Filtragem no Aquário

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
pagan_race_
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 03 Aug 2014, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Itaquaquecetuba SP

Re: Filtragem no Aquário

Postby pagan_race_ » 05 Aug 2014, 18:58

No momento não, pois acabamos de investir nesse modelo, tem cerca de 2 meses... quais são as especies adequadas a esse perfil inicial? O telescópio de encaixa nesse modelo?

Valeu.
Image

Rafael Bandeira
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 17 May 2014, 10:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Filtragem no Aquário

Postby Rafael Bandeira » 05 Aug 2014, 19:57

Pagan,

((((Nenhum tipo de Kinguio)))) é compativel com seu áqua, tendo em vista que eles crescem bem, e prescisam de bastante espaço. O mais recomendado são 100lts para o 1º Kinguio e depois mais 40lts para cada um a mais que colocar.

Nesse seu aqua de 30 lts você pode colocar no máximo de 4 a 5 peixinhos pequenos como Molinésias e Platis...Esses que são peixes de água alcalína.....Seu filtro está bom para eles, daí você poderá colocar os enfeites se quiser. Vai na loja que você comprou e tenta trocar seus Kinguios por esses peixes.Mas antes pesquisa um pouco sobre essas espécies.....Você fez a ciclagem do seu Aqua?

Estudar é o segredo do Aquarismo!!!

User avatar
wislleyvieira
Plantador
Plantador
Posts: 770
Joined: 25 Sep 2014, 11:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Muriaé - MG
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby wislleyvieira » 26 Oct 2014, 15:20

Pessoal, boa tarde;

Achei grande a diferença de preço do filtro canister da Hopar em relação ao filtro com mesma vazão da Atman (1.200 L/H, ambos sem UV).

A Hopar é uma marca segura? Li nos tópicos acima que as mídias da filtragem mecânica e biológica devem ser trocadas quando chegam, pois a que vem de fábrica não são eficientes.

O que me dizem dessa marca? Alguém aqui já possui?

Obrigado.
:wink:
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas". - José Saramago

Comunitário - 45 Litros

User avatar
Andre Eduardo
Ciclador
Ciclador
Posts: 282
Joined: 23 Mar 2014, 18:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto - SP

Re: Filtragem no Aquário

Postby Andre Eduardo » 26 Oct 2014, 15:28

Oi! Eu ja tive um hopar.... Se nao tomar cuidado na hora de travar ele racha....isso aconteceu comigo. Fiz manutençao no canister e sai para almoçar...quando voltei a agua do aquario estava pela metade. Troquei por um atman...bem mais seguro e simples de manusear.

User avatar
wislleyvieira
Plantador
Plantador
Posts: 770
Joined: 25 Sep 2014, 11:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Muriaé - MG
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby wislleyvieira » 26 Oct 2014, 17:18

Valeu pela dica André Eduardo, vou levar isso em consideração na hora de realizar a compra.

:wink:
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas". - José Saramago

Comunitário - 45 Litros

patricia_lb
Montador
Montador
Posts: 38
Joined: 11 Nov 2014, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby patricia_lb » 13 Nov 2014, 23:26

Olá pessoal.
Então, o texto me ajudou, mas ao mesmo tempo me deixou com algumas duvidas. Rsrsr
Tenho no fundo do aquário placas de FBF, mas como sou nova no hobby imaginei que fossem apenas para que o cascalho não ficasse em contato direto com o fundo do aquário, e agora não sei como fazer a devida limpeza. Alguém me ajuda?!? :roll: :roll:

Luiz(OzzY)
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 17 Aug 2015, 18:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby Luiz(OzzY) » 01 Oct 2015, 23:33

Boa noite,
aguem poderia me tirar uma duvida?
a pouco tempo um amigo me pediu que cuidasse de um aquario de 30 litros por um tempo ja que ele esta com pouco espaço em casa e não tem como deixar o aquário la, gostei tanto que acabei comprando um maior de 160 litros rsrsr e agora estou na duvida em relação ao filtro.
no momento não estou podendo gastar muito, então, compro um hang on como este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ario-_JM#D ou é melhor comprar uma bomba e fazer um cannister?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Filtragem no Aquário

Postby Xica » 02 Oct 2015, 12:24

Mesmo sem saber a fauna que pretende manter, este hang on é pouco para um aquário de 160 litros.
Se leva jeito para um FVM, prefira fazer um canister caseiro. Filtragem melhor, mais vantajoso.

User avatar
wislleyvieira
Plantador
Plantador
Posts: 770
Joined: 25 Sep 2014, 11:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Muriaé - MG
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby wislleyvieira » 02 Oct 2015, 13:28

Luiz, estou de acordo com a Xica.
Dependendo da sua fauna, você vai precisar de um filtro com uma vazão 10 vezes maior do que o seu volume de água, ou seja, um filtro que processe 1.600 litros por hora (l/h). Esse só processa 600 l/h, ou seja, menos que 4 vezes o volume de água do aquário.
Quais e quantos peixes pretende criar aí?

Shalom!
:wink:
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas". - José Saramago

Comunitário - 45 Litros

Luiz(OzzY)
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 17 Aug 2015, 18:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby Luiz(OzzY) » 02 Oct 2015, 20:10

Obrigado pelas dicas Xica e Wislley,
vou encomendar a bomba ja e começar a fazer o canister de pvc :)
Assisti diversos videos sobre a fabricação e vale a pena o esforço.

ja ia esquecendo de responder o Wislley,
a princio a idéia era criar Kinguios mais depois de pesquisar mais afundo as diferentes variedades acabei não me dando muito bem com suas deformidades, então resolvi que a principio serão colisas(a cobalto me encantou) e vou pesquisar quais outros peixes podem conviver com elas.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest