O que são Travas?

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que são Travas?

Postby Marne Campos » 21 Jul 2011, 14:31

O aquário vai ser com tampa de madeira ou aberto? Se for com tampa, não custa fazer uma trava francesa né? Seguro morreu de velho.
Marne Campos

amandiogp
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 19 Jul 2011, 16:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: O que são Travas?

Postby amandiogp » 21 Jul 2011, 15:22

Então, ainda não sei, mas acho que vai ser aberto! :wink:
O meu eu vou colocar num móvel, um criado mudo, aí queria fazer tipo umas barras inferiores para receber ele, ele iria basicamente encaixar em cima desse quadrado de madeira, dessas barras, não sei se influencia em alguma coisa isso. Mas se for necessário, coloco as travas sim, no problem. Melhor algo bem feito do que algo pela metade. :mrgreen:

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que são Travas?

Postby Marne Campos » 22 Jul 2011, 13:52

Nesse caso eu faria sem travas, é muito mais agradável esteticamente, porém aumentaria a espessua do vidro, talvez 8mm, se possível 10mm.
Marne Campos

amandiogp
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 19 Jul 2011, 16:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: O que são Travas?

Postby amandiogp » 26 Jul 2011, 10:21

Farei isso. ;) Penso que vou deixar 8mm, sem trava, e deixar uma época pra ver se forma barriga, mas acredito que vá dar tudo certo. :mrgreen:

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: O que são Travas?

Postby FabioFreitas » 28 Jul 2011, 18:01

Eu investiria nos 10mm tb, aquario sem travas ficam muito massa. mas isso aumentaria bem o preço :(
Abrs.

amandiogp
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 19 Jul 2011, 16:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: O que são Travas?

Postby amandiogp » 02 Aug 2011, 10:43

É gente, vocês falam tanto dos 10mm, acho que vou fazer 10mm então mesmo, vocês tem mais experiência que eu. xD
Vai ficar bonitão acho! Isso é um projeto daqui pro final do ano, então assim que começar dos veras, vou postando fotos. :mrgreen:

HENRIQUE SARTO
Ciclador
Ciclador
Posts: 154
Joined: 08 Jan 2011, 18:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Piracicaba-SP

Re: O que são Travas?

Postby HENRIQUE SARTO » 04 Oct 2011, 14:07

Talvez monte um aquario de uns 350l, com 70 de altura (eu acho) se o vidro tiver mais de quantos mm não preciso usar travas?

User avatar
Ivan Morais
Ciclador
Ciclador
Posts: 297
Joined: 27 Nov 2003, 18:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Parnaiba-PI

Re: O que são Travas?

Postby Ivan Morais » 22 Nov 2011, 16:40

Fiz o meu a pouco tempo, não tinha atentado para essa questão das travas por isso fiz sem.

Meu aquario tem 1.10 x 0,45 (A) 0,40 (L) feito com vidros de 8 mm, o cara que fez o aquário sequer mencionou isso.

Percebi que o aqua ficou com umq barriga que aumenta a largura em 1 cm aproximadamente, mas pensei que fosse normal.

Será que isso pode causar algum problema futuro?

Abraço
Pescar, uma verdadeira lição de igualdade, pois todos os homens são iguais perante os peixes!!!

Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: O que são Travas?

Postby leonegm » 22 Nov 2011, 18:29

Ivan, se eu fosse você, daria um jeito de travar, pois pode ser que não aconteça nada, mas pode ser que aconteça. É melhor prevenir do que remediar.

User avatar
Pontelli
Colaborador
Posts: 317
Joined: 26 Jun 2009, 18:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Santa Maria - RS

Re: O que são Travas?

Postby Pontelli » 24 Dec 2012, 16:17

Eu sei que vou levar o troféu "pá de ouro", mas o tópico é importante, afinal envolve segurança. Conversando com aquaristas que já passaram pelo triste acontececimento de ver um aqua estourar, inclusive um deles sendo engenheiro calculista, tirei algumas dicas. Na verdade, o ideal seria que houvessem cálculos de construção para aquários, levando em conta não só a espessura do vidro, mas a qualidade do silicone, o nível da água, o tipo de travamento realizado e todos os outros fatores que implicam em segurança. Não duvido nada, e torço para que não demore, que em breve teremos cálculos precisos para a construção de tanques.

- O vidro comum aceita uma certa flexão, a "barriga", mas o ideal é que seja menor do que 1,5%, ou seja, se o aquário tiver 100cm de comprimento, a flexão, em teoria, poderia ser de até 1,5cm. Este é um valor genérico em vidros para qualquer aplicação. No caso de aquários, os vidros estão colados por silicone, então mesmo com flexões menores do que 1,5%, pode ocorrer do silicone rasgar. Particularmente, utilizo um valor bem menor nos meus aquários: no máximo 0,1% (1mm em um vidro de 140cm).

- O fator de segurança correto para uso lá no site AquaTools não é o 2,5 sugerido, mas sim 3,8 (http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium).

- As travas transversais devem estar no máximo a 60cm uma da outra.

- A largura das travas deve ser de aproximadamente 10x a espessura do vidro utilizado (se utilizar vidro 5mm, a largura da trava deve ser de 5cm).

- A medida que mais influencia na espessura é a altura, e a construção deve ser guiada por ela, mas também pelo comprimento. Um aquário de 30x30x30 precisa de um fator de segurança menor que um de 120x30x30, pois os pontos de apoio do vidro estão mais distantes, e (sem levar em conta as travas), a quantidade de silicone, é a mesma.

- A resistência do silicone à tração é muito maior do que ao cisalhamento, ou seja, se você colar dois vidros com silicone, vai precisar fazer muito mais força para separá-los puxando um para cada lado do que se girá-los em sentidos opostos. Isso é importante na hora de colar os vidros frontal e traseiro, que devem "cobrir" os laterais e do fundo.

- O vidro comum tem uma resistência a choques térmicos pequena, então cuidar sempre a proximidade de lâmpadas que esquentam muito (HQI e incandescentes) das travas, especialmente se houver janelas por perto ou se houver possibilidade de que elas sejam molhadas pela água do aquário.

- Outro fator importante: o móvel. Projetos FVM são bem legais, mas não esqueça do peso total que ele deverá suportar. Se não souber o que está fazendo, peça auxílio a quem tem experiência.

Bem, é isso. Se alguém lembrar de algum outro ponto, poste aqui. Eu sou da teoria de que segurança nunca é demais, especialmente em aquários grandes.
Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest