Ciclagem sem peixes.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 06 Jun 2020, 13:40

Entendi...

Não tenho muito conhecimento para te dizer se o que o vendedor disse faz sentido, mas o que já ouvi o pessoal dizer é que tem de ter paciência mesmo, não me recordo de ter falado sobre a temperatura que está mantendo no aquário ela ajuda também. O pessoal recomenda manter na casa dos 28 a 30°C.

Chegou a fazer algum teste de nitrato para ver se por acaso o ciclo já está fechando, mesmo que lentamente. Aqui em casa quando o nitrito subiu ele foi que nem bala de uma hora para outra já estava nas estrelas...

Vamos esperar para ver se alguém com mais bagagem faz a sua avaliação do seu caso, acho que poderia manter a água como está, pois se jogar tudo fora pode perder um pouco da biologia que já está criada no aquário e talvez atrasar mais o processo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 06 Jun 2020, 13:41

Ahh de uma olhada no pH também vale a consulta se possível.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

renardbh
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 03 Jun 2020, 23:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby renardbh » 06 Jun 2020, 13:48

Pois é. Jogar a agua toda fora eu não farei mesmo não. Acho que por pior q esteja, alguma biologia já deve haver.
Mais de duas semanas colocando stability, não é possível que não haja. Rs!
Estou mantendo em 30 graus. Estava uma temperatura mais baixa, em torno de 27, mas li aqui no fórum que era bom aumentar.
Não fiz teste de Nitrato. Somente nitrito. Mas é uma boa ideia sim. Vou ver se consigo comprar! Obrigado!

renardbh
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 03 Jun 2020, 23:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby renardbh » 06 Jun 2020, 13:50

PH eu medi. Está BEM alcalino. Na escala do teste da Labcon vai até 7,5. Acho que está até acima disso, pois o azul está bem forte.
Será que esse é o problema?

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 06 Jun 2020, 13:57

Acho que não pois vi no fórum que para a ciclagem o pH alcalino é bom...

O ruim que depois dependendo dos peixes que for querer vai ter de corrigir, mas isso não é problema.

Vamos esperar se mais alguém responde para ajudar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

renardbh
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 03 Jun 2020, 23:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby renardbh » 06 Jun 2020, 14:03

Como é um aquario pequeno, minha ideia era colocar apenas uns 4 ou 5 guppys machos.
Já li que o guppy é peixe de agua alcalina, mas não sei se tão alcalino assim faria mal.

Bom, mas vou deixar pra me preocupar com isso quando conseguir fazer essa bendita ciclagem.
Se mais alguém puder dar uma luz, agradecerei demais. Rs!
Obrigado, Gildásio!

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby LMuhlen » 15 Jun 2020, 00:47

Eu sou desconfiado dos testes, acho que muitos são menos precisos do que fazem pensar, às vezes vem um lote ruim, às vezes algo na água atrapalha a leitura...

Se a amônia está sumindo, já tens um grande progresso. Como está usando stability, acho possível que sua ciclagem tenha passado batido pela etapa de acumular nitritos... eu pararia de acrescentar amônia, esperaria tudo zerar e começaria a colocar peixes aos poucos, acompanhando a evolução de tudo.

Quanto ao pH, diz-se que as bactérias nitrificantes cessam de nitrificar em pH baixo, elas ficam dormentes. Por isso a recomendação pelo pH alto. Por outro lado, em pH alto a amônia fica mais tóxica. Desde que a amônia zere, tanto faz o pH, ao meu ver.

renardbh
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 03 Jun 2020, 23:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby renardbh » 18 Jun 2020, 09:55

Ei LMuhlen! Muito obrigado.
Estou fazendo exatamente isso. Parei de colocar amônia. Varias pessoas me disseram que a quantidade de amônia que eu estava colocando não era ideal.
Dei uma olhada no filtro, e ele estava bastante preto. Acho que dá amônia que coloquei. Dei uma limpada bem cuidadosa. Com a própria agua do aquário. E repus no lugar, acrescentando um pouco mais de mídia. Hoje medi e a amônia está zerada, assim como o nitrito que NUNCA subiu. Vai saber porque. Sexta-feira vou arriscar colocar uns dois ou 3 guppy's aqui e ver o que acontece. Pois já tenho quase um mês do aquário girando sem peixes.

Queria tirar mais uma dúvida. Como devo repor a agua que evapora? Devo simplesmente tratar a agua com condicionador/anticloro e repor no aquário?

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby LMuhlen » 18 Jun 2020, 19:23

Sim, a água para repor só precisa ser desclorada.

Se você apenas repuser a água evaporada, sem nunca fazer TPAs, a tendência é subir a concentração de sólidos dissolvidos. Mas Se fizer as TPAs normalmente, isso não é uma preocupação.

Duartetraud
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 27 Mar 2021, 05:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Duartetraud » 27 Mar 2021, 06:07

Caros...

Estou a exatos 30 dias em processo de ciclagem, meu aquário tem 50lts brutos, filtro com vazão de 300l/h com Perlon + 70gr de Siporax mini + 100gr de anéis de cerâmica genéricas + Purigem

Utilizei o método da adição de solução de amônia a 5.8% + Stability Seachen

No 5° dia deu pico de Nitrito
No 7° dia zerou a amonia ( Daí em diante, a amonia zera a cada 24hrs )

Como citei antes, o Nitrito já deu pico desde o 5° dia, e até agora permanece em pico, sem começar a reduzir.

Já reduzi a inserção de amônia para uma dose de manutenção da colônia ( 2.0ppm de concentração ) a cada 5 dias já para tentar dar mais chance as Nitrobacter se desenvolverem, pois o Nitrito chegou a níveis absurdos a ponto de aglutinar dentro da proveta de testes.

Alguém sabe informar se é normal essa demora toda ( mais de 30 dias ) pra se ter algum resultado?

Grato desde já....


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest