
Equipamentos: Fonte Sarlo Better 1000l/h + Termostato 150w (dentros do sump)
Iluminação: Inicialmente a ideia é que seja natural, mas se necessário sera usado lampada simples de baixa potencia apenas para simular o dia/noite.
Dimensões do projeto abaixo na imagem:
Image
Vidro de 6mm. Desculpem a falta de prática no desenho, minhas aulas de desenho técnico foram esquecidas a anos :lol:.

Duvidas principais:
1) As dimensões desse projeto comportam adequadamente um casal de discos com a unica finalidade de reprodução?
2) Esse projeto está correto no que diz respeito ao como está montado e a travas? (considerando que o volume seja o suficiente)
3) O sump de sexto vidro é assim mesmo que se monta?

No momento é isso. Desde já agradeço a ajuda ;).

Abraços.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Bruno Caron » 06 May 2013, 08:25

Creio eu que esse aqua sirva sim para os seus objetivos, contudo se puder acrescer 5 cm na largura, deixando com 40 cm, talvez fique melhor ainda.
Para o SUMP, inverta as divisões, deixe em primeiro a parte que terá o perlon e as mídias e depois o espaço para o retorno com os equipamentos, isso facilita na manutenção. Também não acho necessário 5 cm de desnível para a queda d'água, dei uns 3 que já é suficiente e lembre-se de colocar uma colmeia de acrílico para segurança, ainda mais sendo para reprodução.
Quanto ao travamento acho que não precisa fazer mais nada...
Sucesso com o projeto!

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Jefferson Wonrath » 06 May 2013, 09:22

Vlw a ajuda Bruno ;).

Ajustado:
Image

Com as alterações ganhei mais um pouco no volume, indo para aproximadamente 105L+25L Sump.

Outra duvida, na divisão central do sump, a passagem de baixo deixei com 5cm, será o suficiente? Me preocupo da bomba puxar mais do que o retorno da aguá até a mesma.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Bruno Caron » 06 May 2013, 09:42

5 cm é exatamente como esta no meu, medida ideal.
Fique tranquilo, estava com esse mesmo receio de a bomba puxar de mais, mas isso não acontece. Teria de ser um abomba muito forte mesmo para isso acontecer.
Outra dica que deixo pra você, para fazer as tubulações do retorno, não use canos de PVC, use mangueiras de 1". No meu user os tubos, as hoje se fosse para fazer usaria mangueiras, ao menos na parte dentro do sump. Tudo bem que no seu caso será apenas uma bomba, então ela pode ficar no fundo e sair diretamente para o retorno, no meu com eram duas, usei-as presa na lateral e fiz as derivações, mas ficou tudo muito justo e ruim de manusear. Há, com as mangueiras também fica menos barulho, pois pelo PVC ser rígido creio que acaba tendo vibrações e assim fazendo mais barulho.

Como seu aquário será para reprodução, embora a SB 1000 venha com controle de vazão, eu instale um registro na linha do retorno para poder controlar o fluxo, no seu caso acho importante também pois caso esteja com muita movimentação você consegue controlar melhor o fluxo.

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Jefferson Wonrath » 06 May 2013, 13:42

Obrigado novamente Bruno ;).

Vou procurar fazer com mangueiras então, deixar apenas a flauta em pvc. Bem lembrado do controle da vazão também, se houver muita movimentação pode haver problemas na postura dos ovos.

Vou ver se passo hoje na loja fazer o pedido. É pouca coisa então amanhã já deve estar em casa, veremos se consigo montar hehehe :lol:.

Abraço.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Bruno Caron » 06 May 2013, 14:41

Ha, bacana. Vai dar certo sim.
Também vou montar eu mesmo o aqua de quarentena, só não fiz ainda porque não sei onde é que vou deixa-lo... :roll:
Sucesso ai com a montagem!

User avatar
NandoMarinelli
Montador
Montador
Posts: 72
Joined: 03 Aug 2011, 14:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasilia-DF

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby NandoMarinelli » 06 May 2013, 15:09

Ola!
Amigo, pesquise um pouco mais. Pelo que sei esse tamanho esta ótimo, mas os discus não gostam de agua movimentada, e um aquário com sump.... fica difícil.
O ideal para reprodução de discus é um cubo de 50cm sem nada alem de um filtro de esponja com o compressor de ar, e trocas parciais de no mínimo 50% diariamente...
Abraço!

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Jefferson Wonrath » 06 May 2013, 15:51

Vlw Bruno.

Ola Nando. Estou lendo bastante a respeito já ha algum tempo. Agradeço as dicas e vou pesquisar mais ;).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
NandoMarinelli
Montador
Montador
Posts: 72
Joined: 03 Aug 2011, 14:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasilia-DF

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby NandoMarinelli » 07 May 2013, 18:03

Falei isso pois tambem estou montando um aqua para reprodução dos redondos... ate estou com uns filhotes no comunitário, mas dificilmente vingarão...
E pelo que li, o melhor é o mais simples, um cubo de 50x50x50 ou 40x40x40 (minimo) com apenas aqueles filtros de espuma com o compressor e TPAs diarias, sempre mantendo a temperatura em 30º. Esse que voce esta montando será perfeito para o crescimento do filhotes, mas mesmo assim as TPAs são diarias, então as vezes voce poderá esta montando algo não tão eficiente.
Mas eu não sou expert então por isso continuo a pesquisa mas provavelmente quando for montar o meu será um cubo simples como citado acima.
Boa sorte!
Abraço!

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Montagem de aquá p/ reprodução de Discos (Ajuda)

Postby Jefferson Wonrath » 07 May 2013, 20:13

Estou na duvida ainda sobre algumas coisas Nando e toda sugestão é bem vinda. Acabou que nem fui atrás dos vidros desse aquá essa semana, o que acho que foi melhor, assim dou mais uma pesquisada.

Na verdade estou lendo bastante, especialmente artigos estrangeiros. Tem dois criadores de discos aqui da região que estão me dando uma ajudinha também, o que não quer dizer que terei sucesso hehehe :lol:

Sobre a filtragem e por consequência a TPA diária já li diversas indicações. No meu caso o sump foi pensado em virtude de alguns desses artigos que li justificarem que é vantagem caso não seja possível ou viável a TPA diária, pois em caso de uso da filtragem de esponja simples a TPA se faz quase obrigatória. Um dos criados que mencionei por exemplo usa esse método, aquários com sump e TPA a cada três dias. Se é a melhor opção eu não sei, mas não posso negar que funcione uma vez que ele tem sucesso na reprodução de seus discos. Mas um problema com esse sistema é a movimentação, detalhe o qual você já até comentou anteriormente.

Não tenho experiencia e muito menos grande tempo de aquarismo, mas gosto de tentar coisas mais fora do tradicional. É uma tentativa a nível de hobby apenas. É frustrante ver eles desovando quase toda semana e tudo sendo devorado em poucos dias.

Enfim, apenas debatendo o assunto já que você mencionou estar se preparando para tentar também ;), mas resolver mesmo alguma coisa não resolvi nada ainda, as vezes parece que quanto mais leio menos aprendo hehehe :lol:.

Abraço.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest