Filtragem no Aquário

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Valmeri
Montador
Montador
Posts: 74
Joined: 24 Feb 2014, 16:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santa Clara do Sul - RS

Re: Filtragem no Aquário

Postby Valmeri » 27 Mar 2014, 12:18

e como peço ao vendedor por estes itens?
estou negociando com a Toca dos Peixes? Alguém conhece?

User avatar
Lip
Ciclador
Ciclador
Posts: 171
Joined: 04 Sep 2013, 07:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Vinhedo/SP

Re: Filtragem no Aquário

Postby Lip » 27 Mar 2014, 16:07

Comprei um canister Hopar, usei por 5 meses e vendi para meu cunhado a 3 meses, e ele esta normal, apenas troque a mídia biológica dele, pois a que vem é uma porcaria e não consegue manter uma carga biologica legal, como os amigos disseram, reforce a filtragem mecânica com perlon, você deve pedir por perlon e mídia biológica, aproveite o frete e já compre, pois a própria toca dos peixes vende esses itens:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -lagos-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... granel-_JM

Não sei se é original essa siporax, pois o preço esta bem abaixo do praticado, na dúvida vá de Ista:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 1-litro-_JM

Valmeri
Montador
Montador
Posts: 74
Joined: 24 Feb 2014, 16:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santa Clara do Sul - RS

Re: Filtragem no Aquário

Postby Valmeri » 28 Mar 2014, 17:21

e qual manutenção tenho que realizar neles, se eu comprar e instalar desde o começo o perlon e as mídias biológicas?
Posso deslocar ele lateralmente uns 2 metros? mantendo o limite de altura de 1,8?
pois o móvel que vou usar é aberto e não conseguiria "esconder" o filtro nele

Valmeri
Montador
Montador
Posts: 74
Joined: 24 Feb 2014, 16:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santa Clara do Sul - RS

Re: Filtragem no Aquário

Postby Valmeri » 01 Apr 2014, 12:56

Alguém saberia me dizer se posso usar ele em uma posição lateral ao aquario?
o móvel com aquario ficaria ao lado do meu rack de tv, que possui uma portinha que nao estou usando, pensei em colocar o filtro ali dentro.
daria algo em torno de 1metro de distancia lateralmente, e de altura no máximo um metro

posso montar neste esquema?/
Falei com um vendedor de uma loja e ele me aconselhou a não usar um filtro muito mais potente do que a vazão que eu preciso pois corro o risco de ter correnteza dentro do aquario, o que também estressaria os peixes.

David dvd
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 01 Apr 2014, 16:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de janeiro RJ

Re: Filtragem no Aquário

Postby David dvd » 03 Apr 2014, 04:12

Olá, pessoal sou novo aqui e estou, com uma duvida sobre qual filtro canister comprar.
1°opção: hopar hf 3313 1800 L/h ( meu preferido)
2°: atman at 3338 ( não sei a vazão)
3°: jebo 839 1500 L/h

Meu aquario:
200 litros ( 100cm x 50cm x 40 cm comp.alt.larg)
Não será plantado,
Decoração: areia fina, 2 Plantas artificiais, uma toca e pedras.
Iluminação: 2 lampadas T8 18w luz do dia.
Movel e tampa.
a Fauna será: 2 kinguios, 6 Acaras-bandeira, 4 coridoras, 6 paulistinhas, 6 neos cardinal, 4 limpa-vidro.

Por favor me ajudem, essa duvida está me matando.
Obs: ouvi falar muito bem do canister da hopar.
Desde já um abraço a todos.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Filtragem no Aquário

Postby Xica » 03 Apr 2014, 08:52

Dia.
Deste que você citou tenho o Atmam já há dois anos e pouquinho, nenhum problema com ele. O 3338 tem vazão de 1200 l/h.
Melhor escolher entre kinguios OU acarás e daí rever os companheiros de aquário. Estas duas espécies juntas não é legal.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby Bruno Caron » 03 Apr 2014, 09:01

daviddvd, bem vindo ao AqOL!

O Atman tem se não me engano 1.200 litros hora de vazão. Considero os três filtros do mesmo nível. O que você deve avaliar é o espaço para colocação das mídias, a disponibilidade de peças de reposição, principalmente na sua região e por fim o custo benefício deles. Dentre as 3 opções o diferencial maior é pelo Hopar que tem vazão de 1.800 l/h, o que pode ajudar bastante na filtragem e também na própria vida útil do equipamento.
a Fauna será: 2 kinguios, 6 Acaras-bandeira, 4 coridoras, 6 paulistinhas, 6 neos cardinal, 4 limpa-vidro.
Isso me preocupou mais do que a escolha dos filtros. Já pesquisou sobre a necessidade de casa um desses peixes? na fauna proposta por você existe incompatibilidade de parâmetros e também espécies incompatíveis com o aquário proposto.
Kinguios por exemplo são peixes de água mais amenas, ao passo que os bandeiras serem de águas mais quentes. Além disso um é de água ácida e outro de água alcalina. Kinguios são peixes BEM sujões e por isso a filtragem deve ser MUITO boa... Bandeiras crescem consideravelmente, e manter 6 deles ai será ruim pois naõ terão espaço para natação.
Recomendo dar uma pesquisada melhor sobre a fauna para evitar maiores problemas no futuro...
Sucesso!

David dvd
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 01 Apr 2014, 16:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de janeiro RJ

Re: Filtragem no Aquário

Postby David dvd » 03 Apr 2014, 14:14

Muito obrigado a vocês, por terem me ajudado, vou estudar mas sobre que fauna devo usar, e sobre o filtro devo comprar o hopar, pela vazão mas a despinibilidade das midias o jebo possui 5 cesta para as midias por isso a minha preocupação, mais uma vez, agredeço a vocês dois pelas dicas adorei esse forum, aqui já me ajudou a escolher o tamanho do meu aquário, o movel, as luzes, e tudo mais espero um dia ser tão esperiente quanto vocês!!!

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Filtragem no Aquário

Postby Bruno Caron » 03 Apr 2014, 14:37

Ficamos contente em poder ajudar, mas não pense em magos ou expert's, todos nós estamos aqui para aprender. Sempre a algo novo a descobrir ou apromorar, principalmente em nosso hobby.
Ficamos na expectativa pela evolução do seu aquário. Abra um tópico só para ele e não esqueça das fotos. 8)

Valmeri
Montador
Montador
Posts: 74
Joined: 24 Feb 2014, 16:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santa Clara do Sul - RS

Re: Filtragem no Aquário

Postby Valmeri » 05 Apr 2014, 16:22

Olá a todos,
Resolvi comprar o canister
irei usar manta de perlon e pensei em usar esta Sera Siporax
http://www.peixesdeaquario.net.br/ecomm ... tro-Granel
o que acham?


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest