Nano, novo conselhos e dicas.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Deivis
Colaborador
Posts: 111
Joined: 20 Mar 2013, 14:28
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taubaté - SP

Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Deivis » 20 Mar 2013, 16:15

Boa tarde pessoal.

Ano retrasado iniciei no hobby do aquarismo e acabei errando com muitas coisas no meu plantado como falta de CO2 e iluminação, o que me custou ver um aquario definhando em poucos meses, de qualquer forma foi bom pra aprender.
Depois disso acabei ficando com um aqua de 45x25x25 (não tenho certeza dessa medida no momento) com dois bettas machos, os quais viveram por cerca de 1,5 anos , porém desconfio de que eram velhos já :(

Deivis vc é louco? dois bettas machos juntos?
Bom, não exatamente juntos, eu comprei um vidro extra e coloquei ele de forma transversal dividindo o aqua em dois fisicamente, porém visualmente parecia um só.

Enfim, hj estou querendo voltar com o aqua plantado, estou lendo os tópicos e espero conseguir com as dicas que encontrei nos tópicos:
Nano 10 lt: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=29672 - do Fabio Freitas.
Nano 15lt betta: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... =3&t=31585 - do Bruno Caron
2 montagem nano low tech: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 21&t=30110 - do Gustavo 12

As condições que tenho são:
Aqua 30 lts bruto (confirmar com o calculo das medidas)
6 Kg de areia blackblue mBreda.
Pedras decorativas.
Algumas mudas de Microsoruns.
Filtro atman externo (verificar vasão)
Calha com lampada 15w (verificar lumens)

Minha idéia inicial é me basear no nano de 10 litros do Fabio, utilizando substrado fértil (mbreda 2,5 kg) por baixo do substrato inerte.
Minha maior dúvida no momento é em quais plantas usar, não pretendia usar plantas de alta exigência, não pretendo usar o sistema de introdução de CO2 através de difusores e sim através do produto liquido, sendo assim espero a ajuda do pessoal daqui pra saber se não vou castigar as plantas usando plantas que não se adaptariam bem ao tipo de aquário que pretendo, por hora pensei em musgos, e algumas carpetes. :idea:

Bom, chegando em casa arrumo algumas fotos do que tenho, e do que era meu aqua, e arrumo decentemente as qualificações do equipamentos que tenho :/

Abraço a todos!

Editando o post!

Aqua antigo montado ainda atrás, e itens comprados para iniciar o plantado :)
Image

Alguns amiguinhos daqui de casa, todos sem nome ainda:
Image

Image

Image
Last edited by Deivis on 25 Mar 2013, 10:07, edited 1 time in total.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Marne Campos » 20 Mar 2013, 17:15

Deivis,

Pelo que percebi sua dúvida principal é quanto à flora, certo?

Acho que Microsorum e Anubias podem ser boas opções. Carpete dificilmente você conseguirá sem injeção de CO2.
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Xica » 20 Mar 2013, 20:48

Oi Deivis.
Outra boa opção é cabomba, uma moita densa. Os bettas aqui gostam de se escorar nelas para descansar.
E o que o Fabio te falou é bem certo. Conta sobre seu aquário anterior, talvez haja alguma falha que possamos evitar nesta nova montagem.
Bettas têm uma expectativa de vida entre três e quatro anos.
Bem-vindo ao AqOL.

User avatar
Deivis
Colaborador
Posts: 111
Joined: 20 Mar 2013, 14:28
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taubaté - SP

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Deivis » 21 Mar 2013, 08:19

Meu primeiro aqua montado, tinha cabombas, microsorum, e algumas outras que não me lembro bem agora, lembro que fiz o plantio delas com humus de minhoca lavado e fervido, e a mesma areia black por cima de tudo, o aqua durou uns 3 meses, mas as plantas foram morrendo aos poucos, as cabombas foram as que duraram mais, e as microsorum eu tenho até hoje.

Acredito que a falta de iluminação correta e falta do uso de co2 foram as principais causas do ''desastre''. Porém eu gosto muito das plantas de carpete, porém nenhuma delas ser plantada usando apenas com Co2 líquido? acho meio complexo (trabalhoso e ''volumoso'') o uso de cilindros de co2, porém se essa for a única opção, como deveria montar um sistema desses?

Obrigado a todos pela ajuda, até breve.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Bruno Caron » 21 Mar 2013, 08:44

Quanto ao CO2 você pode fazer a famosa "garrafada", conhece? Aqui na seção de Artigos tem uma receita bacana: CO2 usando Gelatina. Na internet a fora você vai encontrar diversas receitas também...

Para conseguir manter um carpete atente-se a iluminação que vai usar, certamente você terá que ter uma boa iluminação, que chegue ao fundo do aquário com bastante intensidade.

User avatar
Deivis
Colaborador
Posts: 111
Joined: 20 Mar 2013, 14:28
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taubaté - SP

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Deivis » 21 Mar 2013, 10:42

até ai blz Bruno, mas como ponho o co2 no aqua? vou usar mangueira e difusor apenas? como eu sei se fiz certo e se a quantidade de CO2 que esta sendo enviada é a correta, pois li num outro artigo aqui que é pra usar apenas pedra porosa (e a mangueira é claro), ou seja, como vou saber o que estou fazendo? kkk
Last edited by Xica on 21 Mar 2013, 13:28, edited 1 time in total.
Reason: Mensagem anterior citada na íntegra.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Bruno Caron » 21 Mar 2013, 11:09

*DICA: Evite repetir na integra a mensagem anterior...

Sim você usa a mangueira e um difusor ou uma pedra porosa. Para ter o controle, você primeiro compra/faz um conta bolhas, para ter uma noção do quanto de CO2 estará enviando para o aquário, (você pode usar um equipo de soro para fazer um controle de vazão na mangueirinha), já para saber o quanto de CO2 dissolvido haverá na água do aquário você terá de comprar um teste de KH (Dureza em Carbonatos) que cruzando os dados de Ph e KH ele fornece baseado em uma tabela um valor para o CO2 dissolvido.

User avatar
Deivis
Colaborador
Posts: 111
Joined: 20 Mar 2013, 14:28
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taubaté - SP

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Deivis » 21 Mar 2013, 14:20

Hum..... ok.

Vejamos então, hoje ainda pretendo comprar:
- Lampada 15w (6400k)
- Termometro com termostato (50w) - Comprado (o cara da loja me vendeu um de 25W e me disse ser o suficiente pro meu aqua :roll: )
- Teste de pH; (comprado)
- Teste de Amônia;
- Teste de Nitrito; (comprado)
- Teste de Kh.

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby FabioFreitas » 21 Mar 2013, 15:33

Opa Deivis,
Há duas plantas carpete que pode ter sem CO2.
- Eleocharis Minima;
- Callitriche.
Mas tenha em mente que formará o carpete a looongo prazo, tenho carpete dessas duas plantas só com substrato fértil e iluminação de 6400 K. Mas demora bastante p/ fechar, principalmente a callitrice, mas como as condições não são as melhores p/ ela, acaba ficando beem baixa, o que fica bonito.
Anubias e Criyptos vão bem tb.
Vc pode Colocar só o substrato fértil no fundo, isso é bom que não mistura com nenhum outro substrato, assim quando for remontar o aqua pode usar o mesmo.
Qualquer duvida é só perguntar :wink:
Abrs.

User avatar
Deivis
Colaborador
Posts: 111
Joined: 20 Mar 2013, 14:28
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taubaté - SP

Re: Nano, novo conselhos e dicas.

Postby Deivis » 21 Mar 2013, 16:27

Vc pode Colocar só o substrato fértil no fundo, isso é bom que não mistura com nenhum outro substrato, assim quando for remontar o aqua pode usar o mesmo.
Como assim, não entendi o lance de misturar com nenhum outro? quando for remontar?
Meu Deus acho que tou misturando muita informação :?

O substrato mbreda no caso vc está se referindo é isso? pois ele não precisa de um inerte de cobertura, é isso?

Obrigado pela atenção


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest