Algumas regras Básicas do Aquarismo

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 03 Oct 2012, 03:40

Olá, Maktub! Diga uma coisa: em quanto tempo o vol. de 5% seca no seu aquário? Como é reposta a água? É ao mesmo tempo que vai enchendo de água, ou só quando seca os 5%? O ruim desse sistema é que apenas se repõe a água. Mas se não houver sifonagem, não adianta. Por isso concordo que esse sistema seja ótimo para reposição, não para trocas parciais.Valeu! abçs

maktub19
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 08 Mar 2012, 02:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby maktub19 » 03 Oct 2012, 20:30

Olá, Maktub! Diga uma coisa: em quanto tempo o vol. de 5% seca no seu aquário? Como é reposta a água? É ao mesmo tempo que vai enchendo de água, ou só quando seca os 5%? O ruim desse sistema é que apenas se repõe a água. Mas se não houver sifonagem, não adianta. Por isso concordo que esse sistema seja ótimo para reposição, não para trocas parciais.Valeu! abçs
enchi o aquário no sábado a tarde, na terça de noite aproximadamente 1 dedo ja tinha secado
eu reponho a agua normal, com uns 3 dias mais ou menos.. uns 10%
"Whoever believes in me, as Scripture has said, rivers of living water will flow from within." (John 7:38)

maktub19
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 08 Mar 2012, 02:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby maktub19 » 03 Oct 2012, 20:32

Só uma coisa, se eu fizer uma troca de mais 30% de água do aquario eu tenho que colocar os peixes num saco né ?
"Whoever believes in me, as Scripture has said, rivers of living water will flow from within." (John 7:38)

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 05 Oct 2012, 05:57

Olá, Mak, rapaz, não conheço caso em que se precise de pôr os peixes em sacos para se fazer TPAs: trocas até 40-50% os peixes toleram, claro com parâmetros parecidos (não precisa ser idênticos: basta a água ser da mesma fonte-torneira-cidade), e nem precisamos retirar os peixes. Outra coisa: é péssimo ficar "pescando" os peixes ou os trocando de ambiente, por causa do estresse. Os peixes devem ser respeitados. Tem peixe meu que não "pesco" com redinha há mais de 2 anos, desde que o soltei no tanque. Eles ficam mais mansos e confiantes, assim. Bem, espero que tenha sucesso por aí! Valeu!

User avatar
claudioc
Montador
Montador
Posts: 47
Joined: 25 Oct 2012, 20:02
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby claudioc » 03 Dec 2012, 06:49

Muito bom este topico me ajudou muito com meu 1º aqua de 30 l ;;
Agora estou com uma duvida.. estou comprando um de 230 litros brutos e está vindo com 2 filtros Atman HF600, estou pensando em uma fauna de peixes pequenos de cardume e talvez uns 4 a 5 Acaras maiores .... a Flora seria musgos fixados nuns tronco com microssorum tb fixados, e talvez alguma outra planta q seja de fácil manuseio inicialmente .... Será q esses 2 filtros dariam conta da filtragem ?? Obg ...
Antigo Aqua de 230 litros .... em breve o novo de 360 litros ..
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... =3&t=32323

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Bruno Caron » 03 Dec 2012, 08:38

Olá claudioc, não conheço especificamente este filtro, mas a vazão parece atender seu aquário, contudo não me parece ter muito espaço para mídias de fixação para as bactérias, quando chegar veja o espaço que sobra além do refil que vem nele e tente completar com mais cerâmica ou similares.
Só uma dica, crie um tópico específico pra essa montagem em uma sala mais adequada, é até mais fácil pro pessoal responder.
Quanto a sua fauna, só fique atento pra não superpovoar o aquário, lembre-se que os acarás (bandeiras eu imagino) crescem e depois o aqua pode ficar pequeno.

User avatar
Fabiano Penz
Colaborador
Posts: 1636
Joined: 12 May 2007, 19:27
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre / RS

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Fabiano Penz » 15 Sep 2013, 20:01

Claudioc, boa noite;

Uso um filtro destes no aqua dos camarões.

É um bom filtro, o tenho a alguns anos e nunca me deu problemas, a única coisa é o que o Bruno citou, o espaço interno.

O que fiz no meu foi retirar a placa de filtragem e colocar perlon e mídias, usei Eheim e Matrix, assim consegui melhorar muito a filtragem biológica.

Abraço!!

User avatar
wislleyvieira
Plantador
Plantador
Posts: 770
Joined: 25 Sep 2014, 11:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Muriaé - MG
Contact:

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby wislleyvieira » 25 Sep 2014, 18:52

Boa noite pessoal;

Sou novo no fórum (me registrei hoje) e já consegui juntar muitas informações para iniciar o meu novo hobby. Estou lendo muitos artigos e muitos post's no fórum e estou maravilhado com a quantidade de informações que o site tem.

Sei que ainda tenho muito a aprender e, devagar, vou inserindo as minhas dúvidas aqui.

Obrigado a todos por compartilharem aquilo que sabem.
Abraços.
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas". - José Saramago

Comunitário - 45 Litros

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 25 Sep 2014, 20:31

Wislley, muito sucesso em sua nova jornada, e acredite, faz um bem imenso criar peixes e plantas em aquários. Caso precise e tenha dúvidas, abra um tópico em local apropriado do Fórum, e com certeza vai ter ajuda de muita gente! Valeu!

MarcosIgnacio
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 30 Mar 2015, 19:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby MarcosIgnacio » 30 Mar 2015, 19:51

Boa noite,

Apenas uma dica de quem cansou de perder peixes em aquário, se você quer mesmo construir um aquário totalmente sadio e proporcionar boa vida a estes pets, indico adquirirem este material http://hotmart.net.br/show.html?a=W2720487M
Eu cansei de ficar procurando dicas, e literalmente matar um monte de peixinhos pois não queria investir, e com certeza devo ter gasto bem mais que isso, para repor peixes e colocando tudo que indicavam, ai comprei, e já se vai 1 anos, sem baixas nos meus aquários nem doenças.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest