Algumas regras Básicas do Aquarismo

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Victor Pax » 24 Nov 2011, 15:09

- Pense se você quer um plantado onde o foco são as plantas, com as melhores condições para estas e os peixes são complementares ou um aquário com plantas onde o foco são os peixes e as melhores condições para estes e as plantas são para paisagismo e absorver substâncias na coluna d´água.

- Toda plantas vai melhor em substrato fértil, 1w/l e CO2, mas para muitas eles não são obrigatórios e podem ser mantidas sem eles ou em uma proporção inferior as das plantas que os exigem.

- O volume MÁXIMO de um filtro é o de 3x volume DO FILTRO por minuto (um filtro de 5litros deve ter uma vazão final de no MÁXIMO 1500 l/h), se baseie nisso ao fazer um filtro FVM.

- Uma vazão forte é ótima para filtragem mecânica, mas péssima para filtragem biológica, já uma filtragem mais branda é melhor para filtragem biológica do que para a mecânica. Se tiver possibilidade tenha dois filtros (até para o caso de um deles der algum problema), um com vazão alta com perlon e purigem/carvão ativado e um filtro com baixa vazão (e se possível bom espaço interno) para as cerâmicas/bio glass.

- Peixes não vivem em ph ou temperatura cravados, mas sim em uma faixa de PH e uma faixa de temperatura, (por exemplo a faixa de PH do Mato grosso vai do ph 5,0 das águas negras pantaneias até o PH 7,5 das alcalinas água de Bonito), pesquise isso ao montar sua fauna e mantenha uma faixa que englobe todos, mas sem neuras em deixar no valor X e só nele.

- Alimento vivo realça as cores, fortalece a saúde e dá distração aos peixes, mas caso não encontre artêmias ou não queira criar enquitreias pode recorrer aos alimentos liofilizados.

- Antes de fertilizar veja se suas plantas realmente estão precisando de fertilização e de que nutriente estão necessitando.

- Se não tem experiência no hobby comece por plantas simples e resistentes (Hygrophilas, Vallisnerias, etc) que não exigem substrato fértil, CO2 e alta iluminação (ou conhecimentos de níveis de CO2, lumens, PPM de nutrientes) e peixes de uma faixa de ph e temperatura mais amplas.

- Caso tenha coberto o fundo do aquário com substrato fértil, coloque flora que o necessite e plante na mesma proporção dessa camada; caso queira apenas uma moita de alguma planta no canto do aquário ou de uma planta exigente utilize potes, onde poderá colocar substrato fértil e camada isolante e que caso suja algum problema poderá ser melhor removido ou revitalizado.

- Em temáticos de amazônicos ou outras montagens com pouca ou nenhuma planta, plantas flutuantes ajudam na salubridade do sistema e suas raízes dão um ar mais natural a montagem.

- Existe uma ampla variedade de plantas que não precisam obrigatoriamente de 1 w/l ou de injeção constante de CO2 ou de substrato fértil (quando não dos três), caso queria fazer uso de alguma delas não é obrigado a colocar esses parâmetros, apenas fornece-los caso queira um melhor desenvolvimento (em especial o CO2 que acelera bem o desenvolvimento de qualquer planta).

- Não superalimente os peixes, peixe morre pela boca... cheia! E ainda traz problemas para todo o aquário (algas, amônia, etc).

- Para peixes cardumeiros ou gregários é preferível um bom cardume de poucos tipos de peixes a poucos peixes de vários tipos. E é preferível pouco peixes com saúde a um aquário superlotado.

- Sempre acerte a água de reposição (seja da evaporada seja da TPA) aos parâmetros de PH, dureza e temperatura da água do aquário.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 24 Nov 2011, 21:18

Ah, agora, Xica! Intindi, hehe. Miltão, assino embaixo das suas colocações! Obrigado! Eu havia até esquecido dos troncos...Vítor, bem elaboradas as suas contribuições. Acho que quem pretende começar a montar um aqua caseiro, deveria partir lendo pelo menos todas as regras desse tópico! A chance de sucesso ia aumentar bem né! Abraços a todos!

MoreiraBH
Montador
Montador
Posts: 29
Joined: 02 Oct 2011, 20:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby MoreiraBH » 25 Nov 2011, 18:08

Muito boa as postagens...
PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM! :)

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Pinha » 26 Nov 2011, 14:34

mas eu converso com meus peixes, e eles respondem, de forma sutil mais respondem.
Os meus não parecem responder, mas eu converso mesmo assim!


Obrigada pelas dicas, gente! Estou mudando de um aqua de 70L pra um de 150L (meu segundo!), e dicas nunca são demais =)
Last edited by Pinha on 27 Nov 2011, 14:02, edited 1 time in total.

User avatar
Gustavo12
Ciclador
Ciclador
Posts: 226
Joined: 09 Jul 2011, 15:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Barre de São Jõao.Casimiro de Abreu RJ

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Gustavo12 » 26 Nov 2011, 19:23

indiquei este tópico pro meu amigo que vai se iniciar no aquarismo, muito bom mesmo. :mrgreen:
Robalo flecha minha paixão. Rio São João obrigado por vc ser o Rio + limpo do RJ fica em Barra de São joão, Casimiro de Abreu.

Meu aquá
Nano low tech de betta

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby miltondoug » 29 Nov 2011, 17:27

Mais alguns: hehe

:arrow: Criança em casa ? Se puder fique de guarda . . . ou no aquario ou da criança;
:arrow: Filtro é importante? Tenha sempre um de reserva (nem que seja um simpre do tipo FVM);
:arrow: Reutilize a agua das trocas . . . lave quintal, regue plantas, use a criatividade! Agua é um elemento que logo ira se tornar moeda ($) se continuar desperdiçando;

Oxa Katzuso, justo vc esquecer dos troncos, depois daquele belo artiro (rsrs)?! E ai já tem outros no forno para nos presentear?

Abraço e boa sorte a todos!!
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 29 Nov 2011, 18:24

Hehehe, aê, Miltão! Sobre os troncos, foi um esquecimento quase voluntário, meu amigo, pois aqui eu quis fornecer o B-A-BA do aquarismo, para quem inicia mesmo, e tratar troncos já é algo mais específico. Mas foi normal que as pessoas começassem a dar "dicas" cada vez mais profundas. E vc mesmo lembrou de crianças, ai ai. Só Deus sabe o que meu pai sofreu comigo, hehehe, pois eu vivia mexendo nos aquários e tanques. Mas é isso, vamos acrescendo as dicas...abçs

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Marcio Vargas » 08 Dec 2011, 09:50

Boa a observação sobre o substrato, evita a introdução de aliens... (o meu ainda tá lá).
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Katsuzo Koike » 09 Dec 2011, 17:15

Ô Márcio, estás criando um "alien" ainda? Do que se trata? Parece que era um verme, né? O perigo é ele se reproduzir ou virar praga em seu aqua. Deve ter várias espécies de peixes que adorariam dar cabo desse bicho. Mas se queres de desfazer dele, podes envia-lo via Sedex para a Xica, que ela tem experiência com esses casos, hehe. :lol:

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Algumas regras Básicas do Aquarismo

Postby Xica » 10 Dec 2011, 20:02

:o Valeu, Katzuso.
Fiquei sem palavras... literalmente.

Passa para mim seu endereço em Portugal?

Abraços e bom domingo!


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest