O que são Travas?

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

O que são Travas?

Postby Lord_Wolf » 23 Oct 2007, 14:18

Olá
Abri esse tópico pra dar uma explicada no que são as tais travas usadas nos aquarios.
São tiras de vidro coladas no aquario para lhe garantir maior firmeza, de modo que o vidro não entorte ou quebre.

Alguns exemplos de como pode ser feito o travamento:


Image

Image

Image

As travas francesas podem ser apenas superiores ou apenas inferiores. Ainda podem ser travas francesas duplas. Esta é uma trava francesa colada sobre outra trava francesa.
Isso é algo bem básico sobre travas, mas serve pra dar uma certa idía a quem tem curiosidade de saber do que se tratam.

Até
Vlw
Image

Image

User avatar
GBLecci
Montador
Montador
Posts: 73
Joined: 29 May 2008, 08:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: O que são Travas?

Postby GBLecci » 06 Aug 2008, 13:44

Show de bola.

Só ficaram algumas dúvidas, que eu tive e até dei uma procurada mas não achei.
Tem algum tamanho padrão de áquario para cada tipo de trava, por exemplo, para um de 300l usar trava transversal central??
Iniciando no mundo da imensidão azul.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O que são Travas?

Postby Lord_Wolf » 06 Aug 2008, 16:49

Olá
Não que eu saiba... nunca vi algo assim. Até porque o uso de travas depende da espessura do vidro utilizado, da altura do aquario etc. Alguém com experiência em montar aquarios deve saber lhe informar melhor. E essa seria uma informação bem interessante a ser inserida aqui no tópico!

Até
Vlw
Image

Image

marcelo33
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 09 Sep 2008, 13:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: O que são Travas?

Postby marcelo33 » 09 Sep 2008, 19:52

Olá, sou novo por aqui, estou pensando em montar um novo aquário, o meu atual tem 60X50X40 não tem travas, pretendo fazer um maior, ainda não sei quanto, mas gostei da informação das travas, apenas fiquei em dúvida, não está bem claro nas imagens, as travas inferiores, são por dentro ou por fora, e são mesmo necessárias? As paredes já não travam o vidro de baixo?
Desculpe se a dúvida é infantil, mas quando precisa tem que perguntar.
Obrigado
Abraço.
Marcelo Doff Sotta
Castro - PR

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O que são Travas?

Postby Lord_Wolf » 12 Sep 2008, 17:58

Olá
São por dentro do aquario.
se são necessárias, depende do tamanho do aquario. Eu gosto de colocar por questão de segurança, que nunca é demais. Elas fornecem mais contato com o vidro frontal e assim, firmam ele melhor, evitando que embarrigue e o silicone descole e gere vazamentos, ou mesmo que o vidro quebre.

Até
Vlw
Image

Image

marcelo33
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 09 Sep 2008, 13:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: O que são Travas?

Postby marcelo33 » 19 Sep 2008, 23:32

Vlw, obrigado, mais uma pergunta, a colagem das travas inferiores é feita em todo o contato do vidro, ou só nas laterais, quero dizer, se eu passo cola embaixo do vidro, ou somente nas beiradas.
Se tiver algum link com explicação passo a passo, eu procuro, para não ficar te enchendo com perguntas.
obrigado, abraço
Marcelo Doff Sotta
Castro - PR

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O que são Travas?

Postby Lord_Wolf » 21 Sep 2008, 15:13

Olá
Marcelo, tranquilo, não tah enchendonão.. hehe
E é bom perguntar pois enriquece o tópico. O que eu não sei os outros respondem.

Olha tem que passar silicone nas laterais, pois as laterais pois são elas que vão dar a firmeza nos vidros da frente, pra que ele não embarrigue.
Mas tem que passar no fundo também pra dar firmeza para a própria trava, se não ela fica frouxa e não vai adiantar.

Expliquei bem? (acho que ficou confusa a explicação)

Até
Vlw
Image

Image

marcelo33
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 09 Sep 2008, 13:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: O que são Travas?

Postby marcelo33 » 22 Sep 2008, 08:34

Blz, explicou sim, obrigado, fiquei fuçando e achei passo a passo tb de montagem de aquário, apesar de ter visto uma certa polêmica com relação ao vidro de fundo, era assim, os vidros laterais devem ser colados por cima do vidro do fundo ou o vidro do fundo deve ficar por dentro dos laterais, alguns dizem que deve ser a primeira opção, outros dizem que deve ser a segunda.
Eu particularmente acho que deve ser por cima do vidro do fundo, mas como não tenho experiência, fica aí a pergunta.
Vlw, Abraço.
Marcelo Doff Sotta
Castro - PR

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O que são Travas?

Postby Lord_Wolf » 22 Sep 2008, 17:00

Olá
Eu também montaria sobre o vidro do fundo.. hehe

Até
Vlw
Image

Image

User avatar
gabsfreitas
Ciclador
Ciclador
Posts: 351
Joined: 03 Nov 2008, 15:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto SP

Re: O que são Travas?

Postby gabsfreitas » 04 Dec 2008, 14:23

O vidro do meio nas travas francesas, Ele fica entre os vidros colados na lateral, ou ficam embaixo?
Outra coisa, to pretendendo montar um aqua de 59x23x30 com vidro de 6mm. Como o aquario é alto o vidro ficaria sobre maior pressão, certo? Então eu precisaria fazer travas, qual seria a melhor trava para esse caso?
Msn: freitasgab@hotmail.com
É mais fácil responder a uma mensagem, quando esta se encontra em português. Não internetês


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest